25 frases motivacionais para equipes remotas que vão inspirar sua empresa

frases motivacionais para equipes remotas

Guia do Futuro do TrabalhoFrases motivacionais para equipes remotas ajudam a incentivar e engajar.Veja aqui!

Você já pensou em usar frases motivacionais para equipes remotas? Acredite, elas existem e são muitas. Mais do que isso, cumprem o papel de fazer o time engajar e ter o fit adequado.

O que isso significa, na prática? Para alcançar os melhores resultados, os profissionais devem consumir bons conteúdos e estarem alinhados aos valores da empresa. Esse é o caminho para formar uma equipe de alta performance, que alie produtividade e qualidade.

Por outro lado, se essa regra deixar de ser seguida, a relação entre empresa e colaborador começa a perecer. Afinal, “querer ser bem-sucedido sem trabalhar duro, é como querer colher sem plantar”, como disse o político americano David Bly.

Então, que tal manter a motivação no trabalho? Entenda por que isso é necessário e veja as frases que vão te inspirar e oferecer suporte emocional à equipe remota. Confira!

Qual a importância da motivação e do engajamento no trabalho remoto?

Existem vários desafios no trabalho remoto — e manter uma equipe motivada é um deles. Os líderes e gestores enfrentam essas dificuldades, mas nem sempre percebem que elas estão presentes. Afinal, é mais fácil mascarar os problemas quando se está longe.

Por isso, é importante ter uma postura proativa e assumir os pontos positivos e negativos da modalidade a distância. Esse comportamento realista tende a trazer vários benefícios, como:

  • Fortalecimento da relação empresa e colaborador;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da sensação de pertencimento;
  • Melhoria do engajamento;
  • Sentimento de valorização.

Assim, fica fácil perceber que os resultados surgem devido a uma cultura organizacional saudável. Implementar essa ideia é desafiador no trabalho remoto, mas a satisfação com a modalidade é um estímulo.

Para entender esse cenário, basta ver a pesquisa feita pela Global Line com 145 multinacionais com filiais no Brasil. O levantamento mostrou que 58% estão “muito confortáveis” com o trabalho remoto, e 36% se sentem “confortáveis”.

Com relação às atividades desempenhadas, 91% entendem que ela é “muito parecida com o normal”, “muito fácil” ou “fácil”. Tudo bem até aqui, certo? O problema surge agora. Entre os principais desafios desse modelo estão:

  • Socializar: 68%;
  • Desenvolver confiança: 33%;
  • Comunicar: 28%;
  • Dar feedback: 22%;
  • Manter a meta comum: 22%;
  • Liderar: 15%;
  • Fazer amigos: 14%.

Perceba que muitos desses pontos não estão diretamente relacionados ao trabalho. No entanto, impactam a sua eficiência. Isso porque a dificuldade de fazer amigos pode levar a problemas no trabalho em equipe, por exemplo. Já a falta de confiança pode gerar incertezas no profissional, que precisará de um acompanhamento mais próximo do gestor.

A mesma pesquisa demonstrou que o foco em uma cultura humanizada e colaborativa é o desejo de 70% dos trabalhadores. Além disso, 65% entendem que manter o engajamento dos profissionais é outro ponto de melhoria.

Assim, enquanto a gestão do tempo no trabalho remoto foi citada como um dos aprendizados, a necessidade de um “empurrãozinho” foi mencionada como uma das demandas. Nesse cenário, a gestão tem duas alternativas: prestar atenção nas necessidades dos colaboradores e os incentiva, ou deixa o barco rolar sozinho. Contudo, o resultado do segundo caso pode ser um naufrágio. Por isso, é importante conhecer as frases motivacionais para equipes remotas.

25 frases motivacionais para equipes remotas

Quando se pensa em frases sobre coworking e outros modelos de trabalho remoto, é preciso entender os principais aspectos negativos desse formato. Além dos já citados, existem os seguintes:

  • Sensação de isolamento;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Distrações em casa.

Dentro desse cenário, é preciso considerar todas essas variáveis para usar as frases motivacionais para equipes remotas. Foi o que fizemos. Veja só:

1. O trabalho colaborativo é necessário

“Trabalho em equipe é a habilidade de trabalhar juntos rumo a uma visão comum. A habilidade de direcionar as realizações individuais rumo aos objetivos organizacionais. É o combustível que permite a pessoas comuns alcançarem resultados incomuns”, Andrew Carnegie, industriário e filantropo.

2. A liderança é fundamental para a motivação de equipes remotas

“Se você quer construir um navio, não reúna as pessoas para coletar madeira, nem atribua tarefas e trabalhos a elas, mas ensine-as a ansiar pela imensidão infinita do mar”, Antoine de Saint-Exupéry, escritor.

3. O trabalho remoto não é tão difícil

“Se vocês podem rir juntos, podem trabalhar juntos”, Robert Orben, escritor e comediante.

4. As discussões fazem parte — inclusive, no mundo virtual

“Se dois homens no mesmo cargo concordam o tempo todo, então, um deles é inútil. Se eles discordam o tempo todo, ambos são inúteis”, Darryl F. Zanuck, produtor cinematográfico.

5. O esporte pode ajudar

“A força de um time é cada um dos membros. A força de cada um dos membros é o time”, Phil Jackson, jogador de basquete.

6. E muito!

“O jeito que todo um time joga determina seu sucesso. Você pode ter o maior grupo de estrelas individuais no mundo, se eles não jogarem juntos, o time não valerá nada”, Babe Ruth, lenda do baseball.

7. A motivação pode ser de um colaborador para outro

“Se você quiser se elevar, levante outra pessoa”, Booker T. Washington, educador e ativista.

