O impacto da geração Z no design dos escritórios modernos

Coworking da Geração Z

Os jovens da geração Z estão impactando o mercado de trabalho, inclusive no que se refere ao design dos escritórios. Leia o artigo e compreenda como o fenômeno geracional influencia a arquitetura das organizações.

Fazem parte da geração Z, de acordo com as definições sociológicas, os jovens que nasceram a partir de 1995. Boa parte desse grupo já está frequentando ou terminando a faculdade, bem como já está inserida no mercado de trabalho.

Também é fato que a nova geração de trabalhadores tem características bem próprias e que isso tem influenciado a forma como as empresas organizam as suas estruturas, inclusive o design de escritórios.

Para os jovens profissionais, é importante ter mais liberdade nas rotinas, preservar o meio ambiente, valorizar as diferenças, entre outros tópicos importantes. Soluções inovadoras, como as plataformas de coworking, contribuem muito para essa nova forma de trabalhar.

Quer saber mais sobre o impacto da geração Z no design de escritórios, bem como conhecer alguns coworkings que abraçam essas ideias? Então prossiga com a leitura!

Características do design de escritórios que agradam a geração Z

Os jovens da geração Z são pessoas que já nasceram e cresceram em meio às novas tecnologias. Quando eles chegaram ao mundo, a internet já era utilizada, e eles não precisaram aprender a lidar com isso, como aconteceu com as gerações anteriores.

A forte presença dos recursos tecnológicos é um dos principais norteadores da forma de pensar da geração Z. Isso, aliado a outros fatores, tem modificado a forma como as empresas organizam os seus escritórios.

Veja, a seguir, algumas características do design de escritórios que agradam a geração Z!

Individualidade

Uma das características que se observa muito na geração Z é a individualidade. Os jovens de hoje em dia, de maneira geral, tendem mais à expressão individual e menos à colaboração do que as outras gerações.

Isso não quer dizer, no entanto, que eles sejam menos comunicativos ou antissociais. O que acontece é que a geração Z está acostumada a viver em tempos e em espaços diferentes. A comunicação assíncrona, ou seja, que não acontece com emissor e com receptor conversando em tempo real, é um exemplo disso.

Trabalhar em salas privativas em coworkings, por exemplo, é algo que está se tornando mais comum e que parte um pouco das novas necessidades da geração Z.

Espaços multiuso

A possibilidade de poder trabalhar remotamente tem feito com que a geração Z possa se definir como nômade digital. Ou seja, não é necessário fixar residência fixa em uma cidade apenas porque a sede da empresa em que se trabalha é ali, por exemplo.

Com o anywhere office, os trabalhos podem ser feitos em qualquer local do mundo. Como trabalhar em casa é uma realidade, os espaços multiuso têm se tornado comuns nas residências modernas.

Pensemos em tal cenário: uma sala de estar pode ter uma escrivaninha para o home office, ao lado da TV e do sofá. Lazer e trabalho ocupam o mesmo espaço, portanto, mas em ocasiões diferentes.

Nos escritórios das empresas, também é assim! A tendência é que se criem mais espaços multiuso, como cozinhas colaborativas, salas de jogos, quartos para descanso, entre outros locais desse tipo na arquitetura empresarial. 

Preservação do meio ambiente

A geração Z também é mais consciente em relação à preservação do meio ambiente. Desde cedo, nas escolas, esses jovens foram recebendo estímulos e aprendendo conceitos importantes sobre reciclagem, sobre separação do lixo, sobre uso correto da água, entre outras questões que foram pouco debatidas com as gerações anteriores.

Essa preocupação em preservar o meio ambiente é levada para o mercado de trabalho. Na arquitetura empresarial, os espaços verdes são cada vez mais valorizados. A presença de plantas nos escritórios, inclusive, é uma tendência.

Respeito à diversidade

Conforme a sociedade avança, é conquistado  mais respeito à diversidade das pessoas. Lideranças femininas, presença de colaboradores de diferentes raças, crenças e orientações sexuais, por exemplo, estão ganhando força no mercado colaborativo.

Tal realidade também se reflete no design dos escritórios. As empresas estão aprendendo a sair do “padrão” e a adotar salas mais alegres, coloridas e até mesmo divertidas, indo ao encontro dos gostos e dos valores de seus colaboradores.

OfficePass: conheça a solução do Woba que dá acesso a + de 1000 coworkings no Brasil

A flexibilidade no trabalho também é um ponto muito valorizado pela geração Z. Novas soluções, como o OfficePass, possibilitam que isso seja conquistado.

O OfficePass é uma solução do Woba que as empresas podem contratar para que os seus colaboradores tenham acesso a mais de 1000 espaços de coworking em todo o Brasil.

OfficePass do Woba

São mais de 170 cidades brasileiras que contam com coworkings conveniados, e todos os seus colaboradores podem trabalhar onde quiserem com a melhor infraestrutura. Essa é uma solução que, sem dúvida, agrada a todas as gerações.

3 coworkings cools” que profissionais de todas as gerações devem conhecer

Na rede de coworkings conveniados do BeerOrCofffee, você encontra opções de escritórios mais “cools” e que todas as gerações gostarão de conhecer. Veja algumas opções!

1. Selina Lapa Rio

Localizado no Largo da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, o Selina Lapa Rio reúne toda a estrutura de um coworking, mas também celebra a arte e a promoção do networking

O espaço é muito moderno, arrojado, colorido e inclusivo. Tudo o que você precisa para trabalhar bem encontrará lá!

Selina Lapa Coworking

2. Studio At Concordia

Moderno, colorido, amplo, bem iluminado… Essas são algumas características do Studio At Concordia, coworking localizado na cidade de Nova Lima/MG.

Esse local é muito frequentado por profissionais da geração Z e promove uma gama de conexões e um crescimento incrível!

Studio at Concórdia

3. Club Coworking Paulista

Em plena Avenida Paulista, no centro de São Paulo, você pode frequentar o Club Coworking Paulista, um espaço realmente diferenciado para trabalhar.

O ambiente é amplo, moderno, tem móveis diferentes, área de alimentação, salão de jogos, uma bela varanda e gerador de eletricidade. Por isso, se você mora ou está de passagem por São Paulo, não deixe de conhecer esse coworking.

Club Coworking Paulista

Nós acreditamos na evolução da sociedade e que as trocas entre profissionais da geração Z e de outras épocas contribuem muito para o crescimento de todos. O mundo está mudando para melhor, e a sua empresa pode fazer parte dessa evolução.

Centenas de empresas já utilizam o OfficePass e vivenciam o futuro do trabalho. Acesse o nosso site, conheça os nossos planos e garanta essa flexibilidade também para os seus colaboradores.


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts