Work-life balance: a importância de manter o equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Work-life balance

Work-life balance é o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Leia o artigo e veja quais são os benefícios de promover esse conceito na sua empresa

Promover o bem-estar dos funcionários deve ser visto como uma prioridade para as empresas. É nesse sentido que se desenvolve o conceito de work-life balance, que preza justamente por isso.

Em algumas empresas mais tradicionais e conservadoras, a atividade profissional é colocada acima do autocuidado e da vida pessoal dos colaboradores. 

A falta de gestão de tempo e uma cultura organizacional ultrapassada ou “engessada” são fatores que contribuem diretamente para isso.

Para promover o equilíbrio entre as demandas pessoais e as de trabalho, as organizações precisam promover ações voltadas para o work-life balance. Nos tópicos abaixo, falaremos mais sobre isso!

O que é work-life balance?

Work-life balance é uma expressão que pode ser traduzida como “equilíbrio entre a vida profissional e o trabalho”. 

Trata-se de um conjunto de práticas que as empresas devem desenvolver para que os funcionários possam conciliar bem as atividades pessoais e profissionais, sem que nenhuma delas seja prejudicada.

Além disso, o work-life balance também prevê o pleno desenvolvimento da saúde física e mental dos colaboradores, evitando o surgimento de doenças laborais, como a depressão e a síndrome de burnout

Principais vantagens de promover o work-life balance na sua empresa

Quando uma empresa promove o work-life balance, logo percebe uma série de vantagens. A seguir, falaremos brevemente sobre as principais delas. Acompanhe!

Aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores

Quando os colaboradores levam uma vida mais equilibrada, eles se tornam muito mais produtivos e engajados com a organização.

As empresas que pensam no work-life balance mostram aos funcionários que se preocupam com eles. 

Elas têm uma visão mais humana das relações de trabalho e isso incentiva muito os trabalhadores a terem mais dedicação às suas atividades, bem como a valorizar a organização.

Redução das doenças ocupacionais

Quando os colaboradores têm dificuldade para coordenar as suas atividades profissionais e pessoais, é comum que a desordem reflita em suas condições de saúde.

O estresse demasiado por não conseguir dar conta de tantas demandas pode desencadear depressão, crises de ansiedade e a síndrome de burnout, por exemplo. Além disso, sintomas físicos também podem se manifestar.

Quando há equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, as atividades de ambas convivem com harmonia e a saúde mental é preservada.

Retenção de talentos

Reter talentos é um grande desafio para as empresas, tendo em vista que os processos seletivos para contratar novos funcionários demandam tempo e dinheiro.

Quando a empresa aposta no desenvolvimento do work-life balance, os trabalhadores passam a valorizar mais os seus empregos. 

Isso reduz o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários, fazendo com que os talentos da sua organização sejam retidos.

Dicas para promover o work-life balance nas organizações

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do work-life balance, deve estar se perguntando sobre como colocar isso em prática na sua empresa, não é mesmo?

Para ajudar você nessa missão, reunimos uma série de dicas que podem ser colocadas em prática no seu negócio. Veja, na sequência!

Utilize ferramentas de gestão do tempo

As ferramentas de gestão do tempo são verdadeiras aliadas para que todas as atividades sejam realizadas com maestria pelos colaboradores da sua empresa.

E não é preciso dispor de uma fortuna para assinar serviços pagos! Plataformas como o Trello e aplicativos como o Pomodoro Timer têm versões gratuitas e que podem ser utilizadas sem custo pela sua companhia.

O uso de softwares e sistemas para gestão do tempo são altamente eficientes para que os funcionários atinjam o work-life balance.

Isso foi comprovado por um estudo realizado pelas pesquisadoras Maria do Carmo Ferreira Lima e Simone Batista Jesus, da Fundação Instituto de Administração (FIA). 

A pesquisa mensurou a eficácia das atividades de uma empresa por 30 dias, após a implementação de recursos digitais para a gestão do tempo.

Percebeu-se um aumento de 40% da produtividade dos colaboradores, além da economia de tempo nas atividades. Assim, as rotinas pessoais e profissionais podem ser melhor administradas. 

Aposte em um modelo de trabalho flexível

O trabalho flexível consiste em um acordo entre as empresas e os funcionários. Dessa forma, as atividades profissionais são realizadas de forma que acomodem melhor os compromissos pessoais de cada colaborador.

Em uma empresa com formato flexível, os trabalhadores podem negociar os horários em que realizarão as suas atividades.

Ao mesmo passo, podem trabalhar de forma híbrida, indo alguns dias da semana ao escritório e em outros trabalhando em home office ou em coworkings.

Assim, fica muito mais fácil atingir o work-life balance, ou seja, ter equilíbrio entre o pessoal e o profissional.

Tenha uma assinatura de coworkings

Quando a empresa faz a assinatura de uma plataforma de coworkings, os seus colaboradores têm acesso a escritórios compartilhados em cidades de todo o País.

De tal forma, os colaboradores podem escolher o local de trabalho, de acordo com as suas demandas pessoais.

Vamos supor, por exemplo, que um funcionário da sua empresa precisa buscar o filho na escola no final do expediente. Nesse caso, ele pode escolher um coworking próximo à instituição e conciliar mais facilmente às suas demandas.

Enquanto isso, se outro colaborador fizer uma pós-graduação, pode escolher trabalhar em um escritório que fique na mesma região da faculdade.

Se um terceiro for à academia ou a uma aula de pilates após o trabalho, pode optar por um espaço que fique próximo ao local onde realiza a sua atividade.

Ou seja, ter uma assinatura de coworkings dá muito mais liberdade para que os funcionários assumam uma posição de protagonismo em suas rotinas.

Com esse serviço, os colaboradores atingem o tão falado work-life balance e a sua empresa poderá desfrutar de todos os benefícios que citamos anteriormente.

O Woba oferece um serviço de assinatura de escritórios compartilhados. Trata-se do OfficePass, que funciona sem qualquer tipo de burocracia e dá acesso a centenas de escritórios. Acesse o site e conheça!


Texto escrito por Lucas FloresRelações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Similar Posts