O trabalho colaborativo na transformação digital

transformação digital

transformação digital

O termo transformação digital por si só, diz muito sobre seu significado. De uma forma literal, trata-se do processo no qual as empresas utilizam a tecnologia para promover transformações significativas em sua estrutura. De forma mais detalhada, essas mudanças visam melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores a partir de recursos digitais. Neste cenário, a mudança estrutural nas organizações tem como base a tecnologia.

No texto de hoje, vamos falar da ascensão deste termo e da sua relação com o modelo de trabalho, principalmente o trabalho colaborativo. Vamos lá?

Mercado de trabalho na era da transformação digital

As empresas que surgiram antes da era digital foram as mais impactadas pelas facilidades e possibilidades que a tecnologia da informação trouxe. Se antes a única forma de se desenvolver um trabalho era comparecendo fisicamente à sua estação de trabalho, a era digital trouxe consigo a possibilidade de desenvolver certas atividades de qualquer lugar do mundo.

Membros da mesma equipes alocados em lugares diversos e se comunicando através de plataformas de vídeo, em tempo real. E o melhor, muitas vezes sequer precisam do vídeo, conteúdos de texto e áudio garantem a comunicação fluida.

O mercado mudou. Os ambientes de trabalho mudaram. O modelo de negócio mudou. As pessoas mudaram, entramos de vez na globalização. Se conectar virou necessidade básica, as estações de trabalho podem ser em casa, dentro de um coworking, em um escritório fixo, em uma pousada à beira mar.

transformação digital

Impactos da transformação digital nos trabalhos colaborativos

A transformação digital impactou diretamente nas entregas, o trabalho colaborativo tornou-se ainda mais viável e eficaz. “O trabalho colaborativo afeta essa lógica porque não se trata apenas de reunir forças, mas de estabelecer uma comunicação mais eficiente, autêntica e tolerante. Em parte, isso é possível graças às tecnologias atuais, que facilitam a troca de informações. Por isso, o desafio está em transpor barreiras culturais para que essa comunicação flua livremente.”

Antes, era inimaginável trabalhar com pessoas de nacionalidades diferentes se cada uma estivesse em seu respectivo país. Hoje, empresas que optam por essa diversidade, levam para dentro dos seus respectivos negócios a cultura, a vivência e as visões particulares de pessoas completamente diferentes. A diversidade não é necessariamente de nacionalidade, pois a tecnologia coloca em contato indivíduos que estão dispostos a usarem esse recurso para se conectarem, colocarem a comunicação em prática independente de sua localização.

Outro quesito essencial que a transformação digital proporcionou, foi a possibilidade de esclarecer dúvidas e anseios diretamente com a fonte. Não entendeu? Já explicamos. O trabalho colaborativo não precisa ser exatamente entre uma equipe. As vezes, um indivíduo está desenvolvendo um trabalho, levanta alguns questionamentos que pesquisadores, profissionais referência, ou mesmo pioneiros no assunto podem esclarecer em dois minutos, literalmente falando. Neste momento, a tecnologia nos coloca em contato com fontes seguras, confiáveis. Seja através de artigos, vídeo, e-mail, etc.

Viu? O conceito de trabalho colaborativo se expande. Você passa a ser colaborador de projetos que sequer tomará conhecimento de sua existência. Basta publicar na internet algum material de própria autoria e pronto, está aberta uma janela para o mundo.

transformação digital

Se conectando com o mundo

Hoje o termo conectar está tão ligado ao digital que quando ouvimos, fica difícil desvincular deste contexto virtual. Mas, se pensar bem, os coworkings são a junção desses dois extremos. Trata-se de um lugar físico, que tem a tecnologia, o digital, a conectividade como principal produto.

Um coworker vivência a experiência dos escritórios de uma forma mais independente. Em contrapartida, se coloca em contato com um universo inspirador, digital, conectado. Trata-se de uma realidade que caminha para um futuro projetado há anos, onde a liberdade de ir e vir, a flexibilidade de horários, a conectividade com o mercado de trabalho  começam a sair do sonho e começa a migrar para a realidade.

Como já dissemos por aqui, as empresas podem, e devem, usufruir desses espaços para incentivar suas equipes. E ainda é uma oportunidade de aprimorar a visão de trabalhos colaborativos, tendo em vista que esta é uma das essências dos coworkings.

O mundo está mudando. E quem conseguir aproveitar destas tendências para se conectar com ele  vai caminhar para uma evolução pessoal e profissional indiscutível.

E aí, vamos juntos? 🙂

Similar Posts