7 melhores inovações que mudaram a forma como vivemos

As melhores inovações são aquelas que flexibilizam o modelo de trabalho e atendem às demandas atuais. Existem opções para aumentar a concentração, ter uma estação de trabalho disponível em qualquer lugar e contar com recursos de automação. Saiba mais.

Quer conhecer as melhores inovações? Entre outras questões, elas estão mudando o mundo nesse começo de pós-pandemia (ou que, ao menos, esperamos que seja) e preparam a sociedade para o “novo normal”.

O que isso significa? Para começar, elas ajudaram a trazer inovação para o ambiente de trabalho. Com o mundo cada vez mais flexível, as estratégias híbridas estão sendo utilizadas em várias empresas.

Tanto é que 63% da população alegou que prefere esse modelo de atuação. Além disso, 38% dizem que procurariam um novo emprego se não tivessem nenhuma possibilidade de trabalho remoto ou parcialmente a distância.

Esse cenário já demonstra a necessidade de trazer inovações para o mercado, certo? Ainda tem mais. Muitas mudanças ocorreram na rotina. Por exemplo, no monitoramento da saúde e na acessibilidade.

Por isso, é importante saber quais são essas mudanças e como elas afetam o nosso dia a dia. Neste post, vamos apresentar os principais tipos de inovação 2021. Confira!

1. Cadeira de rodas que economiza espaço

REVOLVE AIR: the wheelchair in a new form

No quesito acessibilidade, uma das melhores inovações de 2021 foi a cadeira de rodas que economiza espaço. Ela é mais fácil de ser carregada e totalmente portátil. Isso porque suas rodas são estruturadas no formato hexagonal e se dobram.

A cadeira ocupa 60% menos espaço do que uma cadeira de rodas dobrável no estilo padrão. Para se ter uma ideia, ela cabe no compartimento superior dos aviões. Essa característica também a legitima para o ambiente corporativo.

Em um coworking, por exemplo, a Revolve Air — nome oficial — é mais fácil de ser encaixada, assim como em um escritório tradicional.

2. Software de inspeção

Percepto AIM: The 100 Best Inventions of 2021 | TIME

A inspeção automatizada já está se tornando realidade. O AIM foi desenvolvido pela empresa de robótica Percepto. Ele usa drones e robôs para monitorar a situação de linhas de transmissão, plantas industriais, usinas de energia, refinarias e minas.

A ideia dessa inovação de 2021 é deixar de fazer a inspeção manual, que se torna mais arriscada. Da mesma forma, é uma maneira de evitar que peças desgastadas causem acidentes e incêndios.

O resultado é mais proteção para trabalhadores e para toda comunidade em que essas empresas estão instaladas.

3. Ligação de segurança

ADT SoSecure by Nagarro on Dribbble

A polícia, os bombeiros e o SAMU estão à disposição a qualquer momento. No entanto, nem sempre são suficientes. Por isso, foi desenvolvido o SoSecure, que oferece um profissional especializado para atendimento quando necessário.

Esse é um recurso interessante para ser usado por profissionais que fazem o home office exclusivo ou mesmo o modelo híbrido. Isso porque é possível acionar o serviço sempre que se sentir em perigo.

Pode ser uma ameaça real ou apenas solicitar que o operador fique na linha até você estar em segurança.

Apesar dessa ferramenta ainda não estar disponível no Brasil, é uma boa ideia. Até mesmo porque vai além das ligações.

Também permite mandar mensagens de forma discreta ou começar um vídeo sem som. Assim, é possível se proteger de assaltos e de uma eventual violência doméstica.

4. Visualização no Google Maps em tempo real

Google Maps tem nova versão que mostra as localizações em tempo real, com realidade aumentada - Blog - Benetton Comunicação

Já foi o tempo em que se via apenas as imagens predefinidas no Google Maps. Agora é possível alinhar o mapa com as imagens ao vivo por meio da câmera do seu smartphone. Assim, você tem instruções mais eficientes do caminho a seguir.

