5 quebra-gelos para reuniões remotas mais produtivas e eficazes

reuniões remotas mais produtivas

Fazer reuniões remotas mais produtivas é um dos principais desafios desse modelo de trabalho. Conheça 5 dicas de quebra-gelos para auxiliar em encontros virtuais!

O crescimento da aplicação do trabalho remoto trouxe desafios devido ao distanciamento das equipes. Nem sempre as pessoas estão acostumadas a lidar com a tecnologia e os encontros virtuais, o que pode trazer alguns desafios para as videoconferências.

Dessa forma, não basta contar com o suporte da tecnologia, como equipamentos e softwares adequados ou as salas de reuniões completas. É preciso saber como quebrar o gelo para integrar a equipe e permitir que a reunião flua melhor. Que tal aprender como fazer isso?

Neste post, falamos sobre a importância da formação de equipes virtuais e trouxemos uma lista com 4 quebra-gelos que você pode aplicar para ter reuniões remotas mais produtivas na empresa. Confira!

A importância do quebra-gelo para equipes remotas

O conceito de “quebra-gelo” em reuniões remotas é uma estratégia para relaxar antes do início da reunião. Com isso, a tendência é que a mente consiga manter o foco nos tópicos que devem ser debatidos e, consequentemente, aumentar a colaboração da equipe. Afinal, a participação de todos é importante para ter mais insights e desenvolver estratégias. 

Todo esse contexto possibilita a criação de um ambiente perfeito para a interação. Ao mesmo tempo, vale destacar a importância de formar equipes virtuais e saber liderá-las.

O motivo é simples: todas as tarefas cumpridas refletem no desempenho do negócio e podem afetar as atividades de outros profissionais. Assim, uma equipe alinhada consegue promover entregas com maior qualidade e eficiência.

Em uma realidade de trabalho remoto, a falta de contato pode deixar as pessoas pouco à vontade por diversos motivos, como a timidez.

Nesse cenário, as dinâmicas de quebra-gelo podem encorajar a interação entre o time, trazendo oportunidades para que tenham uma convivência mais próxima. 

Além disso, ajudam a reduzir a sensação de cansaço ou de ansiedade que as reuniões podem gerar, pois conseguem criar um estado de relaxamento.

Assim, a estratégia se torna interessante em diversos contextos, inclusive nas reuniões híbridas — já que parte dos participantes não estará no mesmo ambiente.

Quando usar um quebra-gelo em reuniões remotas 

Como vimos, o quebra-gelo ajuda o time a ser mais participativo e manter o foco durante as reuniões remotas. Contudo, elas também ajudam a unir e aumentar os laços entre os colaboradores, tornando essa e as próximas reuniões mais leves. 

É sempre interessante criar dinâmicas ou bate-papos nas seguintes ocasiões:

  • Em reuniões diárias ou semanais;
  • Com novos integrantes da equipe;
  • Reuniões mensais da empresa;
  • Reuniões de feedback. 

5 dinâmicas de quebra-gelos para reuniões remotas

Você já aprendeu que a integração do time permite alinhar a equipe, pode gerar reuniões mais produtivas e colabora com o engajamento. Então, vale a pena conhecer as dicas para quebrar o gelo e ajudar os profissionais a ficarem mais à vontade durante encontros virtuais, não é? Confira 5 alternativas!

reuniões remotas mais produtivas

1. Café virtual

Um dos momentos mais comuns para a interação em empresas são os intervalos, pois permitem que todos se conheçam melhor. Que tal aproveitar esse conceito em reuniões?

Pode ser o ponto de partida, com alguns minutos iniciais em que cada colaborador toma a sua bebida ou coma alguma coisa enquanto conversam casualmente. 

Depois, a sugestão é seguir para temas mais relevantes para o contexto da reunião, já com todos bem ambientados. Também é possível fazer adaptações, como almoços de negócios para discutir novas estratégias, mas, ao mesmo tempo, trazendo certa informalidade. É uma forma de ajudar as pessoas a se envolverem mais. 

A ideia também pode ser usada com uma integração, sem fins produtivos: uma reunião para bater um papo e conhecer o grupo — especialmente, após a entrada de mais pessoas na equipe ou da migração para o modelo remoto. Nesse caso, a reunião pode ter reflexos no futuro, trazendo resultados positivos para o time e a empresa. 

