O que significa home office? Um guia com tudo sobre o assunto

Home office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em casa”. Mas tem muito por trás disso. Será que você realmente sabe o que significa home office? Leia o nosso guia e encontre mais informações sobre o assunto.

Mulher trabalhando em home office sorrido para o computador que esta em uma mesa.
Surface / Unsplash

Desde o começo da pandemia da COVID-19, trabalhar em casa passou a ser uma necessidade para muitos profissionais. Mas, você realmente sabe o que significa home office?

O termo nunca esteve tão em alta como agora e é preciso compreender sobre o assunto para se dar bem trabalhando a distância. 

Isso porque é bem provável que a sua casa tenha que passar por algumas adaptações para que você tenha qualidade no home office. O mesmo vale para a sua rotina, que certamente será diferente trabalhando no lar.

Por isso, preparamos este artigo para que você realmente saiba o que significa home office e consiga tirar o máximo de proveito dessa modalidade de trabalho. Siga com a gente e confira o nosso guia!

Afinal, o que significa home office?

Home office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em casa”. Ou seja, trata-se de uma modalidade em que o trabalhador realiza as suas atividades de trabalho em sua própria residência.

Para muitas pessoas, o trabalho em home office é bastante vantajoso. Afinal, não é preciso passar horas no transporte público e é possível trabalhar com uma roupa mais confortável, por exemplo.

Porém, nem tudo são flores! Trabalhar em home office também pode ter alguns pontos menos positivos. Por exemplo, muitos trabalhadores reclamam da falta de infraestrutura no lar.

Como as casas não foram projetadas para realizar atividades de escritório, alguns profissionais precisam se virar como podem para trabalhar em home office.

Muitas vezes, fazem adaptações, como usar a mesa e as cadeiras da cozinha para trabalhar. Essa prática não é adequada e pode até mesmo gerar problemas de saúde no futuro por conta da má posição postural.

Ainda assim, o home office segue em alta. Tanto é que os maiores empregadores mantêm essa medida em 2022. Muito dessa opção vem da preferência dos colaboradores.

Isso porque 61% dizem ter mais satisfação com o emprego depois de começarem a trabalhar a distância. Além disso, 7 a cada 10 informam trabalhar de casa dois dias da semana, pelo menos.

Entre os principais fatores positivos elencados por quem está inserido nesse modelo estão:

  • Economia de tempo de deslocamento: 51%;
  • Economia de dinheiro: 43%;
  • Aumento do tempo com a família: 41%.

Por sua vez, também existem dificuldades. As principais estão o sentimento de desconexão com o trabalho (28%) e a facilidade de distração (27%).

Apesar desses desafios, um estudo da Sodexo demonstrou que 92% dos brasileiros desejam continuar no modelo de trabalho home office. Esse estudo também apresentou os principais benefícios. Nesse caso, são:

  • Evitar o transporte público: 55%;
  • Sentir-se mais seguro: 50%;
  • Ter menos estresse e cansaço: 49%;
  • Economia tempo de deslocamento para ficar mais com a família: 45%.

Ainda assim, 20,4 milhões de brasileiros que trabalham presencialmente poderiam estar em home office. O número repesenta 24,1% do total de ocupados no Brasil.

Como funciona o auxílio home office?

Nesse cenário de trabalho em casa, o auxílio home office se transformou em um dos principais benefícios que as empresas podem proporcionar para os seus colaboradores. Ele foi utilizado especialmente durante a pandemia de COVID, uma vez que milhões de profissionais em todo mundo tiveram que desenvolver suas atividades diretamente de casa.

Porém, o que o auxílio home office realmente é? Ele pode ser descrito como uma vantagem que cobre proporcionalmente os custos dos colaboradores, incluindo internet, luz e telefone.

Assim, os trabalhadores executam suas atividades diretamente de casa com o máximo de conforto. Isso interfere nas suas entregas e evita prejuízos à produtividade no home office.

Por isso, o objetivo do auxílio home office é contribuir para que os colaboradores sem condições de trabalhar em casa tenham mais qualidade de vida. Para isso, a ideia é evitar que as seguintes situações aconteçam:

  • Falta de espaço adequado para trabalhar;
  • Internet de péssima qualidade;
  • Falta de computador e/ou periféricos (mouse, teclado etc.);
  • Falta de ergonomia.
o que significa home office
Jason Strull / Unsplash

Além disso, o auxílio home office tem a função de cobrir parte dos gastos com as contas de internet, luz, água, telefone e compras de equipamentos para o colaborador exercer suas atividades laborais. Afinal, esses custos não existiam quando ele comparecia ao escritório.

Ainda é importante esclarecer o que traz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No artigo 75, está especificado que “as disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito”.

Ou seja, não existe obrigatoriedade. A empresa pode fornecer o auxílio home office ou especificar em contrato que esses gastos serão responsabilidade do trabalhador.

O artigo 457 também indica que qualquer importância paga a título de ajuda de custo não integra a remuneração do empregado. Portanto, não sofre a incidência de encargos trabalhistas e previdenciários.

De quanto deve ser o auxílio home office?

Além de saber o que significa home office, é preciso conferir quanto a empresa pode pagar ao colaborador. Na verdade, o valor é decidido pelo próprio empregador. Porém, a média costuma ficar entre R$ 80 e R$ 140 por mês.

Também é importante considerar que outros benefícios deixaram — ou podem ser ignorados a partir de agora — de ser pagos durante a pandemia. Por exemplo, o vale-transporte e o vale-refeição.

O primeiro não faz mais sentido, já que os deslocamentos diminuíram. Por sua vez, o segundo foi substituído pelo vale-alimentação, que pode ser utilizado no supermercado.

Nesse sentido, o auxílio home office pode cobrir todas essas categorias e até permitir que o colaborador escolha como vai utilizar o valor oferecido pela empresa. Isso acontece quando é ofertado um cartão de benefícios.

Esse recurso funciona de maneira similar a um cartão de crédito. No entanto, tem categorias de gastos. Por exemplo:

  • Home office;
  • Refeição;
  • Alimentação;
  • Mobilidade;
  • Cultura;
  • Saúde;
  • Educação.

A empresa define quanto será pago para cada uma dessas categorias e se o colaborador pode migrar a quantia. Assim, ele tem a quantia de que precisa para fazer o quiser, desde pagar refeições até contas, passeios, transporte e cursos de aperfeiçoamento.

Você pode gostar:

Home offices mais criativos e bonitos do mundo

[Infográfico] Estatísticas de trabalho remoto em meio à Covid-19

Por que vale a pena oferecer o auxílio home office?

Muitos empresários ainda acreditam que esse gasto é dispensável. No entanto, os negócios podem ter bons resultados com o auxílio home office, que pode ser encarado como um investimento.

Isso porque o colaborador que está em home office se sente mais valorizado. Isso ajuda na sensação de pertencimento, na motivação, no engajamento, na produtividade e na retenção de talentos.

Ou seja, o auxílio home office impacta diretamente o employee experience. Ainda tem mais vantagens.

O colaborador que tem um espaço adequado para trabalhar e tem essa ajuda para adquirir refeições, passear, estudar etc. tende a ter menos problemas e doenças. Ou seja, a tendência é de haver a redução de gastos com o plano de saúde — um benefício mais caro e complexo.

Por todos esses motivos, o número de empresas que oferecem o auxílio home office cresceu 566% em 2021. Com relação aos gastos, a mesma pesquisa mostrou que 94% das transações foram direcionadas ao pagamento de contas de luz, água, gás, internet e telefone.

O restante foi direcionado à compra de itens necessários à infraestrutura. Por exemplo, mobiliário e equipamentos eletrônicos.

Esses dados deixam claro que o auxílio home office torna o RH mais estratégico. Além disso, faz com que os colaboradores sejam mais felizes, satisfeitos e engajados.

O que as leis dizem sobre o home office?

No Brasil, a prática do home office é regulamentada pela Lei nº 13.467, sancionada em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, conhecida como Reforma Trabalhista.

