Carreira

Profissional generalista ou especialista: qual o melhor?

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em fevereiro 14, 2022
Profissional generalista ou especialista: qual o melhor?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Profissionais generalistas e especialistas têm perfis e atuações diferentes, mas ambos são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Descubra qual deles mais se destaca no mercado!

O mercado de trabalho está em constante mudança, mas há uma pergunta que quase sempre se faz presente: atuar como um profissional generalista ou especialista, qual é o mais valorizado? 

Não existe uma resposta definitiva para essa questão. Afinal, o melhor profissional depende das suas competências e de seus interesses na organização. Entender essas distinções ajudará você a perceber qual proposta mais se encaixa nas suas expectativas de carreira.

Neste artigo, você verá alguns prós e contras de ser um profissional especialista ou generalista. Continue lendo para entender o que se encaixa melhor no seu perfil e nos seus objetivos!

Qual a diferença entre ser profissional generalista e especialista?

Primeiramente, vamos entender a diferença entre os dois. O profissional generalista domina diversos assuntos dentro de várias áreas de atuação. Já o especialista domina tudo sobre uma área específica de atuação. Ambos são figuras fundamentais para a garantia de bons resultados dentro da estruturação de uma empresa.

Apesar dos dois perfis terem seus pontos positivos e negativos, é fundamental que todos desenvolvam algumas habilidades comportamentais (soft skills), as quais são bem-vistas e se destacam no ambiente organizacional, como empatia, adaptabilidade, autogestão, responsabilidade ética, entre outras.

Quais são as características do profissional especialista?

A formação especializada oferece vantagens e desvantagens ao profissional no mercado de trabalho. Conheça um pouco mais sobre esses aspectos!

Profissional especialista ensinando um colaborador

Prós de ser profissional especialista

Especializar-se em uma área pode trazer muitas vantagens na busca por empregos ou no crescimento da carreira, afinal, você se posiciona como uma autoridade no assunto. Veja as vantagens para quem é especialista!

Peça-chave para a organização

Os especialistas desenvolvem um saber mais aprofundado em um determinado campo de atuação. Por isso, são indispensáveis para as empresas que precisam atuar nesse setor. Alguém com conhecimento aprofundado sobre determinado assunto é mais confiável para opinar e gerir estratégias para o negócio do que alguém que sabe superficialmente sobre o tema.

Importante em momentos de crise

Devido ao elevado grau de saber, os profissionais especialistas são fundamentais para atuar também em momentos de crise, definindo e traçando estratégias para a corporação. Além disso, a segurança do cargo de um especialista é maior do que a de um generalista, porque a substituição por um profissional à altura de sua qualificação não é tão simples. 

Contras de ser um profissional especialista

Agora que você já sabe os aspectos positivos da formação direcionada, conheça os contras para esses profissionais!

Mercado de trabalho mais restrito

Devido ao fato de ter aprofundado seus conhecimentos em um campo específico, o mercado pode ser mais restrito para esses profissionais. Frequentemente, os especialistas têm mais espaço para atuar nas áreas de tecnologia da informação e saúde, esferas que demandam um conhecimento mais apurado.

Dificuldade na escolha das especializações

É preciso estar atento se a área de especialização escolhida é apenas passageira ou faz parte dos conhecimentos centrais para o funcionamento da empresa. Entender se seu saber especializado movimenta um dos pilares principais de onde trabalha ou sonha em trabalhar faz com que você não seja afastado de seu cargo com facilidade.

Quais são as características do profissional generalista?

Assim como os especialistas, os profissionais generalistas se destacam em alguns aspectos do mercado, mas também têm os seus pontos negativos. Acompanhe!

Prós de ser um profissional generalista

Quer saber mais sobre os pontos favoráveis para os profissionais generalistas no mercado? Confira, nas próximas linhas!

Capacidade de liderança

O profissional generalista é capaz de transitar por vários setores, assim, mantém seu leque de conhecimentos aberto para todos os aspectos importantes da empresa, estando apto a dialogar com outras áreas e geri-las de forma mais eficiente. Isso representa um destaque para posições de liderança.

Desenvolvimento de carreira

Como consequência do aumento de cargos de liderança oferecidos aos profissionais generalistas, as chances da construção de uma carreira sólida também são maiores.

As possibilidades de crescimento pessoal aumentam ainda mais quando se busca por empresas que praticam o employer branding. Isso porque elas estão interessadas em conhecer suas potencialidades e permitir relações afetivas com a marca.

Formação sempre atualizada

Profissionais generalistas tendem a estar sempre desenvolvendo seus conhecimentos, com mais chances de descobrir novas técnicas e tecnologias. Isso proporciona a capacidade de solucionar problemas de diversos setores de forma inteligente e criativa.

Porém, é importante atualizar sua formação para garantir um bom entendimento das áreas de atuação. Diversos cursos online com emissão de certificados estão disponíveis para que os profissionais incrementem seus conhecimentos.

Visão ampla e proatividade

Ter conhecimento sobre campos variados torna possível resolver conflitos de modo mais estratégico e eficaz. Investir em comunicação e solução de problemas também melhora a convivência com outros colaboradores.

Facilidade para ser freelancer

A modalidade de trabalho freelancer vem crescendo no mercado e permite flexibilidade, mas exige que os profissionais saibam atuar em vários campos. Ter facilidades em áreas distintas amplia as possibilidades na busca por um cargo como freelancer.

Freelancer da área de tecnologia

Possibilidade de se aprofundar

Ter conhecimentos diversificados não significa ter um saber superficial diante de tudo. Para ser um profissional generalista, é preciso ser capaz de desenvolver habilidades que permitam uma melhor compreensão de como funciona seu ambiente de trabalho e as áreas que estão dispostas ali.

Contras de ser um profissional generalista

Vimos que existem muitas vantagens em conhecer diversas áreas, não é mesmo? Agora é o momento de conhecer os contras de não se especializar!

Menos experiência técnica

Pelo fato de ter uma formação generalista, é preciso abrir mão de ter um conhecimento especializado em algo em prol de ampliar suas áreas de atuação. É possível que você não tenha tanta experiência técnica em um determinado assunto quanto um especialista — o que não significa que você não entenda sobre o tema.

Maiores chances de substituição

Generalistas podem ter funções menos definidas na carreira e, consequentemente, ficam sujeitos a maior insegurança no trabalho. Um generalista pode ser substituído por outro, mas substituir um especialista é mais difícil.

Essa dificuldade pode ser contornada com o desenvolvimento de habilidades que agreguem valor à atuação. É preciso continuar aprendendo e buscar melhorias sempre. 

Compreender as diferenças entre os profissionais generalistas e especialistas pode auxiliar você a conhecer mais sobre seu perfil profissional. Ao identificar os prós e os contras de ambas formas de trabalho, é possível também identificar como suas habilidades e talentos podem ser melhor aproveitados por você dentro do cargo em que atua ou busca atuar.

Independentemente de qual tipo profissional se encaixa mais no seu perfil, venha construir o futuro do trabalho com a gente! Confira as vagas disponíveis para fazer parte do time BeerOrCoffee.

Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X