o-que-e-sucesso-do-cliente-e-quais-os-desafios-da-area

Essa semana vou falar um pouquinho sobre sustentabilidade e trazer algumas dicas do que você pode fazer na sua casa e empresa para ajudar o meio ambiente.

Imagem de satélite do furacão Irma.

Nas últimas semanas temos visto muitos fenômenos devastadores como os furacões Harvey, Irma e Maria. E, segundo os meteorologistas, as altas temperaturas do oceano alcançadas este ano podem ter contribuído para a força das tempestades. Por causa das mudanças climáticas, a intensidade dos furacões aumentou nas últimas três décadas. Pesquisadores também compartilham a opinião de que o aquecimento global tem papel relevante na intensidade dos furacões.

Por isso quero te fazer algumas perguntas: O que você tem feito para melhorar o planeta? Ou até mesmo o seu bairro? Que tal ajudar o meio ambiente com pequenas mudanças de hábitos? Vamos praticar atitudes como essas abaixo para conquistar um planeta sustentável, preservar o meio ambiente e os recursos naturais para muitas gerações?

1 – Não utilize copos descartáveis

Que tal incentivar seus colaboradores a usar canecas ou copos laváveis? O uso de copos e outros materiais descartáveis geram muito lixo desnecessário. Que tal fazer uma caneca estilosa e personalizada para os seus colaboradores? Ou usar a caneca retrátil da Menos Um Lixo? Ela é super acessível e extramamente charmosa!!

2 – Incentive o uso de transportes alternativos

Que tal deixar um espaço reservado para as bicicletas ou fazer uma campanha para incentivar a carona entre colegas de trabalho? Já fizemos um post sobre os 4 principais motivos para ir trabalhar coma sua bicicleta aqui)

3 – Invista na reciclagem

Que tal colocar lixeiras espalhadas pelo seu escritório que incentivem as pessoas a separar o lixo orgânico do reciclável? Ou que sabe fazer blocos de anotação com os papéis que não serão mais utilizados? É muito importante sempre tentar achar uma maneira de aproveitar os materiais antes de descartá-los. No final desse post tem um exemplo muito bacana que aconteceu em um dos nos parceiros (ECO Escritório Coletivo).

4 – Economize sempre água e energia

Não deixe as torneiras abertas desnecessariamente. Faça campanhas para que equipamentos e luzes sejam sempre apagadas no final do dia e quando não estiverem sendo utilizadas.

5 – Preserve áreas verdes

Cultivar um jardim e horta sempre que possível. E claro, nunca jogar pontas de cigarro ou lixo em matas e jardins.  

E aproveito essa deixa, para lembrar também da situação que estamos passando com a Amazônia. Para quem não entende exatamente que está acontecendo lá, aqui vai uma breve explicação:

Está em curso o maior ataque as reservas naturais de toda historia brasileira. Com apenas um decreto, o Presidente Michel Temer, colocou a venda uma das maiores reservas do planeta. 5 milhões de hectares de floresta entregues para exploração!!! Com essa atitude ele vai destruir grande parte da maior floresta do mundo, uma das únicas que ainda restam, e para que? Dinheiro? Não tem o menor cabimento. Precisamos evitar esse crime, antes que essa catástrofe seja chamada de acidente. A Amazônia é muito maior que o jogo sujo da política brasileira. A Amazônia é nossa!! Clique AQUI. Vamos apoiar!!!

A seguir alguns espaços e seus exemplos na prática de como a sustentabilidade fazem parte do seu dia a dia.

Ecowork Coworking (SP)

Jardim suspenso charmoso no Ecowork Coworking (SP)

Esse espaço possui coleta seletiva de lixo, fazem a separação do lixo orgânico do reciclável e também lixo eletrônico e levam aos postos de coleta; fazem a coleta da água das chuvas para utilizar nos jardins do local. Os residentes receberão, no próximo ano, uma caneca personalizada evitando assim o uso de copos descartáveis para café e água. Lá eles têm dois jardins, que podem ser desfrutados por todos os residentes, além de embelezar torna o ambiente muito mais agradável e reduz o consumo de energia com refrigeração dos ambientes.

One o One Ecoworking (RJ)

Espaço verde dedicado para a reciclagem ecológica no One o One Ecoworking (RJ)

São um espaço de escritórios compartilhados (coworking), onde mais do que proporcionar apenas um local para trabalho, querem oferecer uma experiência, um estilo de vida.  Como o nome já diz, são uma “ECOworking House”, onde buscam, através dos 3 pilares da sustentabilidade – Econômico, Ambiental e Social – que o impacto deles no mundo seja cada vez mais verde. Lá eles fazem a reciclagem ecológica e se importam muito com o meio ambiente, ajudando sempre como podem. “Nossa missão é oferecer um espaço sustentável, democrático e inspirador, alcançando a sinergia entre nossos coworkers.”

ECO Escritório Coletivo

Poltrona encontrada na rua e transformada no ECO Escritório Coletivo (SP)

O nome ECO surgiu de “Ecoar”, considerando que eles trabalham com arte, música e cultura, então pensaram esse conceito como algo que ecoe pelo bairro. É um ambiente leve, agradável, prático, onde tentam manter uma relação de igualdade e respeito entre todos, sempre fortalecendo a proposta de uso coletivo. Um escritório coletivo no bairro Ipiranga (SP) com espaços de trabalho para profissionais autônomos nas áreas das artes e cultura através da economia colaborativa. A sustentabilidade é uma das bandeiras que levantam. Eles têm uma perspectiva futura de reuso de água de chuva para limpeza e plantas, e também têm algumas vegetações dentro do coworking. Reutilizam materiais descartados de outras pessoas, por exemplo, uma poltrona encontrada na rua, foi recuperada por eles e hoje é usada dentro do espaço. Também doam e recebem materiais diversos como folhas usadas para rascunho, cabo para computador, sobra de material de obra (considerando que lá funciona um escritório de arquitetura), entre outros…

Poltrona remodelada já inserida na decoração do ECO Escritório Coletivo (SP)

Venha conhecer esses e outros locais que incentivam a sustentabilidade aqui.

Até a semana que vem!

Jade Santos.

 

Similar Posts