2. Jogos para se conhecer melhor

Dependendo do foco do negócio e do perfil do time, brincadeiras e dinâmicas podem gerar oportunidades para descobrir afinidades e aprender mais sobre o outro. Nesse sentido, existe uma série de jogos de perguntas e respostas que podem ser aplicados no início de reuniões. Por exemplo:

  • Duas verdades, uma mentira: cada um deve citar três coisas sobre si (duas verdadeiras e uma não) para que os outros adivinhem qual é mentira;
  • Você prefere: o líder lança perguntas simples sobre preferências de hábitos ou dia a dia, apresentando duas opções para que todos respondam e identifiquem afinidades;
  • Perguntas rápidas: os participantes podem fazer perguntas uns para os outros, como questões engraçadas ou pessoais (sempre com limites estabelecidos para evitar constrangimentos);
  • Tire uma foto: antes de iniciar a reunião, cada um envia uma foto de um tema determinado, como a mesa de trabalho, um animal de estimação, a vista de onde está, entre outros.

Além disso, existem sites especializados que fornecem as ferramentas necessárias para a interação do time, sendo possível encontrar opções gratuitas e pagas.

3. Dinâmica “sim, mas…” e “sim, e…”

Quando os times precisam trabalhar para construir ideias, uma dinâmica que pode ser interessante é a do “sim, mas”. Funciona assim: as pessoas se separam em grupos (caso a reunião tenha muitos participantes), ou jogam individualmente.

Cada grupo ou profissional deve pensar em uma atividade específica, como um passeio, um evento etc. Depois, é a hora de apresentar, de forma rápida e concisa.

Na primeira rodada, os participantes que não se envolveram na ideia devem complementar com “sim, mas…” e acrescentar um motivo para que ela não funcione. Em seguida, é hora de mudar o foco, sendo que as respostas devem ser “sim, e…”, trazendo algo que complemente ou valide a ideia. 

Aqui, é possível perceber o poder do trabalho em equipe para desenvolver insights e identificar pontos negativos. Ao mesmo tempo, é possível entender como um posicionamento sabotador pode ser prejudicial — afinal, nem sempre um ponto contra é suficiente para invalidar uma estratégia, não é mesmo?

reuniões remotas mais produtivas

4. Bate-papo

Um bate-papo com perguntas simples podem ser super produtivos e criar conexões de forma natural. Um “como foi a semana?” em uma reunião na sexta-feira ou “O que você fez de bom no final de semana” na segunda-feira não necessitam de planejamento ou roteiro. É só puxar e deixar a conversa fluir.

Importante lembrar que é fundamental a participação de todos, para que ninguém se sinta excluído ou com vontade de partilhar algo e não conseguir. 

Quanto mais as semanas juntos forem passando, mais conectada a equipe fica e as histórias saem mais facilmente. É comum que algumas pessoas sintam-se tímidas no começo, sendo uma tarefa do gestor entender o que está acontecendo e encorajar a participação de todos.

5. Música

As dinâmicas também podem envolver músicas: que tal deixar o time compartilhar recomendações, falando sobre bandas e músicas específicas que fazem parte da sua rotina? Aquela playlist para auxiliar na produtividade, ajudar a relaxar ou fazer exercícios pode ser tema da conversa inicial, antes de partir para os temas focados na empresa. 

No Woba, por exemplo, reuniões mensais com todo o time começam com uma música para quebrar o gelo e trazer um clima descontraído.

A cada encontro, uma pessoa fica responsável pela função de DJ, colaborando com a integração do time. No final, um integrante da equipe também traz uma frase motivacional, visando a incentivar o restante do pessoal. 

Além dessas 5 dicas, existem diversas alternativas de dinâmicas e team building que podem auxiliar em reuniões. A dica é pesquisar mais sobre elas para definir qual se alinha à cultura da sua empresa e ao perfil dos seus colaboradores para buscar reuniões remotas mais produtivas e eficazes.

Quer acompanhar mais dicas sobre o tema? Baixe o nosso e-book sobre como fazer reuniões eficazes e otimizar o tempo na empresa!

 


Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.

Similar Posts