Por que o trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários?

Alguns motivos justificam o fato de que o trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários. Leia o nosso artigo e confira quais são eles!

Oferecer um ambiente de trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários. Já foi comprovado que as pessoas trabalham mais e melhor quando elas têm mais liberdade com as suas rotinas.

A flexibilidade, ao contrário do que muitos pensam, não está apenas no horário, mas também no local de trabalho. É isso que prega a chamada cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer local.

Ou seja, é possível que os colaboradores tenham uma rotina mais flexível e possam escolher o local de trabalho de acordo com as demandas do dia. 

Em determinados dias da semana as atividades podem ser feitas em casa, em outros em um coworking e algumas vezes até mesmo na sede da empresa.

trabalho flexível aumenta a produtividade

Mas, afinal, por que o trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários?

Quer realmente entender os motivos que fazem com que o trabalho flexível aumente a produtividade e a inovação dos funcionários? Então, prossiga com a leitura e veja os principais!

Melhor experiência dos funcionários

Ao trabalharem de forma flexível, os funcionários têm uma rotina otimizada, o que faz com que eles fiquem muito mais satisfeitos com a organização.

A experiência positiva é vista quando o colaborador gasta menos tempo no trânsito, pode se dedicar mais à sua família, tem tempo para atividades de lazer etc.

Com mais controle sobre as rotinas, é mais provável que a sua equipe permaneça comprometida com a sua carreira na organização.

Facilidade para gerenciar as rotinas domésticas

Você sabia que, por conta da pandemia da Covid-19, corremos o risco de perder milhões de mulheres na liderança? Essa constatação foi publicada em uma reportagem da ABC News.

A reportagem trouxe dados do estudo anual “Mulheres no local de trabalho”, realizado pelas empresas LeanIn.org e McKinsey & Company, e que ouviu mais de 12 milhões de funcionárias de 37 grandes empresas.

As colaboradoras disseram que, desde que a pandemia iniciou, elas tiveram muita dificuldade para trabalhar em casa. Afinal, por causa da  cultura machista, quase sempre recai para a mulher a realização das tarefas domésticas, como limpar a casa e cuidar dos filhos.

Segundo essa publicação, 1 em cada 4 mulheres estão considerando pedir demissão dos seus trabalhos pelo simples fato de não estarem dando conta de gerenciar o trabalho e as tarefas domésticas no home office.

Porém, se essas funcionárias tivessem rotinas de trabalho mais flexíveis, talvez pudessem conciliar melhor as suas atividades. 

Com a possibilidade de escolher o local e horário de trabalho, homens e mulheres podem trabalhar e fazer uma divisão mais justa das tarefas domésticas, por exemplo.

Possibilidade de viajar e conhecer novos lugares

Também podemos afirmar que o trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos funcionários pelo fato de que eles têm mais liberdade para viajar e conhecer lugares novos.

Sabe aquela história de deixar a cidade apenas na época de férias? Isso pode ser deixado de lado! Com o trabalho flexível, os colaboradores podem trabalhar em qualquer local, logo, podem viajar mais.

Passar uns dias trabalhando na praia, visitar familiares que moram longe ou buscar um refúgio em uma chácara no meio do mato são atitudes totalmente possíveis. Logo, se terá a oportunidade de sempre respirar novos ares, vivenciar novas culturas e ver lugares novos, sem se preocupar em ter que deixar o trabalho de lado.

Oportunidades de crescimento na carreira em qualquer local

Até poucos anos atrás era bem comum vermos estudantes deixando de escolher um curso de graduação porque no local onde eles moravam não havia mercado para aquela área. 

Por conta disso, esses jovens acabavam escolhendo outra carreira e nem sempre conquistavam a satisfação pessoal, tendo em vista que não trabalhavam no que tinham vontade. 

Já quem tentava se aventurar e estudar uma área com pouca oportunidade de atuação em seu local de origem, muitas vezes precisava deixar as cidades do interior e migrar para as capitais, por exemplo. Por conta disso, se distanciavam dos amigos e familiares.

Agora, com a ascensão do anywhere office e da computação em nuvem, boa parte das atividades profissionais podem ser realizadas em qualquer local. Por isso, nada impede que uma empresa que fica sediada em um grande centro urbano, como São Paulo, contrate um funcionário que mora no Sertão Nordestino ou na Serra Gaúcha, por exemplo.

Esse leque de opções garante mais possibilidade de crescimento e oportunidades de traçar uma carreira profissional promissora, independentemente do local onde o colaborador mora.

Ter essas oportunidades faz com que as pessoas fiquem mais satisfeitas e produzam mais. Isso só é possível com o trabalho flexível.

Redução de custos

Muito tem se falado, desde o início da pandemia, que as empresas estão reduzindo muito os custos com os trabalhadores em home office. Porém, os funcionários também têm menos despesas com o trabalho remoto.

Nos dias em que se trabalha em casa, por exemplo, não é preciso usar uma roupa muito formal. Muitas apostam, inclusive, em passar o tempo de pijama ou com peças mais velhas, porém muito confortáveis, que todos temos no guarda-roupa.

Além das roupas, se reduz muito os custos com transporte, tendo em vista que não é preciso sair de casa todos os dias para trabalhar.

Outro custo que cai muito é com a alimentação. Quando se trabalha fora de casa todos os dias, muitos profissionais acabam indo a restaurantes, o que sai caro no final do mês.

Em casa ou em coworkings, é possível fazer refeições mais baratas e saudáveis. Ou seja, além de economizar no bolso, os colaboradores também têm mais saúde. 

Esses são alguns dos principais motivos que justificam o fato de que o trabalho flexível aumenta a produtividade e a inovação dos colaboradores. 

A sua empresa já está proporcionando uma rotina mais flexível para os seus colaboradores? Se sim, conheça o OfficePass, a assinatura de escritórios compartilhados do Woba


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web e há cerca de um ano trocou o interior do Rio Grande do Sul por Porto Alegre

Similar Posts