O que é escritório na nuvem e a importância de saber tudo sobre o assunto

O que é escritório na nuvem

O escritório na nuvem consiste no uso de tecnologias e plataformas digitais para que as empresas possam operar sem ter uma infraestrutura física. Leia o nosso artigo para saber mais!

“Afinal, o que é escritório na nuvem?” Em tempos de novos formatos no meio empresarial, como o trabalho híbrido, essa é uma dúvida comum entre os gestores das organizações.

O conceito de escritório na nuvem está diretamente relacionado à cloud computing e tende a ganhar cada vez mais adeptos nos próximos anos.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e a sua importância para as empresas, não deixe de prosseguir com a leitura. Nos tópicos abaixo, vamos trazer informações úteis e explicar o que é escritório na nuvem. 

O que é escritório na nuvem?

O escritório na nuvem consiste no uso de tecnologias e plataformas digitais para que as empresas possam operar sem ter uma infraestrutura física.

Em vez de operar em um ambiente físico e com softwares instalados nas máquinas e nos servidores locais, são utilizados sistemas em nuvem, que são remotos e alocados em plataformas online.

Dessa forma, a empresa consegue organizar as suas atividades e demandas a distância. Afinal, os gestores e os colaboradores poderão acessar as informações necessárias para trabalhar em qualquer lugar em que estiverem, desde que tenham acesso à internet.

Na prática, todas as atividades podem ser feitas a distância. Até mesmo atividades de integração, como o amigo secreto de final de ano, podem ser realizadas de forma totalmente online.

O escritório na nuvem e a cultura do anywhere office

Anywhere office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em qualquer lugar”.

Trata-se de um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, tendo em vista a ascensão dos novos modelos de trabalho, como o híbrido e o remoto. 

Já era esperado que a cultura do anywhere office fosse ganhar o mundo nos próximos anos. Porém, a pandemia da Covid-19 veio e acelerou esse processo de forma significativa.

No início da crise sanitária, por conta das medidas de distanciamento social obrigatórias, as empresas tiveram que abandonar os seus escritórios físicos.

Foi nesse momento que grande parte das organizações tiveram que correr para implementar um escritório na nuvem às pressas.

Agora, mesmo com a pandemia já controlada, a infraestrutura digital dos negócios já está estruturada. Além disso, as organizações perceberam os benefícios de ter um escritório na nuvem.

Por conta disso, a estimativa é que cada vez mais os negócios apostem no anywhere office e tenham escritórios na nuvem para executar as suas atividades. 

Para você ter uma ideia, um levantamento da IDC afirma que, na América Latina, os gastos com hardwares baseados em nuvem aumentaram 10,4% em 2021. Já os investimentos em TI tradicional sofreram uma redução de 16,4% nas empresas.

Já são inúmeras as organizações com sites para trabalhar remotamente, sem ter que monitorar os colaboradores o tempo todo, por exemplo. 

Ferramentas e serviços para ter o escritório na nuvem

Ter um escritório na nuvem faz com que as empresas possam aumentar a sua escala de negócios e tenham flexibilidade de espaço. 

Isso porque os colaboradores não precisarão estar especificamente em um único ambiente para conseguir produzir as suas demandas.

Além disso, é possível contratar profissionais que vivem em qualquer lugar do mundo ou até mesmo que são nômades digitais. 

De tal forma, os melhores talentos de cada área poderão fazer parte do seu time, sem que existam barreiras geográficas. 

Para que você possa estruturar o seu escritório na nuvem, há algumas ferramentas e serviços essenciais. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Google GSuite

O Google GSuite é uma ótima solução em nuvem para as empresas. Trata-se de um hub de ferramentas como o Gmail, o Google Docs e o Google Drive.

Assim, será possível trocar mensagens, criar documentos e armazená-los em nuvem, sem ter que ter programas instalados nos dispositivos.

O GSuite ainda conta com o Google Agenda e o Google Meet, para que você possa agendar e realizar as reuniões do seu time via videoconferência.

o que é escritório na nuvem

Telefonia em nuvem via VoIP

A tecnologia Voice Over Internet Protocol (VoIP) é uma ótima alternativa às operadoras de telefonia tradicionais e vem sendo cada vez mais usada pelas empresas com escritório na nuvem.

Além de ter um custo muito menor que os telefones fixos, esse tipo de plano de telefonia permite que os funcionários tenham aplicativos instalados nos smartphones para ter acesso às linhas corporativas.

Assim, será possível fazer chamadas usando o telefone da empresa, mesmo estando em home office, em um coworking, em uma cafeteria ou em qualquer outro lugar.

Há várias empresas que prestam esse serviço e você pode pesquisar e escolher aquelas que oferecem as melhores opções para o seu negócio.

OfficePass

O OfficePass é uma solução do Woba que surgiu para atender as empresas que estão adotando os novos formatos de trabalho e migrando a infraestrutura para um escritório na nuvem.

Com essa solução, os colaboradores têm acesso ilimitado a todos os coworkings da rede do Woba. São centenas de escritórios compartilhados espalhados por mais de 200 cidades de todo o país.

Grandes empresas como Pipefy, Raro Labs, iFood, Gupy, Cora, Neon, Banco Inter, entre tantas outras já utilizam o OfficePass. Elas já contam com escritórios na nuvem e vivenciam o que é considerado pelos especialistas como o futuro do trabalho. 

Agora que você já sabe o que é escritório na nuvem, pare e reflita: a sua empresa já atua nessa modalidade? Você já tem ou investe nesse tipo de infraestrutura? Pensar sobre isso é bem relevante, tendo em vista que a modalidade vem sendo adotada por grandes companhias e proporciona grande diferencial competitivo para os negócios.

Um dos desafios de quem atua com escritório na nuvem é o onboarding de equipes remotas. Preparamos um e-book gratuito que traz várias dicas interessantes sobre isso. Baixe agora mesmo e veja como o Woba atua na integração remota de dezenas de colaboradores que chegam à empresa todos os meses.

onboarding de equipes remotas


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. 

Similar Posts