8. O equilíbrio é tudo

“Para lidar consigo mesmo, use sua cabeça; para lidar com os outros, use seu coração”, Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos.

9. A comunicação é importante e pode ser difícil no trabalho remoto

“A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito”, Peter Drucker, consultor.

10. A receita para o fracasso é o excesso

“Até mesmo quando eu trabalhava em um escritório, eu frequentemente levava trabalho para casa. Quando eu comecei a trabalhar remotamente, essa foi a receita para o desastre. Com o tempo, eu descobri duas coisas muito importantes. É um pouco clichê e todo mundo diz, mas é bastante verdadeiro: descansar é muito importante. E um tempo de folga é muito importante”, Gonçalo Silva, Doist.

11. O trabalho remoto tem suas vantagens e elas precisam ser lembradas

“Trabalhar de casa é ótimo para muitas pessoas, porque elas podem passar mais tempo com sua família, seus filhos e seus bichinhos de estimação”, Brian Peters, Buffer.

12. E os benefícios são muito maiores do que pensamos

“Toda conversa é sobre como o trabalho remoto é diferente, em vez de ser sobre as ferramentas incríveis que temos à nossa disposição e que equipes remotas e não remotas são capazes de usar a qualquer momento. Nós temos essa oportunidade de ter muito mais liberdade no nosso ambiente em comparação com o que tínhamos no escritório ou mesmo na escola 40 horas por semana”, Hiten Shah, FYI.

13. A colaboração é essencial para o sucesso no trabalho remoto e em outras modalidades

“Não existe o tal self-made man. Você atingirá seus objetivos com a ajuda dos outros”, George Shinn, empreendedor e líder de negócios.

frases motivacionais para equipes remotas

14. A autonomia é importante

“Dar aos funcionários ampla autonomia e flexibilidade permite que as pessoas se sintam independentes e empoderadas, enquanto ainda se sentem parte de algo maior. Isso leva a empregados felizes e leais com uma boa qualidade de vida, o que acaba levando a uma cultura surpreendente”, Larry English, ex-jogador de futebol americano.

15. O crescimento de todos no trabalho remoto é incrível

“O trabalho remoto é esse convite incrível para ficar realmente bom na construção de culturas inclusivas, nas quais há uma grande variedade de tipos de pessoas, e para construir uma cultura em que todos se sintam incluídos e tenham uma experiência de crescimento contínuo e desenvolvimento constante. Esse é o desafio, e não é fácil”, Shane Metcalf, 15Five.

16. Mas exige esforço

“Todos querem viver no topo da montanha, mas toda a felicidade e crescimento ocorre enquanto você está escalando”, Andy Rooney, locutor de rádio e roteirista da TV americana.

17. O trabalho remoto também requer limites

“Parte da beleza do trabalho remoto é ser capaz de trabalhar com uma programação que funcione melhor para você, mas se você está online e trabalhando todas as horas, cansará rapidamente. Nós temos que construir regras claras sobre como a tecnologia pode ser usada para ajudar-nos a manter essas barreiras e manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, Ryan Bonnici, G2.

18. Até mesmo porque a produtividade tem um conceito diferente do que costumamos achar

“Nós pensamos, de forma errada, que o sucesso é o resultado da quantidade de tempo que aplicamos no trabalho, em vez da qualidade do tempo que aplicamos”, Arianna Huffington, colunista, autora e escritora.

19. O Einstein tem uma boa dica para alcançar o equilíbrio

“Fora da desordem, encontre a simplicidade. Da discórdia, encontre harmonia. No meio da dificuldade, está a oportunidade”, Albert Einstein, físico.

20. A fórmula para o sucesso é essa

“Cooperação é a convicção absoluta de que ninguém pode chegar lá a menos que todos cheguem lá”, Virginia Burden, escritora.

21. Mas também é preciso ter gratidão

“Lembre-se de aproveitar a liberdade de ser capaz de trabalhar a partir de qualquer lugar e a flexibilidade de adaptar o seu trabalho à sua vida mais do que o contrário”, Alex Muench, Doist.

22. As regras para a alta performance continuam iguais

“As velhas regras que fazem um ótimo time ainda se aplicam, em uma equipe remota ou não. Você não pode construir uma cultura se não tem confiança, prestação de contas e respeito mútuo. A melhor forma de acabar com uma cultura é parar de confiar nas pessoas, e parar de dar respeito e as responsabilidades que as pessoas mais querem em seus trabalhos”, Tracey Halvorsen, Fastspot.

23. O trabalho em equipe volta para mostrar seus benefícios

“Nem finanças, nem estratégia. Nem tecnologia. É o trabalho em equipe que continua sendo a principal vantagem competitiva, porque é tão poderoso quanto raro”, Patrick Lencioni, escritor.

24. A mudança é bem-vinda

“O que você deve fazer quando não gosta de algo é mudar. Se você não pode mudar, mude a maneira que pensa sobre aquilo. Não reclame”, Maya Angelou, escritora.

25. Conhecer é fundamental

“O trabalho é importante, mas as pessoas se conectam quando não estão trabalhando e a discussão não é focada no trabalho. Em cada ligação, se você tem 5 minutos para perguntar ‘ei, como você está?’, você pode construir uma relação com alguém. Isso pode ser um fator de mudança para conhecer melhor a sua equipe e criar uma boa cultura para a sua companhia”, Gonçalo Hall, consultor de trabalho remoto.

Agora você já sabe quais são as frases motivacionais para equipes remotas. Então, que tal colocá-las em prática?

Aproveite e aprofunde nos termos mais usados no trabalho remoto. Baixe Guia Definitivo do Futuro do trabalho e fique por dentro de um universo no qual sair na frente fará toda diferença. 

Guia do Futuro do Trabalho


Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.

Similar Posts