Tendências de trabalho híbrido em 2022 que todo gestor precisa conhecer

A Microsoft realizou um estudo que apontou 5 tendências de trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer. Para ter sucesso, os líderes contemporâneos têm de se adequar urgentemente às novas necessidades do mercado.

Já pensou se um dia você aparecer em alguma lista com as principais lideranças remotas do mundo?

Potencial para isso sabemos que você tem! E, para atingir esse objetivo, você pode começar sabendo quais são as 5 tendências de trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer em 2022

Quem listou essas tendências foi a Microsoft, em um estudo realizado recentemente. Para conhecer os resultados da pesquisa e melhorar a gestão remota de seus colaboradores, continue a leitura!

Tendências de trabalho híbrido

Como a Microsoft listou as 5 tendências de trabalho híbrido?

Desde o início da pandemia da covid-19, muitas empresas começaram a realizar as suas operações de forma remota. Essa é uma tendência sem volta! 

A cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer local, está ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo e é uma exigência dos próprios colaboradores. 

Diante desse novo cenário, para ajudar os líderes, a Microsoft realizou um grande estudo com as tendências do trabalho híbrido para 2022. Os pesquisadores entrevistaram 31 mil funcionários de 31 países diferentes.

Além disso, eles analisaram dados de produtividade na plataforma Microsoft 365, bem como as tendências trabalhistas em publicações no LinkedIn.

O resultado do estudo foi um grande relatório com as 5 principais tendências do trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer em 2022.

5 tendências do trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer em 2022 para fazer o trabalho remoto acontecer

Está curioso para saber quais são as 5 tendências do trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer? Sem mais delongas, mostraremos, a seguir. Vamos lá?

1. Os funcionários têm uma nova equação do “vale a pena”

A experiência que vivemos nos anos de pandemia reformulou as nossas prioridades como sociedade. Na prática, as pessoas estão mais preocupadas com saúde, família, propósitos e a forma como aproveitam o tempo.

O estudo da Microsoft concluiu que 53% dos funcionários estão mais propensos a priorizar a saúde e o bem-estar sobre o trabalho do que antes da pandemia.

Além disso, 52% dos trabalhadores da geração Z e dos Millennials pensam em trocar de emprego ainda em 2022, justamente por buscarem um trabalho que valha mais a pena e que esteja de acordo com os seus princípios.

Ou seja, as pessoas estão valorizando mais a vida pessoal e preferem trabalhar em empresas que permitam um equilíbrio entre isso e a vida profissional. 

2. Os gestores se sentem presos entre as expectativas da liderança e dos funcionários

Embora reconheçam a nova forma de pensar e as prioridades atuais dos funcionários, muitos gestores se sentem presos às expectativas da alta administração da empresa.

74% dos gerentes entrevistados pela Microsoft disseram que não têm influência ou recursos para concretizar as mudanças que os funcionários desejam.

Além disso, 54% afirmaram que as grandes lideranças não estão conscientes ou não concordam com os ideais dos colaboradores.

A lição que fica é que a cultura na companhia é formada por todos. Logo, se adaptações não forem feitas, as empresas que não se adequarem às novas exigências perderão colaboradores. 

Tendências de trabalho híbrido

3. Os líderes precisam fazer com que o escritório valha a pena

O trabalho híbrido, ou seja, aquele em que, geralmente, o funcionário trabalha em diversos espaços (incluindo o escritório tradicional e espaços como os coworkings e o home office), está sendo adotado por muitas organizações.

Porém, segundo o estudo da Microsoft, 38% dos funcionários híbridos dizem que o seu maior desafio é saber quando e por quais motivos precisam ir até o escritório tradicional. 

Assim, é importante que os líderes façam com que o escritório valha a pena e definam momentos em que a equipe possa se encontrar pessoalmente. Um exemplo é quando o setor de RH promove um treinamento ou confraternização. 

4. O trabalho flexível não precisa ficar sempre ativo

Na pesquisa, a Microsoft concluiu que, desde fevereiro de 2020, houve um aumento de 252% no tempo semanal gasto em reuniões na plataforma Teams.

Além disso, a duração da jornada de trabalho dos usuários das plataformas da Microsoft aumentou em 13% desde o início da pandemia. Isso demonstra também que houve um crescimento do trabalho realizado fora do expediente e aos finais de semana em torno de 28% e 14%, respectivamente.

Ou seja, conclui-se que diversas companhias estão “remando contra a maré”! Não é porque o trabalho híbrido dá mais liberdade aos colaboradores que se deve exigir que eles estejam sempre ativos!

As empresas devem ajudar o time a desenvolver habilidades necessárias para o trabalho híbrido, de modo que isso não se torne algo exaustivo para os colaboradores e respeite os horários de descanso e lazer das pessoas. 

5. A reconstrução do capital social parece diferente em um mundo híbrido

A última das tendências que os gestores precisam conhecer diz respeito à reconstrução do capital social no mundo híbrido, que está se modificando e parecendo diferente do que conhecíamos até então.

51% dos entrevistados pela Microsoft disseram que provavelmente trabalharão mais remotamente nos próximos anos. Dentro desse contexto, 43% dos líderes acreditam que a construção de relacionamentos é um grande desafio a ser superado no mundo do trabalho híbrido.

Logo, uma das habilidades de liderança que está em alta para os próximos anos é a capacidade construir relacionamentos de forma remota. Isso pode e deve ser incentivado nas empresas por meio de eventos virtuais, grupos de debate na intranet, participação ativa em redes sociais como o LinkedIn etc.

Pronto para colocar em prática as tendências de trabalho híbrido que os gestores precisam conhecer? Faça isso e garanta mais sucesso para a sua empresa.

Para começar, temos uma dica de leitura interessante. Baixe o guia completo sobre como serão os escritórios e o trabalho perto do fim da pandemia e veja tudo o que sua empresa precisa saber! 

Tendências de trabalho híbrido



Texto de 
Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts