Carreira

Um verdadeiro líder faz estas 7 coisas todos os dias

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em março 11, 2022
Um verdadeiro líder faz estas 7 coisas todos os dias
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Reunimos algumas ações que devem ser feitas todos os dias por um verdadeiro líder. Leia o artigo e descubra quais são elas!

Ser um verdadeiro líder é cada vez mais desafiador! Vivemos em um mundo em constante mudança, com novos padrões e comportamentos surgindo e se modificando praticamente todos os dias, o que impacta diretamente na liderança.

Gerir uma equipe que está totalmente em trabalho remoto ou home office, por exemplo, é bem diferente e mais desafiador do que liderar um time de forma presencial. Esse é apenas um dos desafios que os líderes contemporâneos precisam superar.

Neste artigo, reunimos algumas ações que devem estar na rotina diária de um verdadeiro líder. Por isso, se você quer se destacar nesse cargo, prossiga a leitura!

O que é um verdadeiro líder no ramo empresarial?

O verdadeiro líder é aquele que consegue motivar, engajar e inspirar os seus colaboradores. Ele é diferente do chefe, palavra que remete à pessoa que apenas manda, enquanto os funcionários obedecem.

Por meio de uma boa liderança, os gestores conseguem resultados mais positivos nas organizações, em todos os seus setores e esferas. Por isso, se esforçar para se tornar e gerar verdadeiros líderes nas organizações é algo tão importante na contemporaneidade.

7 coisas que um verdadeiro líder faz todos os dias

Algumas ações e atitudes são fundamentais para que a liderança seja exercida de forma eficiente nas organizações. Veja, a seguir, 7 coisas que um verdadeiro líder faz todos os dias.

1. Busca inspiração em outras lideranças

O verdadeiro líder está sempre em busca de dicas de liderança e, para isso, ele se  inspira em CEOs de grandes empresas e outros líderes influentes.

Assim, o líder deve estar sempre de olho em blogs, portais de notícias, revistas e outras publicações que tragam entrevistas com lideranças inspiradoras, por exemplo.

Praticar o networking com outros líderes, participando de eventos e trocando conexões no LinkedIn, por exemplo, também é uma boa alternativa para buscar inspiração. 

2. Cria oportunidades para que outros liderem

O líder forte cria oportunidades para que os seus liderados demonstrem o potencial que está dentro de cada um deles.

Isso pode ser feito, inclusive, em empresas que já aderiram ao trabalho híbrido ou totalmente remoto. O líder pode solicitar a um de seus colaboradores que lidere uma reunião por vídeo com um cliente, por exemplo. 

Liderança

A ideia é que novos talentos sejam revelados na equipe, assim como promover a valorização profissional entre os colaboradores.

Durante esse processo, o líder pode ficar de olho no colaborador que assumiu esse papel e intervir, caso seja necessário. 

3. Cultiva um ecossistema onde todos prosperam

A liderança é um esforço de equipe! Nenhum líder de sucesso jamais dirá a alguém que realizou grandes feitos sozinho.

Por isso, os verdadeiros líderes são aqueles que cultivam um ecossistema em que todos têm chances de prosperar na empresa.

Um bom líder não tem medo de que um colaborador se sobressaia e que possa ocupar o seu lugar, por exemplo. Pelo contrário, ele deseja que todos possam crescer cada vez mais na empresa, de forma colaborativa.

4. Lidera pelo exemplo

Dar o exemplo é a melhor maneira de liderar uma equipe. Aquela frase que diz: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, jamais deve ser dita por um líder empresarial.

O líder não pode cobrar que a equipe cumpra prazos das tarefas, por exemplo, se ele mesmo deixa as suas atividades acumularem e atrasarem.

Ao liderar pelo exemplo, ele conquista o respeito e a credibilidade dos colaboradores. Além disso, estimula os liderados a adotarem uma postura semelhante e conquistarem melhores resultados para todo o time.

5. Delega atividades de forma responsável

Um erro muito comum para alguns líderes é pensar que eles são responsáveis por todas as atividades do setor e que precisam estar sempre supervisionando tudo.

Porém, um verdadeiro líder sabe como delegar atividades de forma responsável, confiando em seus colaboradores. 

Para saber como e a quem delegar tarefas importantes, utilizar a meritocracia e o reconhecimento de talentos é fundamental. 

É preciso confiar nos colaboradores e, caso eles tomem alguma atitude inadequada, intervir para que eles corrijam a postura ou solucionar o que foi feito de maneira inapropriada. 

6. Respeita as diferenças do seu time

O bom líder sabe respeitar as diferenças entre as pessoas que fazem parte do seu time. Isso é imprescindível, principalmente nos dias atuais, em que o anywhere office é uma realidade.

Com a possibilidade de contratar pessoas de diferentes localidades, é comum que os líderes precisem estar à frente de times culturalmente diversos, com pessoas com diferentes pontos de vista e formas de ver as situações. 

Ao promover o respeito à diversidade, os líderes criam equipes muito mais fortes e competentes. Além disso, eles exploram melhor as habilidades e os conhecimentos de cada pessoa.

7. Investe no desenvolvimento da equipe

O verdadeiro líder também acredita na importância do desenvolvimento da equipe. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como por meio de feedbacks. 

É sempre necessário dar feedbacks positivos aos colaboradores, para que eles possam saber se estão no caminho certo ou se precisam melhorar em algum ponto.

O líder também pode incentivar o desenvolvimento da equipe por meio da educação e desenvolvimento de ideias. 

Em equipes remotas, por exemplo, podem ser criados grupos de estudos online, em que são disponibilizadas palestras, vídeos, artigos e outros conteúdos interessantes para o desenvolvimento coletivo. 

Tornar-se um verdadeiro líder é realmente um desafio. Por isso, se você deseja melhorar o seu desempenho profissional, não deixe de tomar diariamente essas atitudes de liderança responsável. Você tem potencial para se tornar um grande exemplo para os seus liderados!

Aproveite que está se aperfeiçoando e baixe agora o nosso “Guia definitivo do futuro do trabalho”. Ele reúne informações importantes para os líderes, como os novos modelos de trabalho e mudanças de atitudes sobre o papel do escritório que devem ser adotadas. Não deixe de conferir!

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X