5 hábitos saudáveis ​​para adotar no trabalho remoto

O trabalho remoto é qualquer tipo de trabalho que você executa onde se sente mais à vontade: em casa, no coworking, numa cafeteria ou numa biblioteca.

A escolha depende da sua necessidade ou da rotina do dia, e o objetivo é que as atividades sejam produtivas e realizadas com conforto e segurança. 

Diversas pesquisas apontam que as pessoas são mais felizes e produtivas quando estão envolvidas em uma empresa que permite o trabalho remoto

Dentro desse modelo, as pessoas costumam fazer menos intervalos, ficam menos doentes e as entregas de qualidade aumentam de maneira considerável. 

No entanto, o trabalho longe do escritório convencional tem muitos desafios. Neste texto, vamos falar dos desafios desse modelo e destacar cinco hábitos saudáveis para incluir na sua rotina de trabalho remoto. Confira!

Principais desafios para enfrentar na rotina de trabalho remoto

Inevitavelmente, muitas pessoas têm dificuldade de se engajar em uma rotina de trabalho remoto. Se você trabalha em casa, por exemplo, a bagunça das crianças ou a tentação das redes sociais podem prejudicar sua rotina. 

Pessoa trabalhando em casa no sofá com noteebok no colo e gato  no sofá

Caso esteja em um café, um novo cliente pode chegar, começar a falar alto e ser o gatilho para a sua concentração ir por água abaixo. Até mesmo em um coworking, que é formatado unicamente para o trabalho, você pode ser pego de surpresa e não render como gostaria. 

Isso quer dizer que não há como fugir de alguns problemas que podem existir no trabalho remoto. Se o modelo caiu no seu colo da noite para o dia por causa da pandemia, por exemplo, é provável que se sinta isolado o tempo todo. 

Na rotina do escritório tradicional, sempre tem o bate-papo com o colega do lado ou as conversas na cozinha para falar das últimas novidades da empresa. Já no trabalho remoto, a sua companhia, muitas vezes, pode ser apenas as redes sociais — e você sabe que, dependendendo da sua situação, isso é um prato cheio para a procrastinação e a improdutividade. 

Um outro problema é relacionado à gestão do tempo. Muita gente tem uma enorme dificuldade com isso e aí o profissional pode extrapolar o horário e trabalhar demais — ou de menos, dependendo do caso, já que o sofá e a cama acabam se tornando uma grande tentação para uma descansadinha de 15 minutos, que pode se transformar em três horas. 

No entanto, ao estabelecer alguns hábitos saudáveis, você pode superar todas adversidades e se tornar um profissional que atua remotamente com muito sucesso. Abaixo, mostramos cinco hábitos que te ajudarão a ser mais produtivo.

1. Estabeleça uma rotina matinal

O que você faz de manhã pode comprometer o resto do seu dia — para o bem e para o mal. Portanto, todo cuidado é pouco com os comportamentos que você têm logo que acorda. 

Nem vamos entrar no mérito do sono, pois dormir oito horas é fundamental para a saúde e o bem-estar. O mesmo serve para a alimentação (sim, os nutricionistas têm razão em dizer que somos aquilo que comemos). 

Na hora de trabalhar, fazer uma agenda de tarefas para o dia ajuda bastante. A pessoa que vos escreve, por exemplo, gosta de planejar uma rotina semanal, que é revisada diariamente. São apenas 10 ou 15 minutos que podem fazer a diferença em sua produtividade. 

Assim que terminar sua lista, comece a executar as tarefas, sem pensar muito. Não deixe medos dominarem seus pensamentos e suas atitudes. À medida que você for entregando as tarefas, vai adquirindo mais confiança. 

Apenas tome o cuidado para não exagerar. Para a maioria das pessoas, trabalhar no fim da noite é sinônimo de executar as atividades sem foco e com exaustão mental e física. 

2. Tenha um local adequado para o trabalho

Caso esteja em regime home office, certifique-se de ter um canto da casa exclusivo para o trabalho. Ainda que você não tenha um cômodo específico para a sua rotina profissional, determine que uma mesa seja seu espaço para trabalhar. 

Uma vez que o trabalho remoto significa liberdade para executar suas atividades, se na casa não estiver adequado, você pode ir para um café ou um coworking — assinando um dos planos do Woba, por exemplo, você tem acesso a mais de 1.000 escritórios no país, espalhados em 150 cidades. 

rotina de trabalho remoto
Spaces Berrini, São Paulo/SP

O mais importante de tudo é que o ambiente esteja bem configurado para proporcionar o conforto e a segurança para a sua produtividade. 

3. Vista-se de maneira adequada 

Não é porque você está em casa que vai trabalhar de pijama. Por favor, não faça isso, pelo comprometimento que você tem consigo próprio para se tornar o profissional que sempre sonhou em ser. 

Vestir-se de maneira adequada melhora seu foco e sua produtividade sem que você perceba. Não, não é para você vestir um terno também. É apenas para você vestir uma roupa que te deixe confortável e que traz uma atitude positiva para você e para o relacionamento entre seus colegas. 

4. Lembre-se de fazer uma pausa

Estudos indicam que pessoas que fazem pausas executam suas atividades de maneira mais produtiva. Claro que cada pessoa funciona de uma forma. Alguns profissionais, por exemplo, adotam métodos como o pomodoro — basicamente, a metodologia consiste em blocos de 25 minutos de trabalho focado, com intervalo de 5 minutos em cada. Após quatro blocos, a pessoa faz uma pausa maior, de 15 minutos. 

Outros, por sua vez, preferem trabalhar durante três horas seguidas e depois parar por 30 minutos. Só existe uma forma de descobrir o melhor método para você: experimentando. 

Fazer um lanche na cozinha ou ir na esquina ver o movimento (caso esteja em um coworking ou em um café), por exemplo, vai te proporcionar o gás que você precisa para retornar às atividades.

5. Fique longe das redes sociais 

Como dissemos, as redes sociais são ambientes perfeitos para a improdutividade e a procrastinação. Se você tem fica muito atentado a checar a última atualização do Instagram, dificulte seu acesso a ele. Pode ser, por exemplo, colocando o telefone longe ou até sendo radical, deletando o aplicativo no horário em que está trabalhando. 

Lembre-se sempre que é você que deve dominar as redes sociais e não o contrário, estamos combinados?

Conclusão para uma boa rotina de trabalho remoto

Não há uma fórmula para ter sucesso na rotina de trabalho remoto. As possibilidades são inúmeras e você tem o desafio de se encontrar em hábitos que te ajudam na produtividade.

Nunca se esqueça que o mais importante é que você esteja à vontade e, acima de tudo, feliz. Ao longo do processo, pegue leve com você mesmo.

Haverão muitas interrupções e provavelmente alguns dias serão ruins e improdutivos, mas não se culpe por isso. Eles fazem parte e é preciso que você encare as adversidades como lições para melhorar a sua experiência remota.

Caso queira saber mais detalhes sobre o assunto, confira as diferenças entre o trabalho remoto e o home office.


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo do Woba

Similar Posts