Na legislação, o home office é apresentado pelo termo teletrabalho, o que inclui outras modalidades, como o anywhere office, que abordaremos adiante.

Para efeitos legais, é considerado teletrabalho: “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

A legislação também apresenta os direitos do trabalhador que atua fora da sede da empresa. Veja, a seguir, os principais deles!

Veja também nosso artigo completo sobre o que dizem as leis brasileiras sobre o home office e fique por dentro das atualizações.

Registro em carteira de trabalho

Os trabalhadores remotos, assim como qualquer pessoa com vínculo empregatício com uma organização, devem ter o registro da função na carteira de trabalho.

Além disso, todas as alterações contratuais, como os aumentos de salário e as mudanças de função devem ser registradas na carteira. Tudo ocorre normalmente, como já acontece com as contratações tradicionais.

Férias

Quem trabalha em home office também tem direito a férias após ter trabalhado por um ano. O período de descanso é de 30 dias, que pode ser divididos em até três partes, desde que nenhuma delas seja inferior a 10 dias.

Assim como ocorre com os demais trabalhadores, quem é contratado para trabalhar em home office também deve ter a sua remuneração durante as férias, normalmente, como nos meses trabalhados.

13º salário

Entre os direitos do trabalhador em home office também está o 13º salário. Esse valor equivale a um salário do funcionário e pode ser pago em até duas parcelas.

O pagamento do 13º salário deve ser feito entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

o que significa home office
drobotdean / Freepik

Recolhimento do fundo de garantia

As empresas que contratam funcionários para trabalhar em home office também devem garantir o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Esse depósito deve ser o equivalente a 8% do salário base de cada trabalhador e é depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Auxílio-doença acidentário

Os trabalhadores remotos têm direito ao auxílio-doença acidentário, sempre que precisarem se ausentar do trabalho por conta de problemas de saúde.

Se o funcionário precisar se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, será necessário passar por uma perícia do INSS. Nesse caso, quem faz o pagamento de seu salário deixa de ser a empresa e passa a ser o Governo.

Benefícios e auxílios

Os benefícios e os auxílios pagos pelas empresas, como o vale-alimentação e o vale-refeição, devem continuar sendo oferecidos aos trabalhadores em home office.

O indicado pela legislação é que seja seguida a Convenção Coletiva de Trabalho ou os acordos feitos com sindicatos e outras entidades representativas das categorias.

No que se refere a auxílios e benefícios, o único que não precisa ser pago é o vale-transporte. Entende-se que o funcionário em home office não tem necessidade de se deslocar até a empresa. Por isso, esse é um gasto que deixa de fazer parte de sua rotina financeira.

Ferramentas de trabalho

A empresa deve oferecer aos trabalhadores todas as ferramentas de trabalho necessárias para a execução das atividades em home office. É o caso, por exemplo, de notebooks, celulares e outros dispositivos.

No entanto, a legislação permite que sejam feitos acordos para que os colaboradores possam utilizar os seus equipamentos pessoais para trabalhar.

Que equipamentos são essenciais para trabalhar em casa?

Por falar em equipamentos, alguns itens são essenciais para trabalhar em casa e trazem muito mais comodidade e conforto para o home office. Veja!

Mesa para home office

Quando você entende realmente o que significa home office, percebe que a mesa de escritório é um dos itens mais importantes para a realização do seu trabalho.

Ao fazer a escolha da mesa para home office, você deve considerar o tamanho do móvel e o espaço disponível para ele.

No que se refere ao tamanho, a escolha ideal depende de fatores como a altura e o tipo físico de cada pessoa.

Geralmente, uma mesa com altura entre 70 cm e 75 cm costuma ser a ideal para ficar em uma postura correta e garantir uma boa ergonomia no home office.

Se você gosta ou precisa de bastante espaço para organizar seus itens de trabalho, como agendas, canetas, papéis e outros materiais de escritório, convém ter uma mesa de bancada mais larga e com gavetas. 

Assim, você conseguirá manter tudo sempre muito bem organizado e fácil de ser encontrado.

