Futuro dos escritórios: quais as principais tendências de design para 2020?

tendências de design para 2020

 

As principais tendências de design para 2020, como flexibilidade dinâmica, estética natural e a cor do ano são capazes de deixar o seu escritório ainda mais moderno e elegante. Saiba mais sobre elas!

Renovar o local de trabalho é sempre uma boa ideia. Essas mudanças na decoração são estimulantes para os funcionários e também passam uma boa impressão para os clientes que visitam o seu escritório. Mas pode ser difícil escolher o que fazer, já que surgem novidades a todo tempo no mercado. Cores, formas, estilos… são inúmeras variáveis que influenciam as principais tendências de design para 2020.

Mas com um pouco de pesquisa e bom gosto é possível planejar uma reforma básica e que faça uma grande diferença visualmente. Além disso, considerando o conforto e felicidade dos colaboradores, fica muito divertido pensar na nova decoração do escritório — é possível, inclusive, inclui-los na tomada de decisão.

Para te ajudar nessas escolhas, reunimos as principais tendências de design e decoração para o próximo ano. Na nossa curadoria consideramos o que achamos mais atraente e funcional quando o assunto é ambiente de trabalho. Então, se você quer aproveitar o recesso de fim de ano para fazer algumas mudanças no escritório, continue lendo!

Muita tecnologia

Estamos vivendo a era da tecnologia e os ambientes estão, cada vez mais, se adaptando às evoluções de automação, realidade virtual e computação na nuvem. Até aqui, nenhuma novidade. Mas o que está mudando com isso é o fato de os colaboradores não precisarem mais estar presentes fisicamente nos escritórios. De acordo com uma pesquisa realizada pela ISS, 57% dos gerentes e diretores acreditam que o trabalho virtual será a maior influência no design dos escritórios em 2020.

tendências de design para 2020

Isso quer dizer que as salas de reunião, por exemplo, precisarão estar preparadas para a realização de videoconferências com qualidade. Além disso, será preciso adotar acessórios que facilitem as apresentações de conteúdo, como flipcharts e whiteboards eletrônicos que se conectam à tela de apresentação da chamada.

Outro ponto importante é a segurança dos locais. Hoje, com a flexibilidade nas jornadas de trabalho, muitos escritórios funcionam 24h. E para garantir que os colaboradores possam trabalhar sem preocupações, é interessante investir em alguns artigos como fechaduras eletrônicas com biometria, câmeras com controle remoto, entre outros.

Flexibilidade dinâmica

Não há nada mais entediante do que ficar sentado em uma mesa sem graça olhando para paredes brancas o dia todo, não é mesmo? Por isso, a fim de estimular a produtividade e criatividade dos funcionários, diversas empresas já estão adotando espaços multifuncionais. São salas de descanso que podem ser usadas como um local de trabalho descontraído, por exemplo. Esses ambientes permitem que as pessoas se movimentem e mudem de ares sem mesmo sair do prédio.

Mas, agora, os espaços multifuncionais estão evoluindo para a flexibilidade dinâmica. Ela incorpora uma geração totalmente nova de elementos móveis, multifuncionais, leves e ergonômicos, projetados para caber em qualquer espaço e finalidade. Ou seja, com os mesmos móveis você pode alterar o design do seu escritório com uma certa frequência, basta variar as posições (inclusive das paredes!). Um estúdio se converte em lounge em um piscar de olhos para atender às necessidades do momento. As variações de luz transformam a atmosfera instantaneamente. E uma sala de reunião pode virar uma sala de yoga.

Estética natural

Trazer a natureza para dentro de ambientes fechados é uma das grandes tendências de design para 2020. Elementos como madeira, vime e mármores naturais substituem o aspecto industrial que já esteve em alta nos últimos anos. À medida que as marcas se tornam mais focadas na sustentabilidade e aprimoram seu espaço de trabalho, as instalações também adotaram uma atitude mais ambientalmente consciente.

Os projetos comerciais estão progredindo em direção a um motivo mais autêntico e orgânico (mas não rústico, como nas tendências anteriores). Paredes de madeira e musgo, mesas de café feitas de tocos de árvores preservadas e madeiras refinadas e recuperadas, são adições populares ao novo design do espaço de escritório. Além disso, o aproveitamento da luz natural com grandes janelas é cada vez mais frequente.

Não podemos esquecer, claro, do uso das plantas na decoração. Já é comum vermos paredes inteiramente cobertas de samambaias nos espaços de coworking e escritórios, ou jardins suspensos com irrigação sustentável que reaproveitam a água da chuva. Os cactos e suculentas também integram parte importante das decorações de mesas nos ambientes de trabalho.

tendências de design para 2020

Espaços comuns

Áreas como terraços, zonas esportivas e áreas de lounge são, também, tendências de design para 2020 nos escritórios privativos e compartilhados. Dar aos colaboradores a opção de decidir onde se sentem mais confortáveis e produtivos no trabalho definitivamente melhorará o desempenho de toda a equipe. Muitas organizações têm áreas de massagem onde seus funcionários são tratados gratuitamente. E essas despesas são vistas como investimentos em produtividade.

Dentro disso, é importante ter em vista que a criação dessas áreas deve ser feita em espaço aberto. Ou seja, não é recomendado o uso de portas ou divisórias não transparentes para separa-las, visto que o objetivo é aumentar a colaboração e socialização das pessoas também.

Da mesma forma, as áreas de jogos são ambientes que servem como motivação extra para os funcionários. Por incrível que pareça, novas ideias surgem com certa frequência quando colegas de trabalho estão liberando adrenalina e endorfina em uma partida de tênis de mesa. Isso permite que os funcionários usem essas instalações durante o intervalo e depois do horário de trabalho. As opções de criação de um playground adulto adequado são muitas: videogames, sinuca, instrumentos musicais, tênis de mesa, jogos de tabuleiro etc.

Pantone 2020: classic blue

Não podíamos deixar de citar a cor do ano publicada pela Pantone, já que todos os aficcionados por design esperam ansiosamente por esse anúncio. Para 2020 a escolhida foi o classic blue, descrito da seguinte maneira pela marca: “um tom azul atemporal e resistente, Pantone Classic Blue 19-4052 é elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas de Pantone Classic Blue 19-4052 aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era”.

Nada mal para incluir na decoração de seu escritório, não é mesmo?

tendências de design para 2020

Se você está pensando em mudar detalhes do seu escritório no próximo ano, talvez algumas das tendências de design para 2020 possam te dar ideias. Mas se pretende fazer uma mudança ainda maior, migrando para um local totalmente diferente, confira este post em que falamos sobre os principais fatores a serem considerados quando você muda de endereço.

 

Similar Posts