Equipes remotas

Contratação de pessoas de outras cidades é o foco dos novos modelos de trabalho

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em junho 21, 2022
7 min de leitura
Contratação de pessoas de outras cidades é o foco dos novos modelos de trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Os novos modelos de trabalho privilegiam a flexibilidade e o trabalho remoto ou híbrido. Com isso, 64% das empresas começaram a contratar pessoas de outras localidades. Além disso, 73% dos recrutadores dizem aceitar essa possibilidade. Isso é o que aponta uma pesquisa da Robert Half. Entenda mais.

novos modelos de trabalho
Austin Distel / Unsplash

Devido aos avanços tecnológicos e à pandemia de Covid-19, muitas empresas, no Brasil e no mundo, estão investindo em novos modelos de trabalho, como o home office, o trabalho híbrido e o trabalho remoto. Qualquer que seja a escolha é preciso mudar e se adaptar, inclusive, na contratação de profissionais.

Isso porque, hoje, dependendo da área de atuação de uma empresa, é possível contratar pessoas de outras cidades, de outros estados e até mesmo de outros países. Ou seja, os limites físicos, regionais, não são mais um fator impeditivo.

Com base nesse novo cenário, nós separamos neste artigo alguns dados e informações importantes para que você fique atualizado sobre o assunto e o utilize em prol da sua organização. Veja!

Os novos modelos de trabalho

Até alguns anos atrás, para grande parte dos profissionais, o modelo de trabalho era um só: ir até à empresa de segunda a sexta e cumprir com uma jornada de 8 horas diárias, com uma hora de almoço, geralmente das 8h às 17h ou das 9h às 18h.

Porém, com o surgimento da pandemia, esse modelo teve que ser alterado e muitos profissionais passaram a trabalhar remotamente, principalmente em suas casas.

Como consequência disso, diversas empresas e profissionais viram que era possível trabalhar de forma produtiva, eficiente e com qualidade, mesmo não estando na organização. E agora, no pós-pandemia, é fato que o trabalho híbrido ou remoto definitivamente veio para ficar.

Afinal de contas, existe uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

Portanto, é muito importante que em sua organização haja esse cuidado e essa atenção a respeito desses novos modelos de trabalho — especialmente para atrair e reter os melhores talentos.

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Atração e retenção de talentos no novo mercado de trabalho

Depois de que muitos profissionais experimentaram o trabalho remoto e os benefícios que ele proporciona, é evidente que grande parte das pessoas não quer retornar ao trabalho presencial de forma integral.

Por isso, é essencial que as empresas estejam abertas para esses novos formatos de trabalho. Até porque trata-se também de ouvir e valorizar as vontades e necessidades do colaborador.

Além disso, se uma empresa não dá liberdade nem flexibilidade aos funcionários, a tendência é que eles busquem um outro lugar que ofereça esses benefícios. Ou seja, isso pode comprometer a atração e, principalmente, a retenção de talentos.

Segundo uma pesquisa da Citrix, 69% dos funcionários consideram deixar seus empregos caso o trabalho híbrido seja negado — o que é uma porcentagem bastante considerável.

Então, o primeiro passo é que você, como líder ou gestor, não se prenda ao passado, isto é, aos modelos tradicionais e pouco flexíveis de trabalho, pois, como você viu, mais da metade dos profissionais buscarão novas oportunidades se o modelo de trabalho híbrido não for disponibilizado.

E como segundo passo é importante trabalhar a contratação de novas pessoas de forma adequada, o que agora (em muitos casos) inclui a quebra das barreiras geográficas. 

A sua organização pode oferecer, por exemplo, o home office, o trabalho híbrido ou o trabalho remoto. Cada empresa deve avaliar qual modelo faz mais sentido para se adotar.

A contratação de profissionais nos novos formatos de trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, 64% das organizações contrataram pessoas que moram em localidades diferentes de onde fica a sede.

Ou seja, por conta dessa nova realidade do mercado de trabalho, as empresas têm a possibilidade de contar com diferentes profissionais onde quer que eles estejam. 

Inclusive, nessa mesma pesquisa, 73% dos recrutadores entrevistados afirmaram considerar candidatos de outras localidades para preencher uma vaga.

Então, se antes as organizações ficavam “presas” às limitações impostas pela localidade onde estão situadas, hoje elas podem atrair talentos de diferentes regiões do país e do mundo.

Além disso, mais de 90% dos profissionais que participaram do levantamento disseram que estão dispostos a trabalhar para empresas de outras cidades, estados ou países

Ou seja, essa é uma forte tendência não só para organizações, mas para as pessoas também.

Por isso, a contratação de colaboradores remotos, além de ser algo bastante importante para uma empresa contar com bons profissionais em qualquer lugar que estejam, estará cada vez mais presente nas organizações daqui em diante.

novos modelos de trabalho
Tran Mau Tri Tam / Unsplash

Mais tranquilidade e qualidade de vida

Por conta dessa nova realidade e também para buscar mais tranquilidade e qualidade de vida, muitos profissionais, nos últimos anos, mudaram de cidade, estado e até mesmo de país. 

Afinal de contas, com uma boa conexão de internet e com as tecnologias disponíveis, não importa o lugar, o trabalho poderá ser realizado a distância.

Isso pode ser verificado em diversas reportagens sobre profissionais que mudaram de cidade para aproveitar melhor a vida sem deixar o trabalho de lado.

Há pessoas que se mudaram para o interior, outras para a praia e houve até quem preferisse outros países. No final, trata-se de uma busca por mais:

  • Qualidade de vida;
  • Saúde;
  • Bem-estar;
  • Equilíbrio;
  • Tranquilidade;
  • Segurança;
  • Proximidade da família.

Como vimos no início do artigo, os novos formatos de trabalho estão relacionados às vontades e necessidades dos colaboradores e é muito importante que as empresas levem isso em consideração na hora de contratar pessoas daqui em diante.

Assim, os profissionais se sentirão mais valorizados, felizes, satisfeitos e motivados. Consequentemente, isso contribuirá para o desempenho deles e para os resultados da organização.

Por esse motivo, é fundamental que você, como gestor, esteja cada vez mais engajado sobre essa nova realidade. Afinal, os novos modelos de trabalho estão aí e ignorá-los é uma forma de perder vantagem competitiva e ter dificuldade de atrair talentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe esta checklist para preparar empresas para os novos formatos de trabalho. Com ela, você ficará por dentro das melhores práticas e orientações para tornar a sua organização muito mais eficiente e preparada para o presente e futuro do trabalho. Aproveite!

Checklist dos novos formatos de trabalho

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X