8 ferramentas do Google G Suite que toda equipe remota deveria usar

Google G Suite

O Google G Suite é composto por um grupo de ferramentas essenciais para as equipes remotas realizarem um bom trabalho. Veja quais são elas!

O trabalho remoto já é uma realidade para grande parte das empresas, que precisam investir em meios para que os funcionários tenham mais produtividade ao trabalhar nessa modalidade. O Google G Suite é uma plataforma que pode ajudar muito nesse sentido.

De acordo com uma pesquisa da Ring Central, 69% dos trabalhadores remotos desperdiçam até uma hora por dia navegando entre ferramentas de trabalho. Por isso, ter uma plataforma unificada é tão relevante.

Quer resolver esse problema do trabalho remoto? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o Google G Suite.

O que é o Google G Suite?

O G Suite é uma plataforma do Google com soluções corporativas em nuvem, ou seja, que podem ser acessadas em qualquer dispositivo. Soluções como editor de textos, planilhas, slides, e-mails, ferramentas de videoconferência, entre outros recursos fazem parte do pacote. 

Com essa plataforma, os colaboradores das empresas têm praticamente tudo aquilo de que precisam para trabalhar remotamente no mesmo espaço. Isso evita que eles percam tempo migrando de uma plataforma para outra. 

Ao contratar o Google G Suite a empresa precisa fazer um pagamento mensal, no formato de assinatura. Para quem deseja testar, é possível utilizá-lo gratuitamente por 14 dias.

Veja as 8 ferramentas do Google G Suite para equipes remotas

Com o Google G Suite, fica mais fácil para as empresas conquistarem a produtividade remota e a eficiência ao trabalhar com times que estão em espaços e em tempos diferentes.

Veja, a seguir, quais são os principais recursos disponibilizados por essa plataforma!

1. Gmail

O Gmail é uma das ferramentas mais populares do Google G Suite. O serviço se destaca no meio empresarial, sendo um dos aplicativos de e-mail mais utilizados pelas organizações.

Entre as principais vantagens do Gmail, está o espaço para armazenamento, que começa em 30GB. Além disso, há um armazenamento ilimitado para endereços de contatos.

Quem assina o Google G Suite conta com a possibilidade de ter um e-mail personalizado com a URL da empresa, dando mais seriedade ao negócio. 

Isso quer dizer que o seu endereço não será fulano@gmail.com, mas sim fulano@nomedaempresa.com.

Caso você necessite, também pode ser atendido pelo suporte telefônico do Gmail, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

2. Agenda

A Agenda serve para manter os compromissos de trabalho sempre organizados. 

Agenda do Google

Integrada a outros apps do Google, ela permite que sejam enviados convites para reuniões e links para videoconferências, além de mostrar lembretes com o objetivo de que ninguém esqueça das atividades.

Outro benefício da Agenda é que ela pode ser compartilhada entre os colegas de equipe. Assim, fica mais fácil para o líder fazer a gestão de equipes remotas.

3. Hangouts Meet

Praticamente todas as empresas que adotam o trabalho remoto precisam ter um bom aplicativo para fazer videoconferências. Afinal, são os encontros por vídeo que, muitas vezes, substituem as reuniões presenciais.

No Google G Suite, a ferramenta de videoconferência é o Hangouts Meet, um aplicativo que faz a conexão de chamadas de áudio e de vídeo entre as equipes.

Uma das principais vantagens do Hangouts Meet é que ele pode ser usado por praticamente qualquer dispositivo, como notebooks, tablets, smartphones etc.

4. Google Docs

O Google Docs também faz parte do G Suite e reúne uma série de recursos para editar textos, dados de planilhas, apresentações de slides e para criar formulários de pesquisas.

Dessa forma, você pode começar a digitar um texto em um computador e terminar em outro, por exemplo, sem ter que ficar salvando toda hora e guardando o documento num pen drive ou num qualquer dispositivo externo. Tudo fica na nuvem!

Com o Google Docs, você também pode criar pastas e arquivos com diferentes níveis de acesso. Assim, pode compartilhar os arquivos com os seus colegas e trabalhar em equipe sem ter receio de algo ser alterado ou visualizado por pessoas não autorizadas.

5. Google Drive

Não podemos citar o G Suite sem falar do Google Drive. Trata-se de um sistema de armazenamento e de compartilhamento de arquivos na nuvem. Dessa maneira, ele funciona como um centro de armazenamento para todos os arquivos da empresa.

G Suite no celular

No Google Drive, é possível guardar documentos antigos, apresentações, fotografias e qualquer outro tipo de arquivo. Tudo fica na nuvem, organizado e com a possibilidade de ser acessado sempre que necessário.

6. Sites

O Google G Suite conta até mesmo com um recurso para criação de sites. Por meio dele, as empresas podem criar páginas da web personalizadas mesmo sem ter conhecimentos aprofundados em programação.

Vale lembrar que as páginas criadas pelo recurso Sites são responsivas, ou seja, adaptam-se automaticamente a diferentes tipos de tela. Nesse sentido, os usuários que acessarem o site terão uma boa experiência, independentemente do dispositivo utilizado.

7. Keep

O Keep é um aplicativo do Google G Suite que funciona como um bloco de anotações. Ele serve para anotar aquelas ideias que surgem no dia a dia e que você não pode deixar de anotar para não esquecer, sabe?

Além de texto, o Keep permite que as notas sejam criadas no formato de áudio e que tenham imagens, como fotos ou prints anexados. Desse modo, nenhuma ideia brilhante vai escapar da cabeça.

8. Cloud Search

Hoje em dia, as empresas trabalham com um grande volume de dados e de arquivos. Por isso, encontrar aquilo de que se necessita em determinado momento nem sempre é uma das tarefas mais fáceis.

O Cloud Search veio para solucionar esse problema! O aplicativo pesquisa tudo na sua nuvem e, dessa maneira, os arquivos de que você precisa são facilmente encontrados. 

Além disso, ele faz sugestões relevantes para que as rotinas sejam melhor organizadas.

Usar o Google G Suite pode fazer a diferença nas rotinas de trabalho remoto da sua empresa. Logo, não deixe de considerar essa solução!

Para saber mais sobre o assunto, baixe agora mesmo o nosso guia completo para quem precisa aprender a trabalhar remotamente

Aprenda a trabalhar remotamente


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts