Flexibilidade no Trabalho

Trabalho híbrido em 2022 é inevitável? O que especialistas dizem sobre o que é mais efetivo

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em dezembro 2, 2021
Trabalho híbrido em 2022 é inevitável? O que especialistas dizem sobre o que é mais efetivo
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O trabalho híbrido em 2022 é inevitável? Especialistas alegam que essa estratégia deve ser adaptada à realidade da empresa. Saiba todos os detalhes agora mesmo!

O trabalho híbrido em 2022 deve vir com tudo. Esse regime veio para ficar muito por conta das experiências vividas por empresas e colaboradores durante a pandemia.

Contudo, é claro que nem todos optarão por esse modelo. Há pessoas que preferem ficar no escritório ou totalmente remotas. Ainda assim, é uma alternativa válida, conforme alguns especialistas destacaram.

Isso porque as estratégias de trabalho híbrido são flexíveis. Por isso, elas estão bem alinhadas às novas necessidades dos colaboradores. Afinal, o isolamento social modificou os padrões de comportamento das pessoas.

Para ter certeza disso, pense no seu dia a dia. Pode ser que você tenha começado a lavar as compras — e aquilo que era taxado de chato no começo agora é visto como sinônimo de higiene.

Também é provável que você troque de calçado antes de andar pela casa e que a máscara tenha se tornado uma das suas principais amigas (mesmo que ela esteja sendo aposentada em lugares abertos).

Esses exemplos mostram que as mudanças são significativas e perpassam por diferentes áreas. No ambiente corporativo, funciona da mesma forma. Tanto é que muitas empresas estão adotando até o conceito de hot desking, ou seja, as pessoas deixam de ter mesas permanentes no escritório.

A questão é entender o que é mais efetivo dentro desse contexto para ultrapassar os principais desafios do trabalho híbrido. Para saber a resposta, é preciso avaliar o que os especialistas dizem. Por isso, vamos trazer alguns pontos relevantes neste post. Confira.

Trabalho híbrido em 2022

As estratégias de trabalho híbrido podem mudar de uma empresa para outra

Para começar a reflexão, é válido mencionar que esse regime de atuação é caracterizado por parte da jornada ser realizada fora do escritório. No restante do tempo, a pessoa está dentro da empresa. Apesar de o conceito ser único, as estratégias adotadas mudam bastante.

Isso porque é recomendado que a empresa adapte as políticas de trabalho híbrido à sua realidade. Por exemplo, algumas empresas podem definir que 3 dias da semana serão a distância e os outros 2 dias serão presenciais.

Por sua vez, outras companhias podem definir que serão feitos apenas encontros casuais. Eles podem ser mensais ou quinzenais, por exemplo.

A realidade de cada colaborador deve ser considerada

Além do cumprimento da carga horária, também é preciso considerar a realidade de cada colaborador. Para alguns, pode ser melhor estar no escritório. Já para outros, o trabalho remoto é a melhor alternativa.

Se a opção intermediária for adotada, busque adaptá-la para que seja feita a atração e retenção de talentos no trabalho híbrido. Apenas como exemplo, foi o que a Ambev fez. Em entrevista para o BeerOrCoffee, a People & Management Manager da empresa, Nathalia Tavares Quirino, destacou um exemplo de um colaborador.

“Temos um pai dentro do nosso time que tem um combinado com a esposa: levar e buscar a filha na escola todas as quartas e sextas. Como há um coworking próximo à escola da filha, esse colaborador cumpre sua jornada de trabalho sem problemas com possíveis atrasos. Assim, ele consegue cumprir o horário com a filha na escola e a jornada na empresa”, ressaltou.

Ainda existe o caso das mulheres. Um artigo publicado em 1987, por exemplo, já apresentava o impacto do uso do computador e do modelo home office para elas. Agora, em 2021, outros problemas foram apontados, apesar de a tecnologia auxiliar na produtividade da era do trabalho híbrido.