Ainda que seja uma mão na roda para um passeio ou outra situação de lazer, é especialmente relevante para a produtividade do trabalho flexível. Isso porque você deixa de perder tempo procurando lugares, como o coworking escolhido e agendado na plataforma do Woba.

Por enquanto, o recurso está presente em Tóquio, devido às Olimpíadas, e em Zurique. Além disso, está sendo implementado em locais internos dos Estados Unidos, como shoppings. Sem previsões, mas logo deve chegar no Brasil.

Guia da gestão de facilities

5. Tradução simultânea de reuniões para diversos idiomas

O trabalho remoto e flexível permitiu contratar pessoas em qualquer lugar do mundo, bem ao estilo anywhere office. Os coworkings ajudam nesse sentido, já que é possível encontrá-los em qualquer lugar do mundo.

Só para se ter uma ideia, o OfficePass, do Woba, oferece acesso a centenas de escritórios compartilhados em mais de 160 cidades do Brasil. Nelas, também é possível alugar salas de reunião privativas.

O que isso tem a ver com uma das melhores inovações de 2021? Tudo. O Kudo Marketplace é uma ferramenta de agendamento integrada a uma plataforma de videoconferência. Ao fazer a reunião online, é possível reservar intérpretes qualificados para fazer a tradução simultânea.

Kudo Marketplace

 

Há profissionais para atender mais de 90 línguas faladas e 147 línguas de sinais. Com o começo da reunião, os participantes podem acessar o serviço por meio de um menu suspenso. É só escolher o idioma.

A grande vantagem dessa tecnologia é que ela ajuda a efetivar as principais tendências para gestão e liderança em 2022. Afinal, é possível fazer o onboarding com pessoas de qualquer local do mundo, passando visão, missão e valores organizacionais, assim como os objetivos estratégicos.

6. Estação de trabalho adaptável

Se você tem dificuldades para lidar com telas pequenas, seu problema pode ser resolvido com facilidade. Uma das principais inovações de 2021 é da Espresso Display.

A empresa criou um monitor de alumínio de nível aeronáutico com apenas 0,2 polegada de espessura. Assim, ele desliza facilmente para dentro das mochilas e pode ser usado em notebooks e smartphones.

O resultado é uma tela grande e até um segundo monitor, que permite visualizar as informações com mais facilidade. Por isso, é uma forma de ter uma estação de trabalho robusta em qualquer lugar. Por isso, é uma das principais inovações 2021.

Até porque isso é fundamental para quem quer trabalhar no modelo híbrido ou totalmente remoto. Assim, você pode chegar ao coworking ou a qualquer outro lugar e ter uma tela à sua disposição para facilitar a leitura de dados e a escrita de materiais.

7. Sem distrações

TimeChi uses scientifically-proven timeboxing and Pomodoro-inspired methods to help individuals and teams achieve deep work and collaborate with ease.

A última invenção de 2021 da nossa lista é o TimeChi. O gadget ajuda a manter o foco e a concentração no escritório ou em qualquer lugar que você estiver. Ele ativa o recurso não perturbe em todos os seus dispositivos com apenas um clique.

Ele ainda faz mais. Caso alguém se aproxime para conversar, o TimeChi emite uma luz para informar essa pessoa de que você está em concentração. Assim, ela somente vai falar com você se for realmente necessário.

Esse e outros métodos de gerenciamento de tempo são importantes para aumentar a produtividade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Com isso, evitam o esgotamento emocional no trabalho remoto, que se tornou comum no período da pandemia.

Perceba que nem todas essas 7 melhores inovações de 2021 ainda não estão presentes no Brasil. No entanto, é comum que logo cheguem por aqui, de forma original ou adaptada. Afinal, essa é uma forma de se preparar para a nova realidade que se apresenta.

Quer entender melhor o contexto atual? Aproveite e baixe o guia definitivo do futuro do trabalho e veja o que sua empresa precisa para ter mais flexibilidade.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Similar Posts