Potencializar talentos: sua empresa está fazendo isso direito?

potencializar talentos

potencializar talentos

Em uma época onde é cada vez mais curto o período que os colaboradores ficam em uma empresa, as organizações precisam se reinventar para manter uma equipe única por mais tempo. Selecionar, treinar, tornar a equipe integrada e interessada em buscar melhores resultados é um desafio constante. Mas, dentro da sua equipe atual, você consegue reconhecer e potencializar talentos?

3 dicas para identificar e potencializar talentos

Nada como a rotina para reconhecer o potencial e o perfil das pessoas com as quais trabalhamos. Se as possibilidades são diárias, antes mesmo de dar dicas já podemos adiantar que: estar com ouvidos, olhos e mente abertos para uma conversa no corredor, uma fala durante uma reunião, uma pequena entrega do dia-a-dia, são fundamentais.

Considerações feitas, seguem as três dicas de ouro para não perder um talento:

A Seleção

Sim, já no primeiro contato da empresa com o colaborador é possível começar o processo de identificação de talentos. Ao analisar currículos é preciso estar atento às experiências e capacitações do candidato. Não atentar-se para todas as informações do currículo pode fazer com que grandes talentos passem despercebidos, inclusive se focar apenas na formação escolar, sem chegar aos cursos e projetos realizados.

potencializar talentos

Indicadores-chave de desempenho (KPI)

Os KPIs avaliam o nível de resultados que determinada ação tem gerado à empresa. E se os resultados estão acima da média, é preciso estar atento. Pois a partir desses indicadores as decisões são tomadas de forma mais direcionada, inclusive, no que diz respeito a identificação de destaques entre a equipe.

Retenção de talentos

Muitos acreditam que dinheiro é o principal motivo pelo qual uma pessoa se mantém em uma organização. Em tempos onde a busca por qualidade de vida é uma crescente, definitivamente dinheiro não é tudo. Oportunidade de crescimento, reconhecimento do trabalho, qualidade profissional e pessoal são alguns dos pontos super valorizados por colaboradores.

A melhor relação que uma empresa pode estabelecer com seu funcionário é a via de mão dupla. Ou seja, um colabora com o outro, um estimula o outro, um trabalha em conjunto com outro. A empresa oferece condições, reconhecimento e valorização. O colaborador oferece inovação, resultados e qualificação.

Todos os membros que compõem uma equipe tem potenciais dos mais diversos, entretanto nem todos se desenvolvem da mesma forma. Sendo assim, cabe a empresa estar atenta a estes potenciais talentos e, obviamente, aos colaboradores se revelarem.  

potencializar talentos

Ambiente de trabalho: um importante revelador de talentos

Acredite, um bom ambiente de trabalho contribui, e muito, para que colaboradores se desenvolvam. Clima, espaço físico, distância entre o trabalho e a casa dos colaboradores, acessibilidade, etc. Vários fatores contribuem para que um colaborador se sinta estimulado pelo ambiente que trabalha.

Se nem sempre é possível garantir todos os itens acima, uma organização pode trabalhar em conjunto com escritórios compartilhados, os coworkings, para garantir que pelo menos algumas vezes na semana, ou no mês, seu funcionário esteja em contato com um ambiente inovador. A proposta não é tirar o funcionário de dentro da empresa, mas sim, levar as experiências oferecidas por um coworking para dentro da organização, tudo pela ótica do trabalhador.

Pois bem, dentro dos coworkings as vivências são completamente diferentes das vividas dentro da empresa. Inovação, criatividade, troca de experiências e visão de mercado são os pontos fortes. Diante disto, só há benefícios, tanto para a organização que libera seu colaborador para viver esta nova realidade e trazer seus aprendizados para dentro da equipe, quanto para o próprio colaborador, que amplia sua visão e perspectivas.

Você empresário, topa o desafio?

Agora que você saber o caminho para potencializar talentos, reinvente sua empresa, descubra as pessoas competentes que o cerca!

Similar Posts