Como os escritórios compartilhados podem reduzir o desperdício?

Em uma época em que muito se fala sobre sustentabilidade, preservação ao meio ambiente e questões do tipo, buscar meios para reduzir o desperdício é fundamental para as empresas.

Os escritórios compartilhados se destacam nesse sentido. Isso porque esse modelo empresarial pode ser muito mais sustentável do que outros. À medida que o mercado evolui, os coworkings estão adicionando novos recursos para atrair freelancers e outros profissionais.

Logo, investir em ações para reduzir o desperdício é bastante relevante! As pessoas estão mais preocupadas em preservar o meio ambiente e, para atrair profissionais para o seu escritório compartilhado, esse tipo de investimento deve ser feito.

A seguir, apresentaremos algumas dicas que podem ser colocadas em prática no seu escritório compartilhado. Veja!

reduzir o desperdício

Reduza o uso de plástico

Você sabia que o mundo já gerou mais de 8 bilhões de toneladas de plástico desde que a produção em larga escala de materiais sintéticos começou, no início dos anos de 1950? Essa informação impactante foi revelada em um estudo publicado noportal Futurity.

Para reverter essa situação e evitar que tanto plástico continue poluindo o planeta, é uma boa alternativa buscar meios para reduzir o desperdício e o consumo desse tipo de material.

Nos escritórios compartilhados sustentáveis as pessoas são desafiadas a substituir os copinhos de plástico por canecas e garrafas, por exemplo. Além disso, na cozinha podem ser disponibilizados pratos e talheres, para que não seja preciso usar descartáveis na hora do lanche dos coworkers.

Incentive a redução de uso do papel

É claro que o seu escritório compartilhado não deve deixar de disponibilizar os serviços de impressão aos profissionais que o frequentam. No entanto, podem ser criadas campanhas internas para diminuir o uso do papel.

Envie e-mails para os profissionais explicando que até mesmo contratos podem ser feitos totalmente online, com o uso de ferramentas como a assinatura digital. Além disso, o uso de agendas e cadernos para anotações podem dar lugar para os mais diversos aplicativos egerenciadores de tarefas que oferecem essa funcionalidade.

Classifique corretamente o lixo

Outra maneira de reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais é classificar corretamente o lixo no escritório compartilhado. É imprescindível que haja a separação de resíduos por categorias, por exemplo.

Os tipos mais comuns de lixos são plástico, papel, equipamentos elétricos e resíduos biodegradáveis, o chamado lixo orgânico. Para fazer essa separação, invista em lixeiras coloridas, em que cada uma das cores representa uma categoria de lixo.

Utilize a iluminação de forma inteligente

Os escritórios compartilhados que investem em políticas ecológicas também prestam atenção nas alternativas para reduzir o desperdício de energia. Para isso, são introduzidas soluções inteligentes nas instalações, como janelas de vidro que aproveitem a iluminação da luz solar.

reduzir o desperdício

ORegus Coworking, de Porto Alegre, por exemplo fica em um edifício de vidro e se aproveita disso para que o local seja mais iluminado pela luz do Sol. Como bônus, os trabalhadores executam as suas funções vendo a Orla do Guaíba, um dos mais belos cartões postais da capital gaúcha.

Adapte o seu banheiro

Nos banheiros dos escritórios compartilhados também podem ser tomadas medidas para evitar o desperdício. Uma alternativa é utilizar dispensadores de sabão recarregáveis, que fazem com que a dose certa do produto seja retirada por vez. Isso evite que haja abuso ao utilizar o sabonete para lavar as mãos.

Já o papel-toalha, utilizado para secar as mãos, pode ser substituído por secadores automáticos, que emitem um vapor que faz a secagem rápida. Assim, se torna desnecessário o uso de papel para essa finalidade.

Tenha uma área verde

É interessante que o seu escritório compartilhado tenha uma área verde, que pode ser um jardim com algumas espécies de plantas, com flores e frutos. A ideia é que as pessoas possam utilizar esse espaço para descansar e relaxar entre uma atividade e outra.

Por mais que isso não seja uma forma direta com a eliminação de recursos, a área verde ajuda a criar uma cultura de preservação do meio ambiente nas pessoas. Os frequentadores do coworking passarão a perceber que o local se preocupa em reduzir o desperdício. Assim, incorporarão atitudes positivas em seu dia a dia.

Disponibilize uma boa infraestrutura para reuniões

Além de o combustível ser caro, sempre que alguém precisa se deslocar de carro de um lugar para outro, está contribuindo um pouco para a poluição do ar. Se as reuniões presenciais forem evitadas, esse tipo de situação não acontece.

Não estamos falando que os encontros presenciais precisam ser totalmente abolidos, mas sim que alguns deles podem ser substituídos porreuniões online, por meio do Skype ou qualquer outro aplicativo.

Nesse sentido, o seu escritório compartilhado pode contribuir disponibilizando uma boa infraestrutura para reuniões a distância. Salas de vídeo com monitores de TV, câmeras e microfones são essenciais nesse momento e devem estar à disposição dos trabalhadores que frequentam o coworking.

Club Coworking, São Paulo/SP

Aumente a conscientização sobre questões ambientais

Nossa última dica para reduzir o desperdício em escritórios compartilhados diz respeito à promoção sobre a conscientização nas questões ambientais. Existem diversas maneiras de manter os frequentadores do coworking engajados com uma estratégia verde.

Podem ser enviadas newsletters, produzidos cartazes, criadas campanhas e promoções internas, entre outras ações que fazem com que as pessoas fiquem mais conscientes sobre o papel de cada uma delas para a preservação do meio ambiente, não só no trabalho, mas também na sociedade.

Todos devem saber como separar o lixo, os meios de reduzir a quantidade de folhas impressas, a importância de preservar e cuidar bem da área verde etc. Essas ações todas podem e devem ser estimuladas por meio de campanhas de conscientização, promovidas pelo coworking.

Os escritórios compartilhados são escritórios modernos e que estão sempre seguindo as tendências e avanços da sociedade. É por isso que reduzir o desperdício e adotar um estilo mais sustentável é algo que precisa estar no seu DNA.Continue aprendendo sobre esse modelo de negócio em nosso artigo que explica o que é um escritório compartilhando e quais são as suas vantagens. Acesse agora mesmo!


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Similar Posts