Plataforma de Coworking: veja os benefícios para empresas

A plataforma de coworking possibilita a escolha de diferentes escritórios compartilhados para você trabalhar. Com um mundo de incertezas e transformações, a opção por um modelo de trabalho mais flexível é cada vez mais essencial para as empresas.

Os benefícios do trabalho remoto já foram comprovados. Cada vez mais as empresas percebem que os colaboradores podem alcançar mais resultados quando têm liberdade para trabalhar em diferentes locais além da sede da organização. É por isso que contar com os serviços de uma plataforma de coworking pode ser interessante para o seu negócio.

Com esse tipo de serviço, a sua empresa poderá se tornar uma nova adepta da cultura do anywhere office, que possibilita a realização do trabalho em qualquer lugar, como na casa do colaborador, em um coworking, em cafés ou em qualquer outro espaço, incluindo até mesmo o escritório da companhia.

Quer saber mais sobre como uma plataforma de coworking funciona na prática e por que a sua empresa deve aderir aos escritórios compartilhados? Se sim, é só continuar a leitura!

Plataforma de coworking: entenda o conceito

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados que ganharam notoriedade no meio corporativo nos últimos anos. Tratam-se de locais em que os funcionários de pequenas, médias e grandes empresas, trabalhadores autônomos e freelancers podem se reunir para desenvolver as suas atividades profissionais.

Nos coworkings, há toda a infraestrutura necessária para a realização das tarefas de trabalho, como acesso à internet, mobiliário, impressora, telefone, serviços de secretaria, espaço de descompressão e muito mais.

Dentro desse contexto, uma plataforma de coworking funciona como um site ou aplicativo, que estabelece uma parceria com diversos escritórios compartilhados espalhados pelo país. De tal maneira, os usuários podem acessar, escolher o local em que desejam trabalhar e fazer uma reserva para aproveitar um dia de trabalho em um local projetado para isso.

plataforma de coworking
Plataforma de coworking Woba

Se a cada dia da semana você quiser trabalhar em um espaço diferente, por exemplo, isso é possível. Basta acessar a plataforma de coworking, escolher o escritório compartilhado desejado e reservá-lo. Tudo com muita praticidade e agilidade. 

É como se fosse um aplicativo de transporte ou de hotéis, mas, em vez de chamar um carro ou optar um quarto, você escolhe o seu local de trabalho.

O Woba é a maior plataforma de coworking do Brasil, com mais de 1.000 espaços de trabalho, distribuídos nas capitais e principais municípios do nosso país. Você pode contratar pacotes para a sua empresa e proporcionar essa incrível experiência para a sua equipe. As soluções são as mais diversas possíveis, incluindo espaços compartilhados, salas privativas, escritório sob medida e Office Pass, que garante acesso a toda rede.

Os espaços compartilhados flexíveis em um mundo VUCA

Vivemos atualmente em um mundo que é volátil, incerto, complexo e ambíguo, palavras que dão origem ao termo em inglês VUCA, criado em 1990, no pós-Guerra Fria. Tais características podem ser interpretadas como dificuldades ou novas oportunidades para as empresas. Tudo é uma questão de pontos de vista.

Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, muitas empresas se viram obrigadas a adotar um esquema de trabalho totalmente em home office. Isso mostra como a incerteza paira sobre as organizações, já que ninguém poderia prever esse fato.

Apesar disso, as organizações que já eram adeptas ao anywhere office (trabalho em qualquer lugar) e que mesclavam o trabalho em escritório com as atividades feitas no coworking ou em casa, tiveram mais resultados positivos nessa adaptação.

Também é interessante observar os dados que foram levantados em um estudo feito pela Fundação Dom Cabral. De acordo com a pesquisa, as pessoas desejam ter mais autonomia em suas rotinas, podendo escolher o local em que realizam as suas atividades de trabalho.

Com uma plataforma de coworking isso é possível! Imagine, por exemplo, que às segundas-feiras você faz um curso de inglês após o expediente, nas terças vai à academia, e às quartas não tem nenhum compromisso.

Se a sua empresa contratar uma plataforma de coworking, no primeiro dia da semana você pode escolher um escritório próximo à escola em que estuda idiomas. No outro dia em um local perto da sua academia e, na data em que não tem nada na agenda depois do trabalho, pode ficar em casa, em home office. 

Os locais de trabalho podem ser adaptados à sua rotina, que nem sempre é linear — e convenhamos que o mundo em constante transformação será cada vez mais imprevisível. Não temos controle sobre todos os fatos, mas podemos nos adaptar para tirar o máximo de proveito em cada situação.

Principais vantagens de usar uma plataforma de coworking

Contratar uma plataforma de coworking pode ser bastante útil para a sua empresa, já que as rotinas poderão ser adaptadas, conforme explicamos. 

Porém, essa não é a única vantagem que você terá com o serviço! Outros benefícios são obtidos, tais como:

  • Usufruir de escritórios modernos e conectados com o novo mundo do trabalho;
  • Usar um endereço comercial de prestígio e que impressiona os seus clientes;
  • Ter mais elasticidade, ou seja, aumentar ou reduzir a equipe com facilidade;
  • Ficar despreocupado com manutenção e facilities operacionais;
  • Ter um espaço personalizado para cada tipo de profissional;
  • Ter a oportunidade de trabalhar nas melhores localizações;
  • Garantir o trabalho em qualquer circunstância;
  • Ter um novo escritório todos os dias;
  • Praticar o networking;
  • Reduzir os custos;
  • Entre outros.

Exemplos de espaços de coworking do Woba

O Woba, além de ser a maior plataforma de coworking do Brasil, conta com os melhores escritórios compartilhados do país em seu portfólio. Temos parceiros excelentes nas mais diversas regiões, o que também é excelente para quem viaja a trabalho.

Se você está em Belo Horizonte, por exemplo, pode frequentar coworkings como:

plataforma de coworking
Coworking 1510

Já em São Paulo, você certamente gostará muito de trabalhar em escritórios compartilhados como:

Empresas que já confiam em nossas soluções

Muitas empresas já confiam nas soluções do Woba. Organizações de renome, como Algar, Renault, Movile, iFood, Gympass, Roche, MVR e Banco Inter, já são adeptas às facilidades que os escritórios compartilhados proporcionam.

A próxima companhia a fazer parte dessa lista de negócios inovadores pode ser a sua! Que tal experimentar todos os benefícios que uma plataforma de coworking pode oferecer? Certamente você não se arrependerá dessa experiência.

Acesse o nosso site agora mesmo e confira as nossas soluções: uma delas, certamente, é a ideal para você e seu time!


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

 

Similar Posts