Carreira

8 maneiras de aproveitar seu tempo ao máximo sem se preocupar com o relógio e sem pensar no trabalho

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 26, 2022
8 maneiras de aproveitar seu tempo ao máximo sem se preocupar com o relógio e sem pensar no trabalho
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O ato de estar atento ao uso do tempo traz inúmeros benefícios à rotina. Para auxiliar você a aproveitar seu tempo ao máximo e sem preocupações, acompanhe as dicas deste post.

Durante a pandemia, os dados sobre problemas como a Síndrome de Burnout cresceram, alertando as pessoas que priorizar a produtividade em detrimento da saúde mental, sem pensar no equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, é um dos desafios do trabalho remoto que precisamos solucionar em 2022. Neste sentido, é necessário encontrar maneiras de aproveitar o tempo ao máximo, sem se preocupar com o relógio.

Muitos colaboradores sofrem em seu tempo ocioso e se sentem desconfortáveis ao descansar, mesmo que isso seja fundamental para uma rotina proveitosa. No entanto, prezar por uma boa qualidade de vida poderá melhorar o seu desempenho profissional.

Quer conhecer algumas formas de administrar seu tempo sem se preocupar? Continue lendo o post para aproveitar nossas dicas!

1. Exclua seu aplicativo de e-mail

Todos sabemos como é importante ter momentos offline, mesmo que atualmente seja um pouco complicado manter-se desconectado. Até quando colocamos o celular de lado, o impulso para checar as notificações pode atrapalhar o foco

Se for muito difícil pra você ficar sem o celular por perto ou resistir a tentação de checar mensagens e redes sociais, experimente excluir seu aplicativo de e-mail ou desconectar sua conta profissional. Assim, você foca seu trabalho em um dispositivo principal, como o seu computador, e evita sentir uma preocupação excessiva com o trabalho.

Caso não se sinta confortável em fazer isso no dia a dia, experimente fazê-lo durante os fins de semana ou nas férias. Faça um esforço consciente para se desconectar.

2. Cuide da sua saúde 

Com diversos transtornos relacionados ao trabalho como o burnout, a ansiedade e o estresse, de modo geral, cuidar da saúde mental é fundamental para ter um bom desempenho profissional. Por isso, pratique atividades que ajudam você a fortalecer a sua saúde física, emocional e mental para recarregar as energias e sentir-se mais disposto ao realizar seu trabalho.

Algumas pessoas dizem que trabalham tanto que não têm tempo para se exercitar ou até esquecem de praticar atividade física, mas uma simples caminhada entre os cômodos ou um alongamento na própria mesa de trabalho permite aliviar o estresse, bem como melhorar o foco e o engajamento nas tarefas.

pessoas fazendo alongamento na ponte com roupa amarela

3. Adquira novos hobbies

A dificuldade de parar de pensar sobre o que precisa ser feito no trabalho pode ser um problema. Se você não consegue se desligar de forma consciente, tente se apropriar de algo que mantenha você ocupado, mas que não tenha a ver com seu trabalho.

Hobbies que exigem alta concentração, como trabalhos manuais de artesanato ou marcenaria, fazem com que sua memória e concentração melhorem e ainda permitem que você descanse e deixe suas obrigações profissionais de lado, já que sua mente estará focada na realização do hobby.

4. Comunique-se previamente no trabalho

Quando a linha que separa a sua vida pessoal da sua vida profissional está pouco definida, é comum que você gaste mais tempo com tarefas do trabalho e isso pode gerar uma sobrecarga, afetando tanto o seu desempenho profissional quanto a sua vida pessoal.

Uma boa comunicação no ambiente profissional evita conversas extras que apenas repetem o que já foi definido. A conversa também melhora sua relação com líderes e outros colaboradores, beneficia o trabalho em equipe e encoraja a confiança.

Se você está sobrecarregado nas suas funções ou tem qualquer tipo de dificuldade que também possa afetar sua performance, seja transparente e comunique ao seu empregador. Nesses casos, a sinceridade pode fazer com que seu gerente compreenda sua situação e remaneje tarefas ou prazos.

Uma das maneiras de aproveitar seu tempo ao máximo é buscar empresas remotas e que tenham foco em employer branding. Empresas assim priorizam o bem-estar de seus colaboradores e promovem boa comunicação, além do pleno desenvolvimento de suas habilidades.

5. Faça listas e cronogramas

Outra forma de otimizar o seu tempo é organizar listas para projetos ou tarefas de curto, médio e longo prazos. Assim, você tem a possibilidade de enxergar de modo completo quais passos serão dados em seguida e como se planejar para executá-los.

É importante acrescentar também uma ordem de prioridade para cada tarefa da lista. Não há motivo para passar mais tempo em uma tarefa menos prioritária enquanto outra mais importante está sendo deixada de lado. Ao ter consciência de quais são as atividades mais relevantes, conseguimos nos organizar de modo mais eficiente.

lista de tarefas em uma agenda

6. Organize blocos temáticos

Além de listas e tarefas prioritárias, ter horários destinados para atividades específicas também pode auxiliar você a planejar a rotina e visualizar o tempo gasto para cada item. Reserve, por exemplo, segunda-feira das 18h às 20h para se dedicar a aprender um novo idioma, ou quinta-feira das 8h às 9h um intervalo para praticar uma atividade física.

Determine também um tempo para focar exclusivamente no trabalho, caso você não tenha um horário fixo. Assim, você entenderá que fora daquele horário pré-determinado será possível se dedicar a outras coisas sem culpa.

Durante a execução das atividades, lembre-se de adicionar pequenas pausas. Permita-se  alguns minutos com a atenção voltada para outra coisa, pode ser uma boa recompensa para que você cumpra as metas no horário planejado. Além disso, faça pausas para que você se sinta mais disposto.

7. Respeite seus limites

Quando tiver múltiplas tarefas para realizar, tente se concentrar apenas em uma e se organize para finalizá-la antes de iniciar a próxima. Assim, você se sentirá estimulado ao riscar um item da sua checklist e não irá se sobrecarregar com diversas demandas ao mesmo tempo.

Não assuma mais tarefas do que você sabe que consegue cumprir. Algumas atividades podem parecer interessantes em um primeiro momento, mas influenciam negativamente no restante do seu planejamento e comprometem seu modo de trabalho. Dizer não também é importante para um bom proveito do seu dia. Lembre-se que quem controla sua agenda é você.

8. Descanse

Pode ser curioso falar sobre descanso quando o assunto é aproveitar seu tempo da melhor forma possível, mas se você não tiver uma boa noite de sono, o restante do seu dia tende a ficar comprometido. Quando sentir sono, tente não resistir ou lutar contra ele se distraindo com outra coisa. Respeitar seu corpo é fundamental para conseguir relaxar efetivamente.

Hábitos alimentares não saudáveis também influenciam a qualidade do seu sono, portanto, opte por comidas mais leves no horário do jantar e busque alimentos ricos em fibras para auxiliar na digestão. Chás também são grandes aliados na hora de dormir — camomila, melissa, erva doce, valeriana e erva cidreira são algumas recomendações que podem auxiliar a dormir melhor.  

Como você já viu, as 8 maneiras de aproveitar seu tempo ao máximo ajudam a estabelecer uma rotina mais equilibrada. É válido reforçar que buscar empresas que tenham foco em employer branding, é essencial para alinhar as áreas profissional e pessoal da sua vida.

Que tal construir o futuro do trabalho conosco? Conheça as vagas disponíveis!

Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X