Como viajar e trabalhar ao mesmo tempo

viajar e trabalhar

Viajar é tudo de bom. Podemos conhecer novos locais, culturas e pessoas. Além disso, uma mudança de ares é revigorante e estimula o pensamento criativo, nos dando mais energia para realizar tarefas rotineiras. No modelo tradicional de trabalho, porém, só é possível fazer isso nas férias e/ou feriados — o que pode ser bastante frustrante, afinal são poucas oportunidades. O melhor dos dois mundos seria poder viajar e trabalhar ao mesmo tempo, não é mesmo?

Felizmente, com a evolução tecnológica e os novos modelos de trabalho remoto, é possível conciliar uma vida nômade com o sucesso profissional. Levando apenas seu computador você pode viajar o mundo e continuar fazendo o que seria feito em uma cadeira de escritório. Mas para isso é necessário se preparar, já que o anywhere office não equivale a “férias eternas”.

Pensando nisso, criamos um guia para você que quer trabalhar e viajar. No texto, damos dicas essenciais para que você conquiste um equilíbrio entre trabalho e lazer e consiga aproveitar ao máximo seus dias, sem estresse e com muita liberdade. Confira!

O que é o anywhere office

Como já explicamos com mais detalhes em um texto sobre a cultura do anywhere office, esse modelo de atuação no trabalho permite que as pessoas façam suas tarefas em qualquer lugar — na maioria dos casos, há apenas a necessidade da internet e de um dispositivo. Isso pode acontecer na mesma cidade, em que os profissionais frequentam um escritório compartilhado a cada dia, por exemplo, ou pelo mundo afora.

Portanto, você não necessariamente precisa ser um nômade digital para aderir à cultura anywhere office. Basta escolher uma semana qualquer para visitar um amigo em outra cidade na qual você possa levar seu trabalho consigo. Ou então aproveitar um fim de semana para levar sua família para conhecer um novo lugar, estendendo a estadia alguns dias sem prejudicar as suas tarefas profissionais.

A grande questão é: como atingir o equilíbrio e conseguir trabalhar de maneira eficiente estando fora do escritório? É sobre isso que falaremos agora. Confira todos os detalhes abaixo.

A ilusão da foto do computador na praia

Agora vamos desmistificar uma das maiores ilusões do anywhere office: a foto do computador na praia. É muito comum vermos imagens de pessoas com seus laptops em espreguiçadeiras, redes e cadeiras na areia ou piscina. Mas essa não é uma realidade viável. Primeiramente porque é desconfortável e você pode ter um torcicolo. Em segundo lugar, porque dificilmente você conseguirá se concentrar.

Outros problemas são os de conseguir uma fonte de energia e boa conexão com a internet. Sem contar que a água e a areia podem danificar seus dispositivos — e nós, definitivamente, não queremos isso.

viajar e trabalhar

Portanto, a primeira lição necessária para quem quer viajar e trabalhar é a de saber separar o tempo de lazer dos momentos de concentração. Você pode, sim, escolher realizar suas atividades de frente para uma janela com vista para o mar. Inspire-se da forma que achar mais conveniente e aproveite ambientes diversos. Mas leve em consideração que você precisa de uma estrutura mínima para conseguir ser produtivo.

Encontrando um espaço adequado

Há hotéis que possuem boas estruturas para trabalho, com mesas, cadeiras e internet rápida em ambientes próprios. Se você estiver hospedado em um local assim, ótimo. Caso contrário, a melhor opção é procurar por espaços de coworking. Eles existem em praticamente todos lugares e são perfeitos para quem trabalha viajando.

Esses ambientes contam com mesas compartilhadas, escritórios privativos, salas de reunião, cabines telefônicas, cozinhas compartilhadas, além de salas de descanso e locais para relaxamento. Sem contar com todos serviços oferecidos, como internet, recepção, limpeza, café e água.

Além disso, ao frequentar os escritórios compartilhados, você vai se conectar com diversas pessoas. Em cada lugar que for, vai conhecer profissionais de várias áreas, empresas e talvez até países diferentes. A partir desse contato podem surgir tanto novas parcerias de negócios quanto amizades, além de uma troca de experiências muito rica.

viajar e trabalhar

Programar-se é necessário

Viajar e trabalhar ao mesmo tempo é extremamente libertador. Você pode ter uma rotina flexível e aproveitar o dia da forma que preferir. Mas ter um planejamento é essencial. Afinal, mesmo que você esteja fora, ainda está trabalhando. Então, podem surgir reuniões e compromissos relacionados ao trabalho. Por isso, tenha uma agenda predefinida com todos os seus horários e compartilhe-a com a equipe. Dessa forma, todos podem se organizar para que o trabalho flua de forma eficiente.

Outro ponto importante é levar em consideração que imprevistos e acidentes podem acontecer — e você não quer ser pego totalmente desprevenido, certo? Pensando nisso, é interessante procurar um plano de saúde com cobertura nacional ou internacional, dependendo do quanto e para onde você viaja.

Buscando o equilíbrio entre pessoal e profissional

Quando não temos uma rotina fixa na qual precisamos estar no escritório de 9h às 18h é fácil perder a noção de onde acaba a vida pessoal e começa a profissional. Nesse sentido, é interessante focar em tarefas e resultados ao invés de tempo. Por exemplo, se antes você pensava que precisava ficar no escritório 8h por dia, agora você pode apenas estabelecer uma meta de atividades realizadas.

O que você conseguiria fazer com esse tempo? Pense nas coisas que precisa resolver e organize seu dia como preferir. Atenha-se a esse cronograma e, se achar que será de alguma ajuda, desligue o telefone, fique longe das mídias sociais enquanto estiver trabalhando e defina um limite de tempo para cada tarefa.

Desenvolvendo habilidades de autogerenciamento

Por último, mas não menos importante, é necessário desenvolver habilidades de autogerenciamento. Trabalhando remotamente você não terá um chefe para ficar te cobrando o tempo inteiro, o que é ótimo se você tiver responsabilidade para organizar suas tarefas. Então, não procrastine ou deixe de fazer o que precisa para apenas se divertir. Para que seu gestor continue proporcionando um estilo de vida anywhere office, ele precisa confiar em você, por isso faça jus a essa confiança.

Viajar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser divertido e gratificante. Você aprende muito com novas culturas, pessoas e cidades diferentes. Se você se interessou por essa nova forma de trabalho e quer experimentá-la, aproveite para conferir agora várias dicas para você convencer o seu chefe de que trabalhar remotamente é uma ótima ideia para 2020!

Similar Posts