Minha ida ao Impact Hub SP e a importância dos coworkings para a inovação

importância dos coworkings

importância dos coworkingsA importância dos coworkings para a inovação e o futuro do trabalho não é recente. O Impact Hub, por exemplo, é um espaço que surgiu em 2005, em Londres, quando alguns amigos tiveram a iniciativa de criar espaços de trabalho colaborativos para pessoas com interesses em criar e promover transformações no mundo.

Atualmente, a comunidade tem mais de 15.000 membros distribuídos em mais de 110 unidades espalhadas em diversas cidades do planeta. Eu, particularmente, estive no Impact de Belo Horizonte e também marquei presença em São Paulo.

Neste texto, vou falar da minha experiência no Impact Hub SP, onde tive, provavelmente, a tarde mais produtiva de 2018. Em seguida, falarei como os coworkings são essenciais para fomentar a inovação no mercado. Acompanhe!

Minha experiência no Impact Hub SP

Sou de Belo Horizonte e estava em São Paulo para participar de um evento de startups. Em meu tempo livre, fui atrás de um coworking e fiz uma reserva por meio do BeerOrCoffe no Impact Hub SP, onde mal poderia imaginar que teria um dia de produtividade inesquecível.

Antes de falar disso, vale a pena destacar o coworking como um todo. O espaço, por si só, foi projetado para proporcionar o melhor ambiente possível para o usuário e conta com diversas comodidades. Entre elas, destaco:

  • Café e chá;
  • Internet rápida;
  • Impressora e scanner;
  • Cápsulas para ligações;
  • Bicicletário;
  • Espaços de descanso;
  • Copa e área de alimentação;
  • Pet Friendly etc.

Como eu estava cheio de tarefas para cumprir, confesso que não interagi com as pessoas do local — acontece, não é verdade?

Por outro lado, tive um dos dias mais produtivos do ano. Consegui realizar minhas tarefas com qualidade, agilidade e eficiência. Se tivesse em outro lugar, como em casa ou em algum café, por exemplo, jamais conseguiria isso.

Situações como essa apenas reforçam e comprovam que os coworkings são, sim, ambientes que estimulam a produtividade e a criatividade. Falando nisso, abaixo vou destacar por que esses espaços são essenciais para fomentar a inovação nas empresas e no mercado como um todo.

A importância dos coworkings para a inovação

A inovação é algo inerente aos coworkings e isso aconteceu de forma muito natural. Basicamente, porque empresas e pessoas que nunca trabalharam juntos em um mesmo ambiente. Com os espaços colaborativos, os frequentadores passam a ter inúmeras oportunidades de atuar em projetos feitos em conjunto, que em uma empresa tradicional seria impossível de acontecer.

A própria arquitetura é feita para incentivar as trocas e as interações. É bem comum que coworkings sejam amplos, com mesas compridas e sem divisórias. Além disso, têm copa, lounge e outros ambientes que otimizam as relações. Assim, as pessoas podem trocar ideias e concretizar seus projetos.

Diante da importância dos coworkings para a inovação, empresas de todos os portes — incluindo as grandes — passaram a buscar esses espaços, uma vez que enxergam a necessidade de se reinventar e se destacar no mercado.

Além de proporcionar muitas oportunidades de negócios, os coworkings também promovem inúmeros encontros e ações programadas, o que os diferencia ainda mais de um escritório convencional. Com isso, o networking e a troca de ideias é bastante estimulado.

Abaixo, resumo os principais pontos que fazem dos coworkings locais perfeitos para inovar e fazer a diferença no mercado.

Flexibilidade

De uma forma geral, os coworkings podem funcionar muito bem para equipes de projetos específicos. Além disso, também são ideais para freelancers que atuam remotamente, longe das burocracias dos escritórios clássicos. Isso é ótimo para reter talentos e contar com profissionais muito mais focados, produtivos e entusiasmados com as suas atividades.

Design moderno

Definitivamente, grande parte dos coworking são muito atraentes e fazem com que as pessoas se sintam muito à vontade no dia a dia. Ou seja, as pessoas estão em locais onde gostariam de estar e criar. Cada vez mais, há espaços com iniciativas voltadas para contribuir para uma vida mais leve e equilibrada. Não é raro encontrar, por exemplo, ambientes pet friendly e com ações sustentáveis e ligadas à natureza.

Hospitalidade

Fazer com que os usuários se sintam bem e vivenciem uma boa experiência de trabalho também é uma premissa básica dos coworkings. Cada vez mais, os espaços são sinônimo de ambientes voltados para o bem-estar dos usuários. Isso, por sinal, é ótimo principalmente para os talentos mais jovens, que tendem a não querer trabalhar em um escritório tradicional.

Colaboração

Geralmente, as pessoas que fazem parte um coworking contam com um forte senso de comunidade. Por isso, existe muita colaboração entre os usuários. Por compartilharem as instalações e comodidades em comum, as interações passam a ser algo natural e corriqueiro.

Eventos e oportunidades de aprendizado

A importância dos coworkings também encontra lugar nos diversos eventos que possibilitam que as pessoas interajam e ainda aprendem. Muitas vezes, isso é um catalisador para gerar novas ideias e inovação para as empresas e para os seus funcionários.

Conclusão

E aí, o que achou da ideia de os coworkings serem essenciais para fomentar a inovação no mercado? Em tempos em que as evoluções tecnológicas estão cada vez mais rápidas, ter atributos como criatividade, produtividade e inovação deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação.

Quando as marcas se abrem para o novo e para a reinvenção, ganha não só a empresa, mas seus funcionários, clientes e todos os públicos com os quais a organização se relaciona.

Quando desenvolvem suas atividades em espaços mais convidativos, como nos coworkings, as companhias geram mais e melhores ideias, que consequentemente inspiram tudo e todos que estão ao redor.

Em uma época de transformação digital, em que os consumidores estão mais bem informados e exigentes, as marcas precisam ousar mais e oferecer produtos e serviços que realmente atendam necessidades e desejos dos seus atuais e futuros consumidores.

Dentro desse cenário, é interessante dizer que novos desafios exigem novas ideias, posturas e ambientes. Assim, fica ainda mais óbvia a importância dos coworkings para a inovação e para o futuro do trabalho.

Se você quer viver uma experiência em um dos mais 500 espaços da rede Woba é só clicar aqui e garantir a sua reserva grátis.

Similar Posts