4 dicas para quem deseja começar a trabalhar em coworking

trabalhar em coworking

trabalhar em coworking             Já é início de 2019 e muitas pessoas estão fazendo diversos planejamentos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Este é um momento para colocar as ideias no papel e criar metas e ações para o ano.

E que tal dar uma sacudida na vida profissional? Se você atua remotamente ou como freelancer, por exemplo, repensar seu local de trabalho pode ser o empurrão que faltava para aumentar sua produtividade e dar um gás para a sua carreira.

Mas por que trocar o home office por um escritório?

Trabalhar em coworking é algo que vai além das atividades em um escritório convencional. Nesses espaços, é possível encontrar profissionais de diversas áreas, startups, franqueados e equipes empresariais. São locais que atendem desde o profissional liberal até empresas. Isso sem contar a quantidade de networking que poderá criar.

Se você quer começar a trabalhar em um coworking, mas ainda tem dúvidas, está no lugar certo. Separamos 4 dicas para te ajudar a escolher o lugar e aproveitar melhor o ambiente de trabalho. Vamos lá?

1- Pense no tipo de infraestrutura ideal para o seu trabalho

Quando você vai trabalhar em coworking, é bom checar as vantagens que o lugar oferece antes de contratar o serviço.

Dependendo do local e do plano escolhido é possível contar com serviços administrativos, salas de reuniões, internet, telefone, ter um endereço corporativo e ainda ter a disposição o suporte de recepcionistas que atendem em nome da sua empresa.

Receber o seu cliente em uma sala de reuniões equipada pode fazer uma grande diferença na imagem que você pretende passar enquanto profissional. Por outro lado, se você não precisa de algo tão formal, mas deseja ter contato com pessoas de outras empresas, pode escolher um coworking com espaços mais integrados.

2- Calcule o custo benefício e flexibilidade

Meu ramo de atividade exige que eu me desloque de um lugar a outro constantemente. Será que o coworking funciona para mim? Bem, utilizando a plataforma Woba, você pode trabalhar em coworking perto de você. E pode manter sua rotina de trabalho mesmo na estrada.

Existem opções diárias e planos mensais que podem ser cancelados a qualquer momento. Mas se não quiser pagar por uma diária é possível trabalhar por algumas horas. Ou seja, existem opções para todos os orçamentos e perfis de uso.

Além de contar com uma infraestrutura completa de um escritório, trabalhar em coworking oferece a vantagem do preço. Dependendo de sua renda, manter todas as despesas de um espaço como aluguel, energia, internet, telefone e limpeza, por exemplo, pode ser inviável.

3- Planeje melhor os gastos com serviços, como telefone e internet

Sem dúvidas, esses itens são essenciais e garantem tanto a sua comunicação quanto seu trabalho. Planejar o seu consumo de internet e telefone pode te ajudar a reduzir gastos quando começar a trabalhar no escritório.

Em todo coworking você contará com o serviço de internet. Dependendo dos seus hábitos, talvez acabe nem usando a internet de casa ou usando muito pouco. Por isso, pode valer a pena trocar para um plano menor e mais barato para economizar.

Outro ponto importante é saber se você precisa de recursos de telefonia. Nem todo plano de coworking possui esse item incluso. Nesse caso, contratar um pacote de ligações ilimitadas para seu celular seja a melhor escolha.

Os planos da Oi e da Claro, por exemplo, oferecem ligações ilimitadas no pós, controle e até no pré-pago. Você deve comparar bem as ofertas, verificar a cobertura das operadoras pela cidade e escolher aquela que mais se encaixa com as suas necessidades e com o seu bolso.

4- Aproveite o networking

Se você quer criar uma rede de contatos, trabalhar em coworking é a melhor opção. Nesses locais há um fluxo constante de pessoas e empresas dos mais variados nichos.

Por isso, o coworking é a chance que você tem de interagir, colaborar e trocar experiências. Sem contar que sempre são ofertados eventos, workshops e cursos, sendo uma ótima oportunidade para promover networking. O Woba separou uma lista bem bacana de lugares inspiradores para se fazer networking.

E aí, curtiu nossas dicas sobre trabalhar em coworking? Conte para a gente nos comentários.

Até a próxima!


Este artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do Melhor Plano, um site que compara planos de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura.

Similar Posts