Anywhere Office

O aumento dos preços do combustível afetará o retorno ao trabalho?

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em março 16, 2022
O aumento dos preços do combustível afetará o retorno ao trabalho?
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

A alta dos preços do combustível está fazendo com que empresas voltem atrás no retorno ao trabalho presencial. Veja como lidar com esse tipo de situação.

No último dia 10 de março, a Petrobras anunciou um reajuste nos preços do combustível. Os novos valores já estão valendo e impactando as finanças das empresas e dos trabalhadores.

O aumento dos preços do combustível chegou num momento em que muitas empresas estão retornando ao trabalho presencial, dada a melhora da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

Tal realidade está fazendo com que algumas organizações repensem essa atitude e que sigam com os seus colaboradores em home office. Mas será que essa é a única solução para o problema? Leia o artigo e descubra!

Por que ocorreu um aumento nos preços do combustível?

O recente aumento dos preços do combustível ocorreu, principalmente, por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com uma reportagem da revista Exame, a guerra fez com que, no mercado internacional, o barril de petróleo do tipo Brent, referência usada pela Petrobras, subisse em mais de 40% em um mês, superando o patamar de US$ 130.

Desde 2016, a Petrobras adota a Política de Paridade de Importação (PPI), seguindo, de maneira geral, os preços internacionais para o combustível. Logo, o aumento dos valores no Brasil está relacionado diretamente à alta do preço do petróleo no mundo.

No Brasil, no entanto, temos o agravante da desvalorização do real. Também de acordo com a Exame, desde antes da guerra, em 2021, os combustíveis já lideravam a alta da inflação em nosso país.

Como o aumento dos preços do combustível está afetando o retorno ao trabalho?

Como comentamos, o aumento dos preços do combustível veio no momento em que grande parte das empresas estava voltando às suas rotinas normais, depois de mais de dois anos de pandemia.

Graças à melhora da crise sanitária e ao sucesso das campanhas de vacinação, os casos de covid-19 estão em declínio em nosso país. Algumas das principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, inclusive, já liberaram o uso de máscaras em ambientes abertos.

Essa melhora fez com que grande parte das empresas que ainda mantinham os seus colaboradores em home office optasse pelo retorno aos escritórios. Afinal, o risco de contaminação pelo vírus respiratório já é bem menor do que na fase aguda da pandemia.

Home Office

Porém, o aumento nos preços dos combustíveis vem fazendo com que algumas dessas organizações adiem o retorno ao trabalho presencial. 

O valor inflacionado da gasolina pesa muito no bolso dos trabalhadores e das empresas, tendo em vista que o vale-transporte precisará ser reajustado. 

Vale ressaltar, também, que o aumento do valor dos combustíveis influenciou o aumento dos preços das corridas em aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber e o 99. 

Uma matéria do Jornal de Brasília comenta que esse reajuste é temporário, mas deve durar enquanto os preços da gasolina não caírem.

Ou seja, manter o home office é mais vantajoso, uma vez que o colaborador não precisa sair de casa para trabalhar. Assim, ele não precisa gastar muito com gasolina, e a empresa também não se vê obrigada a reajustar o valor do vale-transporte.

Que medidas podem ser tomadas para os trabalhadores serem menos impactados com o aumento do preço do combustível?

Nesse momento, manter o home office, sem dúvida, é uma alternativa muito mais econômica para as empresas e para os seus colaboradores. Entretanto, essa não é a única alternativa para a situação.

O mundo todo já está vivenciando a cultura do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer espaço. Isso quer dizer que, graças aos recursos de computação em nuvem e de comunicação digital, já é possível desempenhar as funções de trabalho em qualquer lugar com acesso à internet.

Logo, os trabalhadores não precisam trabalhar apenas em casa ou na sede da empresa. As atividades podem ser feitas em cafeterias, em bibliotecas, em coworkings, entre outros locais. Dessa forma, novas experiências podem ser vivenciadas, e a rotina de trabalho não ficar limitada às paredes do home office.

Plataformas de coworking: uma alternativa interessante para enfrentar a alta do combustível

As plataformas de coworking são uma alternativa para as companhias. Ao contratar esse tipo de serviço, os colaboradores da empresa poderão frequentar escritórios compartilhados próximos de suas casas.

Exemplo desse serviço é o OfficePass, do BeerOrCoffee. Com esse recurso, os colaboradores das empresas contratantes têm acesso a um aplicativo exclusivo, a partir do qual podem fazer reservas antecipadas em coworkings espalhados por todas as principais cidades do Brasil.

Como ter acesso aos coworkings da rede BeerOrCoffee?

Os coworkings do BeerOrCoffee são totalmente equipados e têm toda a infraestrutura necessária para que se possa trabalhar com qualidade e com eficiência. Salas de reuniões, materiais de escritório, internet de alta velocidade, mobília adequada, dentre outros recursos essenciais estão disponíveis nesse tipo de espaço.

E, para ter acesso a esses escritórios flexíveis, é mais fácil do que imagina: clique aqui e garanta uma diária totalmente grátis.

Sem dúvidas, se deslocar para um coworking perto de casa também funciona como uma medida para driblar o aumento dos preços do combustível. Como os colaboradores têm acesso aos coworkings, podem escolher um local em que podem ir trabalhar fazendo um percurso de carro menor, de bicicleta ou até mesmo a pé.

A nossa ideia não é romantizar e nem ter uma visão positiva de um problema grave e que afeta diretamente todos os consumidores do Brasil e do mundo. No entanto, assim como a pandemia, não é errado dizer que o aumento dos preços do combustível está impulsionando o futuro do trabalho.

O trabalho híbrido, ou seja, realizado de forma presencial em alguns momentos e remota em outros, é uma das principais tendências do mercado. Com esse formato, as empresas podem agir de forma mais estratégica e não sentir tanto impacto em situações que fogem do seu controle, como a pandemia e o aumento dos preços do combustível.

Plataformas como o BeerOrCoffee, portanto, contribuem para que a sua empresa tenha sucesso ao praticar o anywhere office, virando o jogo nas situações de crise atuais e em outras que ainda poderão estar por vir. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!

Office Pass

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X