Cadeira para home office

A cadeira para home office é tão importante quanto a mesa. Também é importante que haja uma harmonização entre os itens, para garantir o seu conforto e a sua saúde física e mental.

No mercado existem diversos tipos de cadeiras para escritório, desde as mais tradicionais até os modelos mais modernos.

Uma opção diferente e interessante é a cadeira gamer. Esse móvel foi projetado inicialmente para quem gosta de jogar jogos online e passa horas em frente ao computador e, por isso, recebe esse nome.

No entanto, não são apenas os gamers que podem tirar proveito dessa cadeira, que é bastante confortável. Você também pode usar o móvel em seu home office e garantir uma boa postura e conforto, enquanto realiza as suas atividades profissionais.

Apoio de pé

Para que você consiga ficar ainda mais confortável, o apoio de pé é um recurso dos mais interessantes. Esse equipamento é ajustável e ajuda você a manter a postura ideal para a realização do seu trabalho.

No mercado existem diversas opções que podem ser adquiridas, com preços bem acessíveis, inclusive.

Gaveteiro

Caso você seja do tipo que trabalha com muita papelada e a mesa não dá conta de comportar tudo, investir em um gaveteiro pode ser uma boa alternativa.

Com esse móvel, é possível manter tudo sempre muito bem organizado e a sua mesa não vira uma bagunça.

Também é interessante optar por um gaveteiro com rodinhas, para que seja facilitada a mobilidade pelo escritório. Dessa forma, se você quiser fazer mudanças no layout do home office, isso será possível com muito mais facilidade.

Itens adicionais

Outros acessórios para home office podem ser interessantes para você de acordo com o seu gosto ou necessidade. Por exemplo, se a sua casa ou apartamento fica em uma rua muito barulhenta, você pode optar por um fone de ouvido para ouvir uma boa música e abafar o barulho. 

Se você curte um cafezinho durante o trabalho, também pode investir em uma cafeteira. Caso seja do tipo que curte muito decoração, pode comprar enfeites personalizados para a sua mesa e por aí vai.

Não existem limites para deixar o seu home office cada vez mais com a sua cara. Isso, inclusive, é recomendado para que trabalhar seja uma atividade mais prazerosa.

o que significa home office
mego-studio / Freepik

Quais segmentos mais abrem vagas para home office?

A busca por vagas em home office é cada vez maior, tendo em vista que muitas pessoas curtem muito esse tipo de trabalho.

Na prática, não existe uma regra para definir o que pode ou não ser feito em casa. Por isso, qualquer empresa que entende o que significa home office pode oferecer vagas nessa modalidade.

Veja, a seguir, alguns tipos de empresas que mais oferecem vagas para home office nos dias atuais.

Empresas de comunicação

As empresas da área da comunicação, como jornais, portais de notícias e agências de publicidade já se adaptaram ao modelo home office.

Não é raro encontrarmos uma agência de propaganda que sequer tem uma sede física, por exemplo. 

Todos os trabalhadores atuam de forma remota, sem que isso seja um empecilho para o desenvolvimento das atividades.

As reuniões e os encontros, bem necessários nesse setor, podem ser facilmente realizados por meio de ferramentas de comunicação digital, como o Zoom, o WhatsApp, entre tantas outras.

Empresas de tecnologia

A área de tecnologia também é bastante adepta ao home office. Mesmo antes da pandemia, era comum encontrarmos desenvolvedores de sites, web designers, entre outros profissionais do setor que atuavam dessa maneira.

Como trabalham muito com recursos online e computação em nuvem, as empresas de tecnologia sempre foram adeptas ao home office. Para eles, há pouca necessidade de ocupar um mesmo espaço físico.

Escolas técnicas e faculdades

Para os professores de escolas técnicas e faculdades, as vagas em home office também têm crescido muito. O avanço das ferramentas de comunicação tem tornado cada vez mais comum os cursos na modalidade de ensino a distância (EAD).

De tal modo, professores e alunos não precisam ocupar o mesmo espaço físico para trocarem conhecimentos.

