10 ideias para reunião de fim de ano da sua empresa ser um sucesso

ideias para reunião de fim de ano

Se você quer ideias para reunião de fim de ano, saiba que é preciso estruturar o encontro para que ele seja estratégico. Esse é o momento de alinhar objetivos, encontrar espaços para melhorias e resolver eventuais problemas. Saiba mais.

Quando dezembro se aproxima, as empresas começam a preparar o ano seguinte. Esse é um período bastante estratégico. Afinal, delimita o orçamento para cada setor, reúne dados de balanço patrimonial e outros relatórios contábeis e verifica como ficaram as finanças do exercício que está terminando. Por isso, é preciso estabelecer como esses eventos vão acontecer. Aqui, vale pensar em ideias para reunião de fim de ano.

Essa é a melhor maneira de garantir o sucesso das equipes nessa empreitada. Isso porque esses eventos são mais do que momentos de integração e descontração. Eles servem para alinhar objetivos, mostrar o que a empresa alcançou durante o ano e o que ainda falta melhorar.

No entanto, esses encontros devem ser realizados de forma estruturada para trazer os resultados esperados. Então, quais são as melhores ideias para fazer a sua reunião de fim de ano? Vamos apresentar as principais.

ideias para reunião de fim de ano

1. Revise os dados

O primeiro passo para ter ideias para a reunião de fim de ano é pensar sobre os resultados obtidos. Analise todos os dados que deseja apresentar e peça ideias e feedbacks aos colaboradores. O foco principal deve estar embasado em três aspectos:

  • Sucessos: confira se algum valor foi economizado, se os objetivos foram atingidos, se alguma ideia trouxe resultados positivos. Vale a pena orientar que cada equipe encontre uma conquista para destacar e celebrar. Assim, todos participam;
  • Melhorias: aqui, o objetivo é reconhecer as falhas, verificar quais delas podem ser evitadas e como fazer isso. Além disso, é uma maneira de verificar se algum colaborador tem ideias eficientes para resolver esses gargalos;
  • Resultados: o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é fundamental em qualquer negócio. Ele tem tudo a ver com eficiência. Por isso, é importante analisá-lo para entender como estão os esforços realizados pela empresa e identificar a possibilidade de mudanças. 

2. Envolva todos os colaboradores

Normalmente, as reuniões de fim de ano são focadas em uma pessoa. No entanto, você pode inverter esse cenário e convidar todos os líderes de equipes, gestores e colaboradores. A ideia é mostrar cases de sucesso e incentivar outros profissionais a agirem da mesma forma.

3. Seja breve

Apesar de existirem vários dados a repassar, é importante que o encontro seja rápido para evitar que as pessoas comecem a se dispersar e desconcentrar. Como fazer uma reunião produtiva? Claro que não há uma regra, mas a sugestão é que ela durar menos do que três horas. Além disso, vale a pena fazer a reunião de manhã. Após o almoço, as pessoas tendem a ficar menos alertas.

4. Evite usar o Power Point de forma excessiva

Os slides são ótimas ferramentas para apresentar as ideias para uma reunião de fim de ano, mas são chatos quando excessivos e desnecessários. O ideal é utilizá-los de forma inteligente.

Para começar, coloque conteúdos diferentes daquilo que está sendo falado. Coloque menos escrita e mais imagens. Ainda tente ficar na média de cinco slides para cada pessoa que falar e letras com tamanho 30 para que todos consigam ler.

5. Reconecte a empresa e as equipes

É importante que o novo ano que se inicia tenha um fôlego diferente. No final de um período de 12 meses, em geral, muitas pessoas já estão cansadas. Porém, esse também é um momento de renovação. Por isso, utilize esse sentimento para recordar dois pontos principais:

  • Missão: a ideia é lembrar a todos do porquê as atividades são realizadas, ou seja, da importância da empresa para elas, seus clientes, fornecedores e toda sociedade. Por isso, vá além da questão do lucro. O propósito é garantir que todos estejam revigorados e animados para a próxima fase;
  • Clientes: pergunte-se por que sua empresa é importante para os consumidores e veja se o público-alvo e as pernas (clientes ideais) continuam os mesmos. Se precisar, atualize.

6. Crie a estratégia

Agora que todos os dados foram revisados e você verificou os pontos que precisa abordar na reunião de fim de ano, considere a estratégia para o próximo ano. Alguns pontos relevantes nesse momento são:

  • Necessidades dos clientes: com a revisão das personas, verifique o que é necessário mudar na sua estratégia de vendas e atendimento. Se precisar de embasamento na sua análise, pergunte aos clientes o que eles acham sobre seu negócio e verifique as descrições e feedbacks;
  • Necessidades da companhia: confira o que a empresa deseja alcançar e enxerga como seu objetivo estratégico. Pode ser crescimento, lucro, receita etc.;
  • Métricas: defina as métricas com base nos pontos anteriores. Escolha somente aquelas que forem relevantes.

ideias para reunião de fim de ano

7. Faça a análise SWOT

A ideia dessa avaliação é checar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Aqui, você fará uma análise completa, que permitirá encontrar os pontos positivos e negativos da sua empresa, além de formas de se diferenciar da concorrência. Assim, fica mais fácil seguir para a próxima ideia para reunião de fim de ano.

8. Defina metas para o ano seguinte

Todo ano, a empresa deve revisar os seus objetivos estratégicos e as metas que ajudarão a chegar lá. Vale a pena dividir esse processo em três partes:

  • Decisões ambiciosas: veja o que pretende atingir com sua empresa. Se espera que ela seja a melhor para os clientes, mire alto;
  • Metas SMART: defina metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Assim, elas são claras, objetivas e fica fácil saber como atingi-las;

9. Crie um planejamento

Defina o que deve ser feito no próximo ano e apresente as ideias na reunião. Aborde:

  • Equipes: veja se os colaboradores têm todas as habilidades e competências necessárias;
  • Táticas: confira quais estratégias tendem a apresentar mais sucesso para o que sua empresa deseja alcançar;
  • Processos: reavalie os fluxos de trabalho e faça mudanças, se necessário. O objetivo é a integração e a colaboração para aumentar a produtividade.

10. Peça feedbacks

Por último, peça o feedback dos colaboradores. Essa é uma boa maneira de encerrar o encontro e coletar mais ideias para a reunião de fim de ano. Essas informações também ajudarão a fazer algum ajuste antes do próximo exercício começar. Sem contar que deixará os profissionais mais engajados por terem suas opiniões ouvidas e perceberem que o bem-estar dos trabalhadores remotos e presenciais é uma preocupação.

Perceba que essas 10 dicas podem ser aplicadas em qualquer organização, mesmo que a companhia esteja adaptando sua forma de trabalhar.

Se esse é o seu caso, é provável que existam trabalhadores no escritório e fora dele. Como reunir todos eles? Uma dica é usar as salas de reunião em coworkings. Elas são espaços privativos que ajudam a fazer um encontro produtivo e objetivo.

Nesse caso, você pode contar com a plataforma do Woba, que oferece salas de reunião em SP e em muitas outras cidades. É só consultar e ver aquela que está disponível e próxima. Assim, você pode focar as ideias para reunião de fim de ano e deixar de se preocupar com a estrutura necessária.

Quer conhecer as melhores salas de reunião do Brasil? Acesse o site e conheça o serviço e suas vantagens.


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Similar Posts