O que você pode aprender com 9 das principais lideranças remotas do mundo

principais lideranças remotas do mundo

Você já pensou em aprender dicas com as principais lideranças remotas do mundo? Para facilitar essa tarefa, preparamos uma lista com os 9 principais gestores remotos e os temas que eles compartilham!

Atuar como líder remoto pode ser bastante desafiador: com os diferenciais desse modelo de trabalho e uma equipe que trabalha a distância, podem surgir barreiras e dificuldades. Nesse sentido, o conceito de uma boa liderança também se modifica: a atuação virtual exige atualização, organização e competência. 

Certamente, manter a conexão entre a equipe remota exige mais dos líderes. Boa comunicação e cuidado com os colaboradores, por exemplo, ganha destaque. Também é preciso buscar engajamento e saber lidar com carga-horária na jornada, que podem ficar com os limites um pouco confusos sem toda a equipe no mesmo local.

Diante de tantos temas importantes, é natural que surjam dúvidas. Assim, acompanhar a experiência e o ensinamento de outros líderes pode ajudar a superar esse desafio. Veja o que aprender com as 9 principais lideranças remotas do mundo!

1. Chris Herd

Chris Herd fundou a Firstbase HQ e atua como CEO na companhia. Trata-se de uma plataforma que ajuda empresas no gerenciamento e na implementação de estratégias para que as equipes trabalhem remotamente, principalmente em relação aos equipamentos físicos. 

Em seu perfil no Twitter, ele traz relatos e dicas importantes sobre como gerir as equipes remotas, com especial atenção à comunicação. Ele também costuma abordar os benefícios desse modelo de trabalho e trocar experiências sobre o seu contato com gestores de diversas empresas.

2. Sondre Rasch

Outro líder que pode trazer lições importantes é Sondre Rasch (foto abaixo). CEO da SafetyWing, que trabalha com seguro médico de viagem e seguro saúde global para empresas e profissionais remotos, ele compartilha diversas dicas e experiências em seu Twitter. 

Porém, o grande diferencial é o seu podcast: Building Remotely. Ele traz entrevistas com diversos líderes remotos abordando temas relacionados à criação e ao desenvolvimento de empresas com esse modelo de contratação. Previsões sobre esse tipo de trabalho, dicas para uma equipe mais motivada ou temas relacionados à saúde mental são alguns exemplos de tópicos tratados. 

principais lideranças remotas do mundo

3. Steph Smith

Outro grande nome da liderança remota no mundo é o de Steph Smith. Ela é criadora de conteúdo sobre tendências do trabalho remoto e traz ideias e conceitos em uma visão alinhada ao futuro do setor. Inclusive, com dicas para que outros líderes consigam identificar essas questões e se antecipar para trazer diferenciais ao negócio

Ela ainda compartilha experiências importantes sobre o seu dia a dia, que podem ajudar a visualizar vivências comuns da equipe e identificar pontos que a empresa deve trabalhar para construir um ambiente melhor. 

4. Lisette Sutherland

Conhecer o trabalho, dificuldades e vivências de outros líderes amplia os conhecimentos sobre essa função. Seguindo o perfil de Lisette Sutherland, você consegue acompanhar diversos conteúdos relevantes sobre o tema, com base em estudos e informações coletadas com outros gestores de equipes remotas

Temas como saúde mental, melhorias em reuniões, tendências, desafios e como superá-los são assuntos comuns compartilhados em sua página. Tanto conhecimento e experiência também resultaram em uma obra sobre o trabalho em equipe mesmo no modelo remoto: o livro Work Together Anywhere.

5. Gonçalo Hall

Gonçalo Hall (foto abaixo) trabalha em projetos voltados ao trabalho remoto e atuação de nômades digitais. Com conteúdos divulgados em seu twitter e em dois podcasts — Remote Work Movement e Remote Europe —, ele tem o objetivo de expandir esse modelo de atuação.

Assim, ao acompanhar as suas publicações, é possível ter acesso a artigos e relatos com insights sobre produtividade, benefícios do trabalho remoto e projetos específicos. Para quem visa a atuação global, as dicas podem ser ainda mais relevantes!

principais lideranças remotas do mundo

6. Anne Helen Petersen

Outra grande líder que traz ensinamentos importantes a respeito do trabalho remoto é Anne Helen Petersen. Ela escreve em diversos boletins e também compartilha conteúdos relacionados à cultura da empresa e os impactos que isso pode trazer para o dia a dia de toda a equipe, incluindo os gestores e equipe. 

Temas como o futuro do trabalho a distância e reflexões sobre saúde mental, bem-estar e dados sobre o mercado são frequentemente debatidos por ela, com insights incríveis e questionamentos que podem surgir na liderança remota. Além do perfil no twitter, é possível acompanhar as suas publicações em sua página no Substack

7. Darren Murph

Uma figura de grande peso entre as principais lideranças remotas do mundo é Darren Murph. Chefe de trabalho remoto na GitLab, ele produz diversos conteúdos — muitos deles voltados às temáticas de home office. Inclusive, ele tem uma página contando sobre suas experiências e com a lista de diversos materiais que desenvolveu. 

Ao conferir os materiais, você pode aprender sobre a jornada na própria empresa, como funcionam as lideranças, dúvidas comuns e outros materiais incríveis. Apenas para ilustrar: ele reuniu mais de 15 anos de experiência na área — uma parada obrigatória para todos os gestores. 

8. Jason Fried

Jason Fried (foto abaixo), CEO do Basecamp, que é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, também atua na liderança remota. Tanto no perfil do Twitter quanto em seu site ele traz reflexões importantes sobre os modelos de trabalho aplicados pela empresa. 

Dicas sobre liderança em geral, contratações e processos comuns na gestão de pessoas também fazem parte de seus conteúdos. Quem busca equipes engajadas e tem dificuldades sobre quais caminhos seguir, também pode encontrar ideias interessantes entre suas publicações. 

principais lideranças remotas do mundo

9. Vera Lakmaker

Outra representante que se destaca quando se fala de ensinamentos em gestão de equipes que trabalham remotamente é Vera Lakmaker. Sem dúvidas, ela consegue trazer uma experiência importante para quem busca se manter informado, pois atua como chefe de trabalho remoto na Gameye.

Com isso, ela fala bastante sobre a integração entre a cultura e a gestão da empresa considerando os seus diferentes setores. A executiva ainda levanta questionamentos relevantes e compartilha artigos sobre temas diversos, muitas vezes relacionados ao home office. 

Como você viu, seguindo os perfis e acompanhando publicações destas 9 principais lideranças remotas do mundo, é possível aprender sobre os diferentes temas relacionados a esse modelo de trabalho. Assim, você acompanha insights sobre produtividade, saúde mental, boas práticas, tendências, desafios e soluções, permitindo aprimorar a atuação da empresa. 

Que tal aproveitar a oportunidade para aprimorar a gestão? Baixe o nosso checklist sobre novos formatos de trabalho e saiba como preparar a sua empresa! 


Texto escrito por Joanna Nandi, Redatora Web.

Similar Posts