Trabalho híbrido

O que os gestores estão dizendo sobre o futuro do trabalho híbrido, segundo a McKinsey & Company

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em abril 28, 2022
7 min de leitura
O que os gestores estão dizendo sobre o futuro do trabalho híbrido, segundo a McKinsey & Company
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Investir em conexões e interações, melhorar o planejamento, repensar e redesenhar processos ao fazer contratações, entre outros aspectos. Confira neste artigo o que os líderes e executivos estão dizendo sobre o futuro do trabalho híbrido!

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial, líderes e executivos de empresas estão pensando cada vez mais sobre o futuro do trabalho híbrido para as suas organizações.

Afinal de contas, essa forma de trabalho mais flexível tem se mostrado eficiente, além de ser bastante desejada por profissionais atualmente.

Segundo a pesquisa — 100 executivos de diversas áreas foram entrevistados —, nove em cada dez organizações adotarão o trabalho híbrido, ou seja, parte do tempo será em casa ou em coworkings e parte no escritório tradicional. 

É nítido que neste cenário pós-pandemia grande parte das organizações já está ciente de que o trabalho será híbrido e que profissionais não precisam, necessariamente, ir todos os dias até a sede da empresa para trabalhar.

Agora, vale ressaltar que a maioria das organizações, até pouco tempo atrás, não adotava este modelo de trabalho. Antes, o formato era muito mais “engessado” e todos os profissionais tinham que se deslocar, de segunda a sexta, até o escritório da empresa para desempenharem as suas funções.

Por isso, ainda existem certas dúvidas e desafios a respeito da implementação deste formato de trabalho. E, pelos números e dados da pesquisa da McKinsey & Company, é essencial que líderes e executivos avaliem, reflitam e pensem sobre como será o futuro do trabalho híbrido. Veja!

O futuro do trabalho híbrido – insights da pesquisa da McKinsey & Company

O trabalho híbrido, para muitas empresas e profissionais, ainda é algo novo. Por isso, é de suma importância ter em mente que:

  • Alguns processos precisam ser repensados;
  • Treinamentos devem acontecer;
  • Os líderes devem ajudar os funcionários a prosperar.

A partir disso, confira a seguir alguns insights importantes a respeito deste assunto e reflita sobre como eles podem ser utilizados/adaptados em sua empresa!

Nível do trabalho híbrido

O primeiro insight que a pesquisa da McKinsey & Company traz é que a maioria dos executivos entrevistados espera que os colaboradores frequentem o escritório no pós-pandemia de uma a quatro vezes por semana.

Dos 100 entrevistados, 40 gostariam que os funcionários estivessem na sede da empresa entre 21-50% do tempo, enquanto outros 40 gostariam que os colaboradores estivessem no escritório entre 51-80% do tempo.

Ou seja, apesar de o trabalho híbrido ser algo cada vez mais presente e adotado por inúmeras empresas, muitos executivos entendem que uma parte considerável do tempo de trabalho ainda deve ser executada no escritório — talvez por medo ou por receio de alguns problemas do trabalho remoto.

Planejamento

Apesar de nove em cada dez executivos considerarem o futuro do trabalho híbrido para suas organizações, a maioria ainda não tem um plano de alto nível sobre como executá-lo adequadamente.

De acordo com a pesquisa, 68% não têm um plano detalhado e alinhado entre os principais executivos e as equipes sobre o trabalho híbrido — o que mostra que é preciso ir além, ter mais conversas, estudos e discussões sobre o assunto.

Produtividade

Outro insight interessante que foi apresentado na pesquisa é que para mais da metade dos entrevistados, os níveis de produtividade, tanto individual quanto em equipe, melhoraram durante a pandemia.

Dos 100 executivos, 58 disseram que a produtividade individual dos colaboradores aumentou e 54 comentaram que a produtividade em equipe também teve um certo nível de crescimento.

E isso, de acordo com a pesquisa, tem relação com o próximo insight que iremos abordar.

Conexões e interações

Por que mais da metade dos entrevistados disse que os níveis de produtividade melhoraram?

Segundo a McKinsey & Company, essas organizações passaram a dar mais suporte aos funcionários, incentivando e trabalhando a conexão e a interação entre eles, por exemplo:

  • Na discussão de projetos;
  • No compartilhamento de ideias;
  • Em treinamentos etc.

Dois terços dos líderes e executivos relataram que, ao melhorar e aumentar essas conexões e interações, os níveis de produtividade aumentaram.

Portanto, é importante que, mesmo no trabalho remoto, haja sempre muita comunicação e  colaboração. Não é porque os colaboradores não estão no mesmo espaço que eles não devem se conectar e interagir entre si.

Contratações

Contratar talentos é um processo extremamente importante para qualquer empresa. Na pandemia, as contratações precisaram e precisam ser repensadas.

Segundo a pesquisa, na crise sanitária quase 2/3 das organizações mudaram os processos de recrutamento e seleção para ambientes remotos, mas apenas uma em cada três reimaginou a contratação desde o início.

Portanto, se você quer contar com os melhores talentos é necessário pensar em como adequar todo o processo de contratação.

O futuro do trabalho híbrido precisa ser pensado agora

É inegável que o trabalho híbrido é algo extremamente importante para organizações — e aquelas que não se adaptarem, podem acabar ficando para trás.

Por isso, se você é um líder, é fundamental pensar no futuro do trabalho híbrido agora. Afinal, quanto antes você se preparar, melhor será!

Solução para empresas – OfficePass

O trabalho remoto já é realidade para inúmeras empresas no Brasil. 

Porém, como sabemos, nem todos os funcionários possuem uma boa estrutura e condições apropriadas para trabalhar de suas casas (home office) — e isso, claro, pode acabar comprometendo e afetando o desempenho deles.

Para garantir que os profissionais tenham um ambiente adequado e preparado para o trabalho híbrido, nós criamos o OfficePass, uma solução que disponibiliza centenas de escritórios pelo país para que você e sua equipe possam trabalhar onde e quando precisar. E o melhor: sem burocracias.

Por isso, se você quer que os seus funcionários tenham um local adequado para trabalhar acesse nosso site aqui. São mais de 1.000 escritórios para todos os gostos, do mais formal ao mais descolados, em 180 cidades brasileiras. 

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X