Um estudo sobre esse contexto de trabalho mostrou que as mulheres tiveram sobrecarga de trabalho devido às exigências organizacionais e demandas com a casa e os filhos. Ainda assim, as entrevistas alegam que esse modelo as aproximou da família.

Por isso, 44,1% das mulheres optariam por uma nova oportunidade se a empresa em que trabalham não oferecer o regime de trabalho remoto ou híbrido. Apesar desse dado, ainda há muito a avançar nesse sentido. Um estudo internacional durante a pandemia mostrou que há limitação de oportunidades nos locais de trabalho para as mulheres.

Tanto é que somente 25% dos entrevistados promovem as mulheres e 12% buscam igualdade de remuneração. Para 37%, ainda está sendo estabelecido um processo de confiança e incentivo.

Trabalho híbrido em 2022

O trabalho híbrido pode ser mais produtivo do que o presencial

A sensação de transparência oferecida pelo trabalho executado no escritório cria uma falsa sensação de produtividade. A pandemia tratou de acabar com essa utopia. Segundo 58% dos entrevistados de uma pesquisa, eles são mais eficientes com o trabalho fora do escritório.

Outro estudo global comprovou a tendência de aumento da produtividade no modelo híbrido. Segundo o levantamento, os motivos são:

  • Flexibilidade;
  • Possibilidade de usar roupas casuais;
  • Encurtamento ou eliminação do tempo de deslocamento.

Por isso, vale a pena criar estratégias para incentivar o contato entre os colaboradores. Isso porque a troca de informações ajuda no desenvolvimento de ideias e a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho.

principais dificuldades das empresas de tecnologia no trabalho híbrido

O desenvolvimento do trabalho híbrido em 2022 deve considerar vários aspectos

Existem várias possibilidades de criar estratégias para implementar a flexibilidade no ambiente corporativo. A professora da Drake University, Alanah Mitchell, lista as melhores ideias:

  • Adote dias sem reuniões: eles ajudam na produtividade, porque os colaboradores têm blocos de tempo maiores e ininterruptos para realizarem suas atividades. Isso ajuda na concentração e evita a fadiga e o esgotamento causados pelos encontros frequentes. O ideal é garantir que estejam presentes somente quem realmente precisa, mas tratar o assunto com delicadeza para impedir a sensação de exclusão;
  • Ouça os funcionários: o feedback oferecido é a melhor alternativa para saber se o modelo híbrido está sendo bem aceito. Esse retorno pode ser obtido por meio de conversas individuais, grupos focais e até pesquisas de recursos humanos;
  • Reconheça os colaboradores que tenham resultado: premie os funcionários que alcançarem seus objetivos. Uma ideia é estabelecer incentivos de desempenho. Eles ajudam a desenvolver uma cultura positiva, em que o compromisso com os colaboradores aumenta;
  • Mantenha uma comunicação transparente: gerentes e funcionários devem ter um diálogo aberto para que seja possível rever os planos híbridos. As políticas implementadas devem definir quais atividades serão realizadas internamente e quais podem ser exercidas fora do escritório. Lembre-se de que quem trabalha a distância deve receber as mesmas informações junto com os outros funcionários. Isso é crucial para a atração e a retenção de talentos.

Perceba que a tendência em 2022 é a do trabalho híbrido. No entanto, ela pode não servir para sua empresa e está tudo bem. O que importa é verificar o que faz mais sentido para o seu negócio.

Ainda assim, você percebe que essa discussão é válida e tende a acontecer com mais frequência? Afinal, é uma demanda dos colaboradores e até mesmo das empresas, que querem oferecer mais qualidade de vida no trabalho.

Por isso, o que os especialistas dizem sobre o trabalho híbrido em 2022 faz toda a diferença. Dessa maneira, você tem mais chance de alcançar bons resultados e encontrar a melhor fórmula para o seu negócio.

Quer abraçar o trabalho híbrido? Conheça o OfficePass, a solução de assinaturas do BeerOrCoffee, e tenha acesso a coworkings em mais de 160 cidades brasileiras.

OfficePass do BeerOrCoffee

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X