5 maneiras para manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto

manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto

Encontrar maneiras para manter os funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto preserva a saúde dos profissionais e contribui para a produtividade da equipe, trazendo economia para a empresa a longo prazo. Entenda os detalhes!

O trabalho remoto traz diversos benefícios para as empresas e os colaboradores, mas obviamente nem tudo são flores. Um dos desafios pode ser a falta de exercícios físicos, que são essenciais para uma vida mais saudável e uma rotina equilibrada.

Como a maior parte das atividades do trabalho remoto são realizadas quando se está sentado em frente ao computador ou ao telefone, os funcionários podem focar nessa mesma posição por horas. 

A ausência de atividades físicas pode culminar em um estilo de vida sedentário e insalubre, prejudicando não apenas a saúde e o bem-estar do colaborador, mas também o desempenho profissional de toda equipe.

Para ajudar você a manter seus funcionários fisicamente ativos durante o trabalho remoto, listamos 5 maneiras de estimulá-los a se movimentar. Acompanhe a leitura!

manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto

Benefícios dos exercícios físicos para a produtividade

Quando uma pessoa se exercita, o corpo libera substâncias químicas importantes, como a dopamina e a endorfina, que são fontes de motivação, produtividade, foco e resistência. Veja como os exercícios físicos podem contribuir para o sucesso do seu time.

Melhoram a memória

Estudos demonstram que a prática regular de exercícios físicos pode aumentar o tamanho do hipocampo (estrutura do cérebro que trata a formação de memórias a longo prazo), fundamental para a aprendizagem.

Os benefícios, tanto para vida quanto para o trabalho, são inúmeros: melhora a adaptação, os relacionamentos, o planejamento, a tomada de decisões, o desenvolvimento de novas habilidades etc.

Aumentam a criatividade

De acordo com uma pesquisa realizada por psicólogos americanos, a caminhada impulsiona o pensamento divergente (uma das principais características da criatividade, associado à geração de ideias).

A criatividade é essencial em qualquer profissão, não apenas na área de criação, pois ser criativo vai além de criar: trata-se de pensar fora da caixa, propor soluções inovadoras e buscar melhorias constantes. 

Otimizam a concentração e o raciocínio

Os exercícios físicos também beneficiam outras áreas do cérebro graças à liberação de endorfinas, que já mencionamos. Esses hormônios favorecem as conexões entre os neurônios, fazendo com que eles se comuniquem mais rápido.

Dessa forma, o colaborador se torna capaz de focar em suas atividades e mantém a concentração, o que torna seu raciocínio mais eficiente. Além disso, automaticamente, a cognição e o QI também aumentam, facilitando a resolução de problemas.

Trazem disposição e motivação

Ao contrário do que alguns imaginam, os exercícios não esgotam a energia corporal, mas trazem ânimo e disposição. Assim, uma das grandes vantagens da prática de exercícios é justamente fazer com que os funcionários se sintam mais dispostos para trabalhar.

Reduzem faltas e afastamentos

Um dos grandes desafios do trabalho remoto e trabalho tradicional são as faltas e os afastamentos que, além de muitas das vezes estarem ligados a problemas de saúde, também interferem na produtividade de forma geral.

Com a prática de atividades físicas, os colaboradores movimentam o corpo e recuperam o equilíbrio orgânico, aliviando a tensão e o esforço causado pelo trabalho. Consequentemente, a frequência de doenças diminui e as faltas também.

Contribuem para a saúde mental

Além de melhorar o desempenho cerebral, os exercícios físicos também contribuem para o psicológico do colaborador, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão.

Isso porque se exercitar reduz o cortisol (hormônio que causa sensação de cansaço e eleva o estresse), produz a serotonina e outras substâncias que aumentam o bem-estar e a satisfação, melhorando a saúde mental como um todo.

Aumentam a autoconfiança e a autoestima

Todos esses benefícios impactam na forma como o colaborador se enxerga. Ao perceber sua capacidade e potencial, ele se sente mais confiante e seguro para realizar suas atividades, o que resulta em entregas de qualidade e estimula seu crescimento na empresa.

Como manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto?

Depois de conhecer os benefícios dos exercícios físicos para a produtividade, confira como manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto.

Proponha desafios de preparação física

A competição é uma motivação para muitos. Por isso, propor desafios pode ser uma excelente alternativa para encorajar os membros da equipe a mudarem seus hábitos. Algumas ideias são:

  • Trinta dias de flexões: escolha uma ferramenta de comunicação e desafie os funcionários a enviarem vídeos fazendo flexões durante um mês;
  • Novos treinos todos os dias: incentive os colaboradores a tentarem fazer um novo treino todos os dias, também durante trinta dias;
  • Desafios de caminhada: peça à equipe para baixar um aplicativo de monitoramento de condicionamento físico e defina desafios, como quem dá mais passos em uma semana, por exemplo.

Para estimular ainda mais seu time, crie uma tabela de classificação para medir os desempenhos dos participantes e ofereça prêmios como uma forma de reconhecimento do esforço e comprometimento de cada um.

Envie kits de exercícios

Outra ótima maneira de motivar seus funcionários a se exercitarem é presenteá-los com kits de exercícios. Não precisa ser nada muito complexo ou caro: uma garrafinha de água, dois halteres, um tapete de EVA e uma faixa elástica, por exemplo, já é suficiente. 

Ofereça descontos em academias

Ao incluir descontos em academias no plano de benefícios oferecido aos seus funcionários, além de incentivar a prática de exercícios, você também proporciona uma rotina mais equilibrada à sua equipe.

Isso porque, na academia, dificilmente haverá interrupções, como acontece em casa, o que favorece o foco e a dedicação. 

manter seus funcionários fisicamente ativos no trabalho remoto

Organize aulas virtuais de exercícios

Algumas pessoas sentem dificuldade em se exercitar sozinhas. Por isso, uma forma de motivar sua equipe é organizar aulas virtuais de exercícios. 

Você pode tanto liderar a aula, se for apto para isso, quanto escolher uma aula online transmitida em uma plataforma de vídeos, como o Youtube, para todos assistirem e praticarem juntos, por meio de ferramentas de comunicação, como o Zoom ou o Skype.

Incentive o trabalho em diferentes lugares

Por fim, uma boa maneira de manter seus funcionários fisicamente ativos é incentivá-los a trabalhar em diferentes lugares, além do home office.

Trabalho remoto, vale lembrar, vai muito além do trabalho em casa. Hoje em dia, por exemplo, há cada vez mais opções de coworkings que oferecem todo o suporte necessário para a realização das atividades.

Nesse sentido, uma ótima solução é o OfficePass do Woba, que oferece à sua equipe acesso a centenas de escritórios compartilhados em 160 cidades.

Sua empresa tem acesso a toda a estrutura, focando apenas no que verdadeiramente importa: a estratégia para o crescimento do seu negócio. Legal, não é mesmo? 

Algumas das grandes organizações que usam o OfficePass são: iFood, Ambev, Pipefy, Stilingue, Raro Labs, Creditas, entre várias outras.

Com essa solução, seus colaboradores se movimentam e ainda têm a liberdade de escolher diferentes locais para trabalhar todos os dias, o que traz satisfação e estimula a criatividade.

Quer saber mais sobre o OfficePass e entender como ele pode contribuir para os resultados da sua empresa? Clique aqui e confira!


Conheça o OfficePass


Texto escrito por Isabella Proença, Redatora freelancer e Bacharel em Administração.

Similar Posts