Scaleups

O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados e como aplicar a prática na sua empresa

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em abril 22, 2022
O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados e como aplicar a prática na sua empresa
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados? Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados é um tipo de software que identifica possíveis violações ou transmissões de dados, detectando e bloqueando os dados sensíveis, enquanto eles estiverem em movimento ou simplesmente armazenados. Saiba mais no artigo!

A transformação digital é um processo cíclico com novas tecnologias surgindo a todo instante e sendo incorporadas ao meio empresarial.

Exemplo disso é o metaverso, ambiente que mistura as realidades física e virtual, que é uma das principais tendências para os próximos anos no meio empresarial.

Em meio a esse cenário de inovações tecnológicas, é muito importante que você entenda o que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados, em português.

Trata-se de uma solução eficiente para proteger as informações privadas das empresas.

É sobre isso que falaremos neste artigo! Então, para saber o que é Data Loss Prevention e tirar outras dúvidas sobre o tema, leia os tópicos abaixo!

O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados?

Data Loss Prevention (DLP) é um tipo de software que funciona como um serviço de monitoramento de perda e de vazamento de dados.

Como a própria tradução do nome sugere, a solução trabalha realizando a prevenção e o diagnóstico de falhas que podem comprometer a integridade dos dados sigilosos ou privados das organizações.

As soluções de DLP, portanto, ajudam as empresas a preservar a integridade dos dados e evitar que eles sejam acessados por pessoas não autorizadas. 

Essa é uma das grandes preocupações das empresas que estão migrando para um modelo de trabalho híbrido, em que os funcionários não atuam apenas na sede da empresa, mas também em coworkings, home office e outros ambientes compartilhados. 

Como as soluções DLP podem ser usadas nas empresas?

As empresas podem adotar o uso de soluções DLP para monitorar qualquer tipo de ocorrência que provoque o vazamento de dados. 

De tal maneira, o software é bastante útil para prevenir o uso mal-intencionado ou equivocado de informações sigilosas, bem como possíveis ataques de hackers ou invasões de qualquer tipo.

Uma solução DLP pode proteger as informações que são trocadas por e-mail, monitorar os registros e as operações realizadas em um sistema de gestão ou Customer Relationship Management (CRM), verificar quais são os dispositivos móveis que fazem login nesses sistemas etc.

Para que tipos de empresas as soluções DLP são indicadas?

As soluções DLP são indicadas para empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, a proteção de dados estratégicos e sigilosos é algo que interessa a todos os negócios.

Além disso, cabe ressaltar, que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está vigente no Brasil. As empresas que descumprirem essa lei podem sofrer diferentes tipos de sanções, como pagamentos de multas que podem chegar a 2% do faturamento total da pessoa jurídica, com limite de R$50 milhões.

Com um sistema DLP bem estruturado, as empresas conseguem evitar o vazamento de dados, uma das principais exigências da LGPD. Logo, fazer o investimento nesse tipo de solução é algo que interessa a todos empreendedores.

O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados

Quais são as principais vantagens de adotar um sistema para Prevenção de Perda de Dados?

Você já deve ter compreendido o que é Data Loss Prevention, não é mesmo? Então, chegou o momento de conhecer as principais vantagens de investir nesse tipo de solução para a sua empresa. Listamos as principais delas. Veja, a seguir!

Identificação de processos falhos

As soluções DLP fazem uma espécie de varredura diária em todos os sistemas usados pela empresa. Dessa forma, identificam precocemente qualquer tipo de falha que esteja presente neles.

Com essa identificação precoce, fica mais fácil para o time de TI realizar os ajustes operacionais necessários para que os dados fiquem protegidos.

Monitoramento de conteúdos críticos

As ferramentas de DLP também oferecem a possibilidade de classificar os dados e informações em diferentes categorias, como os conteúdos críticos.

Exemplos de conteúdos críticos são o que a LGPD chama de “dados sensíveis”. Trata-se de qualquer tipo de informação que permita discriminar um indivíduo, como a sua religião, raça, orientação sexual, posicionamento político, filiação partidária etc.

Com o DLP, é possível dar um tratamento diferenciado a esse tipo de conteúdo. Assim, garante-se que essas informações não serão vazadas ou acessadas por terceiros.

Definição das políticas de uso de dados da empresa

Hoje em dia, praticamente toda atividade realizada pelas empresas gera dados, que ficam registrados de alguma forma e devem ser preservados.

É por isso que, até mesmo por uma questão de ética profissional, deve ser criada uma política de acesso e proteção de dados nas organizações.

Com as ferramentas de DLP, as empresas poderão definir regras e normas em relação ao uso de dados, bem como acompanhar se elas estão sendo cumpridas pelos colaboradores.

Proteção da propriedade intelectual

Praticamente todos os negócios têm arquivos de propriedade intelectual e que, por questões comerciais, não podem ser acessados por pessoas de fora da organização. Exemplos disso são o planejamento estratégico, o balanced scorecard, os protótipos ou projetos de novos produtos, entre outros.

As soluções DLP protegem as propriedades intelectuais que, assim como os dados sensíveis, podem receber uma atenção especial. Dessa forma, evita-se que elas sejam roubadas, expostas, espionadas ou até mesmo sequestradas.

Obtenção da visibilidade dos dados

Como comentamos, atualmente, dados são gerados quase a todo instante nas organizações. Nesse sentido, muitas vezes, fica difícil para as equipes de TI identificarem onde essas informações estão armazenadas.

Os softwares de DLP também podem ajudar nesse sentido, tendo em vista que possuem um painel de controle que possibilita uma visão ampla da infraestrutura de dados da empresa, em nuvens públicas, privadas ou híbridas.

Viu como é importante entender O que é Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados? Com esse tipo de tecnologia, a sua empresa fica muito mais segura e ganha vantagem competitiva. 

Agora, aproveite e baixe o guia completo sobre como serão os escritórios no futuro. Nosso material traz tudo o que a sua empresa precisa saber para ter mais flexibilidade! 

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X