Escritórios de contabilidade

Os contadores não precisam de muita coisa além de um computador e sistemas de informação para desenvolverem as suas atividades.

Por conta disso, é bem comum vermos vagas para home office em escritórios de contabilidade.

No vídeo abaixo, mostramos algumas dicas pontuais para você melhorar seu dia a dia no home office.

Lista de empresas que trabalham com o formato home office

1. Woba

Somos uma empresa 100% remota desde o dia um. Hoje, somamos mais de 170 nômades espalhados pelo Brasil e o mundo. Os colaboradores da Woba tem acesso a todos os coworkings da plataforma que estão presentes em mais de 200 cidades.

2. uTest

uTeste é uma plataforma para testar a usabilidade de produtos e serviços. Basta se inscrever e fazer o trabalho de onde quer que você esteja.

3. Crypto Jobs

Trabalhos relacionados à cadeia de bloqueio e moedas criptográficas.

4. Black Vagas

Black Jobs, uma plataforma desenvolvida pelo Black Money Movement (MBM), tem como objetivo unir as empresas negras e os profissionais negros.

5. Arc Dev

Um site que ajuda os desenvolvedores a encontrar empregos remotamente e acelera o processo de seleção, levando seus usuários diretamente para a etapa de entrevista.

6. All Crypto Jobs

Plataforma que coleta trabalhos de criptografia remota de moedas.

7. Gitcoin

Site para os desenvolvedores trabalharem remotamente em projetos de código aberto.

8. Angel

Oportunidades de teletrabalho com start-ups e tecnologia.

9. Stack Overflow

Encontrar empregos de teletrabalho no desenvolvimento e programação.

10. Jobs Github

Oportunidades de trabalhar com tecnologia.

11. Remotar

A Remotar é atualmente a maior plataforma de busca de empregos 100% remota do Brasil.

12. Github

Oportunidades para desenvolvedores de software.

13. RockContent

Conecta os produtores de conteúdo com trabalhos remotos no terreno.

14. Remote

De empregos em tempo integral a trabalho autônomo, concentrando-se na possibilidade de trabalhar remotamente.

15. Remote Index

Oportunidades remotas no campo da tecnologia que podem ser encontradas.

16. Remote.co

Empregos em uma variedade de indústrias e perguntas sobre como trabalhar remotamente.

17. Gun.io

Para desenvolvedores de software.

18. Workana

Oportunidades para freelancers em campos principalmente criativos, tais como desenvolvimento web e edição de vídeo.

19. Freela.io

Oportunidades de freelance para desenvolvedores de software.

20. Trampos

Ofertas de trabalho regulares para vários setores; para encontrar trabalho remoto, basta digitar “home office” na seção “onde quero trabalhar”.

Existe diferença entre home office e trabalho remoto?

Agora chegamos a um ponto muito importante para quem realmente quer entender o que significa home office. Esse termo não serve como um sinônimo para trabalho remoto!

Como dissemos, o home office é quando as atividades profissionais são realizadas na casa do colaborador. O trabalho remoto, no entanto, vai muito além e está relacionado com a cultura do anywhere office.

Quando um funcionário pratica o anywhere office, ele não trabalha apenas em casa.

Ele pode executar as suas atividades em coworkings, em um quarto de hotel, no apartamento de um amigo ou familiar, em uma biblioteca, em uma mesinha de canto na padaria da esquina. Enfim, em qualquer lugar em que haja acesso à internet, inclusive o escritório da empresa, em alguns momentos.

O home office, portanto, é apenas uma das muitas modalidades que o trabalho remoto oferece. Quando se pratica o anywhere office, o trabalhador tem muito mais liberdade e benefícios, tendo em vista que as suas atividades não se limitam a um único local.

Portanto, saber o que significa home office é apenas o primeiro passo para realmente mudar o contexto dos colaboradores da sua empresa. Ao dar esse passo à frente, você investe em flexibilidade e benefícios.


Texto escrito por Lucas Flores, Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e produtor de conteúdo para Web, e Fabíola Thibes, analista de marketing do Woba,

Similar Posts