Anywhere Office

Pesquisa: modelo de trabalho híbrido é o preferido das empresas em 2022

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em fevereiro 16, 2022
Pesquisa: modelo de trabalho híbrido é o preferido das empresas em 2022
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O modelo de trabalho híbrido é a escolha de 48% das empresas brasileiras, conforme pesquisa da Robert Half. Outros levantamentos confirmam essa tendência tanto para o país quanto para outras nações da América Latina, inclusive, com a adoção do anywhere office. Entenda mais.

A pandemia mudou muito o mundo corporativo, e você já sabe disso. O “novo normal” consiste em colaboradores fora do escritório — e quem duvida não conhece as pesquisas recentes. Vários levantamentos demonstram que o modelo híbrido de trabalho é a preferência em 2022.

Existem vários motivos para isso. A necessidade de distanciamento social deixou claro para as empresas que a alta produtividade pode ser mantida mesmo longe da sede da companhia. Em muitos casos, a quantidade de entregas com qualidade aumentou.

Ainda há a satisfação dos colaboradores. Optar por um regime de trabalho híbrido ajuda a equilibrar a vida pessoal com a profissional. Isso porque há mais flexibilidade, o que oferece autonomia aos funcionários.

Ao mesmo tempo, é um modelo altamente implementado nas principais empresas do mundo, especialmente nas de tecnologia. Nesse novo ambiente, o foco é a qualidade do trabalho e as entregas no prazo, não a quantidade de horas que a pessoa passa em frente ao computador.

Dentro desse contexto, que inclui práticas para evitar o microgerenciamento, há vários benefícios. Por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos deslocamentos;
  • Autonomia no gerenciamento do tempo;
  • Formação de equipes de alto desempenho, com colaboradores capazes de agir de acordo com as expectativas da empresa.

Esses são apenas alguns dos motivos que justificam a preferência das empresas pelo modelo de trabalho híbrido, mas ainda tem mais. Neste artigo, traremos alguns dados de pesquisas para você entender por que vale a pena fazer essa transição. Continue lendo!

O que é o modelo híbrido de trabalho?

O trabalho híbrido é aquele que combina parte dos dias na empresa e o restante fora dela. Existem várias alternativas dentro desse cenário. O mais comum é que o colaborador fique 2 ou 3 dias na empresa e que, durante o resto da semana, execute suas funções de qualquer outro lugar, como sua casa, um coworking ou até um shopping.

A grande vantagem desse regime é a flexibilidade. Ele é aplicável para qualquer tipo de pessoa. Inclusive, a empresa pode contratar a distância, se tiver filiais em outras cidades, ou contar com a infraestrutura de um coworking, por exemplo.

Mulher aproveitando do trabalho híbrido

Quando a cultura organizacional é ainda mais maleável, o profissional pode até comparecer à empresa em um espaço maior de tempo. Por exemplo, uma vez a cada 15 dias ou até mensalmente, tudo depende do acordo realizado.

O importante aqui, é perceber que o trabalho híbrido é diferente do remoto. Esse último modelo prevê que o colaborador esteja fora da empresa 100% do tempo. Ao mesmo tempo, o conceito também é diverso do home office, já que o funcionário pode trabalhar de casa ou do lugar que preferir.

O que as pesquisas dizem sobre o modelo híbrido de trabalho?

Diversos estudos já foram feitos sobre a transição para o trabalho híbrido durante a pandemia. No começo de 2022, a 18ª Edição do Índice de Confiança Robert Half foi apresentada e mostrou que esse modelo é a preferência das empresas atualmente.

Segundo o levantamento, 48% das companhias vão optar pelo regime híbrido em 2022. Desse grupo, a maioria dos negócios optará por ter a presença dos colaboradores no escritório em 3 dias da semana. Veja como fica a definição, conforme o estudo:

  • 30% durante 3 dias na semana;
  • 28% durante 2 dias na semana;
  • 27% ainda sem definição;
  • 6% durante 1 dia na semana;
  • 4% durante 4 dias na semana.

Além disso, os próprios recrutadores preferem fazer processos a distância. Para se ter uma ideia, 71% irão adotar procedimentos híbridos para recrutamento e para seleção de colaboradores.

Outras pesquisas revelam a mesma tendência. A plataforma de oportunidades de emprego Vagas.com identificou que 42% dos seus usuários preferem o trabalho híbrido. Vários motivos foram elencados para esse resultado:

  • Não deslocamento;
  • Flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar;
  • Maior tempo para realizar atividades em casa;
  • Aumento do foco e da concentração;
  • Tempo para cuidar de filhos e de familiares;
  • Possibilidade de interagir com os colegas em alguns dias da semana.

Das pessoas que querem aplicar o modelo híbrido de trabalho, 41% preferem ficar no escritório por 3 dias. Outros 33% preferem 2 dias, enquanto 14% querem estar presencialmente na empresa por 4 dias.

Outra alternativa: o anywhere office

A tendência do modelo de trabalho híbrido também é válida para toda a América Latina. Isso foi o que um levantamento do Page Group demonstrou. Segundo o estudo, as empresas querem optar por esquemas não presenciais.

De acordo com a pesquisa, o Brasil tem 44,3% dos trabalhadores no regime híbrido. Além disso, 40% querem manter esse modelo em 2022. Os principais motivos para isso são:

  • Interação entre as equipes: 46,1%;
  • Produtividade: 33,7%.

Além disso, a pesquisa indicou que “um dos benefícios que o modelo híbrido traz é a possibilidade de viajar pelo mundo sem interromper o trabalho. Isso é o que se chama ‘nômade digital’, conceito em alta nos últimos anos e principalmente neste contexto em que o local de trabalho se tornou mais flexível”.

Aqui, é preciso especificar o que é o nomadismo digital. Basicamente, as pessoas que optam por esse regime não têm residência fixa. Por isso, prestam seus serviços a distância e mudam seu local de moradia com certa frequência.

Nesse conceito, também está inserida a ideia do anywhere office. Ela relaciona o trabalho híbrido e o nomadismo digital, porque pode ser verificado nos dois casos.

Então, qual é a ideia do anywhere office? Você pode trabalhar de onde quiser, inclusive do escritório. Portanto, pode estar na mesma cidade da empresa, em um município diferente, em outro estado ou até em um país diverso.

Essa possibilidade atrai cada vez mais profissionais. O próprio levantamento do Page Group indicou que 44% das empresas têm pessoas trabalhando em um país diferente de onde sua matriz está instalada.

Apesar disso, o estudo sinaliza que ainda existe um caminho a traçar. Ainda existem empresas que não aceitam esse tipo de contratação. Entre os motivos, estão:

  • Cultura organizacional: 35,6%;
  • Fatores legais de contratação: 26,4%.

Ainda assim, a pesquisa indicou que os entrevistados gostariam de trabalhar no modelo anywhere office. Por isso, fica claro que existe espaço para adotar esse regime de trabalho. Da mesma forma, há muitas pessoas que querem optar pela flexibilidade.

Afinal, várias pesquisas mostram que o modelo híbrido de trabalho é o futuro. E sua empresa, já está preparada? Saiba que ainda é possível se preparar e adaptar as atividades para as novas exigências dos colaboradores.

Quer começar a fazer isso? Baixe este Guia Completo do Anywhere Office e confira tudo sobre colocar em prática a arte de trabalhar em escritório tradicional, em coworking ou em home office.

Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X