Descubra como unir as novas tecnologias do futuro aos negócios

novas tecnologias do futuro

As novas tecnologias do futuro são voltadas para a hiperautomação, a transparência, a qualidade e a segurança dos dados, assim como a realização automática de tarefas. Inclusive, é possível simular as capacidades humanas. Entenda como isso interfere no ambiente de negócios.

Falar em automação e otimização de processos já se tornou clichê no ambiente corporativo. As oportunidades estão aí, e você já sabe que precisa investir nelas para conquistar eficiência, reduzir custos e adquirir vantagem competitiva. O que surge, neste momento, é o seguinte questionamento: como unir as novas tecnologias do futuro ao ambiente de negócios?

Essa é a pergunta “de 1 milhão de dólares”. Ok, é menos do que isso, mas ainda assim é muito importante. Afinal, saber como fazer essa junção é fundamental para entender quais são as novas perspectivas e saber aplicá-las ao ambiente corporativo.

Neste post, vamos trazer uma reflexão sobre esse assunto. Aqui, vamos apresentar as principais tecnologias, como elas auxiliam o mundo dos negócios e de que forma podem ser incorporadas à sua empresa. Que tal saber mais? 

As novas tecnologias do futuro

Quando pensamos nas novas tecnologias do futuro, pode ser difícil saber quais são as mais importantes. Muitas acabam passando despercebidas e não causam um impacto significativo, sendo logo superadas. Por sua vez, outras trazem um efeito tão grande que quebram o paradigma atual.

Quer um exemplo simples? Os streamings. A Netflix conseguiu quebrar as locadoras, inclusive a Blockbuster, maior rede dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Hoje, a geração Z mal sabe o que eram esses lugares em que se alugavam filmes por 2 ou 3 dias.

Atualmente, as tecnologias são muito mais disruptivas. Isso significa que elas acabam com o curso normal de um processo e estabelecem um novo fluxo de trabalho. Quais são as principais quando se fala em futuro? Veja, a seguir.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais completas, que reúne redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, algoritmos e outros recursos que permitem simular as capacidades humanas de inteligência. Ou seja, com a inteligência artificial, é possível imitar a percepção do ambiente, o raciocínio e a habilidade de análise.

Assim, as tomadas de decisão se tornam automatizadas. Para o home office e o trabalho remoto, a IA traz grande contribuição. Por exemplo, a tecnologia pode bloquear ruídos durante as videoconferências, auxiliar no atendimento ao cliente pelos chatbots e ajudar em tarefas rotineiras pelo assistente de voz.

Blockchain

O blockchain consiste em uma tecnologia que registra todas as transações realizadas. Sua grande vantagem é a segurança, já que é imutável. Além disso, o blockchain auxilia na guarda das informações empresariais, especialmente no que se refere a pedidos, contas, pagamentos, produção etc.

Metaverso

O metaverso designa um mundo virtual que replica a realidade no ambiente online. A perspectiva é que todas as atividades do mundo físico podem ser realizadas no metaverso. Por exemplo, em vez de participar de uma videoconferência, você coloca o seu óculos de realidade virtual e seu avatar acessa o escritório da empresa para interagir com os colegas “ao vivo”. Portanto, é uma experiência muito mais imersiva.

Interface cérebro-máquina

Também chamada de Brain Machine Interface, a interface cérebro-máquina é uma tecnologia conecta o cérebro humano a dispositivos eletrônicos ou computadores. A ideia é registrar a atividade magnética, elétrica ou funcional do cérebro, além de decodificar o código neural e traduzi-lo para ser usado no controle de equipamentos. Como atuam a distância, é uma forma de facilitar o trabalho remoto.

Os benefícios conquistados

A explicação de cada uma das tecnologias já mostra os benefícios de cada uma delas para o ambiente corporativo. O metaverso, por exemplo, permite fazer treinamentos reais em uma indústria, interagindo com os dispositivos e equipamentos disponíveis na fábrica e com uma simulação exata do parque industrial.

Já o blockchain simplifica e traz transparência aos processos financeiros. Isso porque todas as operações ficam registradas. Assim, qualquer aspecto que precise ser conferido ou mesmo justificado para a Receita Federal ou outro órgão federal pode ser facilmente acessado devido a essa espécie de livro-razão virtual.

Ainda tem mais. As novas tecnologias do futuro trazem outros benefícios ao ambiente corporativo. Entre eles estão:

  • Democratização do acesso;
  • Praticidade e facilitação dos processos corporativos;
  • Disponibilidade e qualidade dos dados para tomar decisões mais acertadas;
  • Aumento da flexibilidade e da autonomia nos processos produtivos;
  • Crescimento do trabalho distribuído e descentralizado devido à tecnologia.

Como unir as novas tecnologias do futuro ao trabalho?

Um estudo da IDC mostrou que a transformação digital aumentou em 2020 e 2021. Para se ter uma ideia, uma matéria do jornal Valor Econômico mostrou que o crescimento dos valores investidos deve ficar em 15,5% até 2023. Já em 2022, a expectativa é que 70% das companhias terão acelerado a digitalização.

No Brasil, entre as principais tendências estão:

  • Experiência por voz;
  • Inteligência Artificial;
  • Hiperautomação;
  • Governança amparada na nuvem;
  • Privacidade;
  • Empresas distribuídas.

Neste último item está incluído o trabalho remoto. A expectativa é que os colaboradores atuem de vários lugares do mundo e trabalhem mais sob demanda. Portanto, devem atuar em projetos específicos, conforme a sua especialidade.

A consultoria Gartner até fez um estudo sobre isso, conforme a mesma matéria do Valor. De acordo com o levantamento, 75% das companhias que aproveitam as características das empresas distribuídas — como o trabalho remoto e o anywhere office — conseguem crescer 25% mais rápido do que os concorrentes.

Nesse cenário, é importante saber o que é coworking. O chamado escritório compartilhado é uma forma de ter toda a infraestrutura necessária para o trabalho, sem implicar custos elevados. Além disso, você consegue oferecer qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.

Assim, as novas tecnologias do futuro simplificam as atividades e permitem que elas sejam realizadas com mais eficiência e de forma remota. Isso facilita todo o trabalho e está condizente com as exigências do mercado, que focam o modelo remoto.

Inclusive, assim funciona a carreira no Woba. Totalmente a distância, os colaboradores são incentivados a adotar o estilo anywhere office e a conhecer novas culturas, assim como ter novas experiências. Tudo porque as novas tecnologias do futuro viabilizam essas atividades e trazem ainda mais praticidade e eficiência para o ambiente corporativo.

E você, quer trabalhar dessa mesma maneira? Venha fazer parte do time do Woba! Veja nossas vagas e cadastre seu currículo.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Similar Posts