Carreira

Você busca evoluir na vida e carreira? Pesquisa mostra qual a qualidade mais importante

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em agosto 14, 2022
7 min de leitura
Você busca evoluir na vida e carreira? Pesquisa mostra qual a qualidade mais importante
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

A amabilidade, segundo estudos e pesquisas recentes, é a qualidade mais importante para evoluir na vida e carreira. Portanto, se você, assim como muitas outras pessoas, está em busca desse objetivo, não deixe de conferir as informações deste artigo!

Evoluir na vida e carreira é um grande objetivo para a maioria da população. Afinal de contas, quem não quer ser uma pessoa e um profissional melhor?

Agora, para isso, é necessário ter muita dedicação e disciplina, muito empenho e estudo. Além disso, é preciso ter uma qualidade extremamente importante segundo pesquisas e estudos recentes: a amabilidade!

Portanto, se você quer saber qual é a importância da amabilidade em sua vida e qual o papel dela para você ser uma pessoa e um profissional melhor, não deixe de conferir as informações deste artigo.

Guia Completo_ aprenda a trabalhar remotamente

A importância da amabilidade para evoluir na vida e carreira

Desenvolver a amabilidade é uma atitude que impacta diretamente a vida pessoal e a profissional de um indivíduo. Isso é o que apontou uma pesquisa publicada na Personality and Social Psychology Review, que observou quase dois milhões de pessoas em mais de 3,5 mil estudos diferentes.

Porém, antes de nos aprofundarmos sobre o assunto, é importante entender o conceito de amabilidade.

O que é amabilidade?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a amabilidade não é uma característica associada a um indivíduo que ama todo mundo ou que é amado por todos à sua volta.

Na verdade, ela está relacionada a uma qualidade de pessoas que são empáticas, gentis, amigáveis, acolhedoras e cooperativas umas com as outras.

São pessoas que tendem a ser mais otimistas, que gostam de ver o lado positivo das coisas e que costumam se dar bem com os outros. Além disso, são pessoas eficientes, que estão sempre atentas aos outros, assim como às necessidades da comunidade.

Tais características são extremamente importantes, pois contribuem para a satisfação pessoal e funcionam como um verdadeiro impulsionador para o sucesso.

Por isso, você, como líder ou gestor, deve incentivar e inspirar os seus colaboradores a serem mais amáveis. Além disso, deve trabalhar e desenvolver essa característica em sua vida também.

Afinal de contas, um verdadeiro líder é aquele que lidera e inspira pelo exemplo, motiva, ajuda e contribui para que equipes e funcionários evoluam e sejam cada vez melhores.

Agora, como fazer isso? Isto é, como cultivar essa habilidade e desenvolvê-la ou ensiná-la a outras pessoas?

evoluir na vida e carreira
LinkedIn Sales Solution / Unsplash

Como prosperar sendo amável

Para chegar a esse patamar, é necessário aplicar algumas boas práticas. Veja quais são elas.

Engajamento e esforço

Pessoas amáveis trabalham duro para solucionar problemas. Elas são esforçadas, engajadas e tomam iniciativa para encontrar as melhores soluções em uma situação adversa.

Além disso, quem possui esse tipo de característica é mais comprometido e preza pelo nível de qualidade. Isso porque o desejo de gerar resultados e de fazer a diferença é grande.

Portanto, estando em um papel de liderança, invista nessas atitudes e estimule os colaboradores para que adotem a mesma postura. Então, participe, envolva-se e mostre a eles o que é importante, o que é prioridade e o que merece esforço, dedicação e engajamento.

Pessoas amáveis valorizam os outros, pensam no coletivo e se sentem mais felizes e realizadas. Com isso, estão no caminho certo para o sucesso e para evoluir na vida e na carreira.

Cooperação

Pegando gancho com o tópico anterior, pessoas amáveis tendem a ser mais cooperativas. Elas trabalham bem em equipe e costumam se organizar melhor com outras pessoas.

Ou seja, elas alinham o trabalho de acordo com o grupo e buscam lidar com diferentes comportamentos. Da mesma forma, adaptam-se para que todos tenham sucesso.

Além disso, elas se comprometem com o trabalho, tomam iniciativa e expressam opiniões e pontos de vista fortes quando necessário — não de forma agressiva, grosseira ou inflexível, mas de maneira educada, empática e respeitosa.

Por isso, tanto você, que está em um papel de gestão e liderança, quanto as suas equipes e os seus funcionários precisam ter esse espírito de cooperação. Além dessa qualidade de amabilidade, é claro.

Investimento nas relações

Pessoas que são amáveis gostam de investir nas relações. Essa é uma de suas principais características. Isso é algo extremamente importante para evoluir na vida e carreira.

Isso porque pessoas com essa premissa — isto é, que investem nas relações —, focam as amizades e, normalmente, são mais felizes e realizadas. Além disso, gostam de ajudar, interagir com os outros, ouvir, assistir e trocar experiências.

Portanto, seja você um gestor, seja um diretor, seja um profissional generalista ou especialista, é essencial cultivar boas relações. Então, converse com pessoas, preste atenção ao que dizem, ajude no que for possível e demonstre empatia.

Colocar-se no lugar do outro, além de ser de suma importância, contribui para que você entenda um problema ou uma situação de forma melhor. Consequentemente, isso ajuda a encontrar melhores respostas e soluções.

Guia Completo_ aprenda a trabalhar remotamente

Resiliência

Evoluir na vida pessoal e na carreira não é tarefa fácil. Não será do dia para a noite que essa evolução vai acontecer.

Além disso, é natural que, durante o percurso, muitos problemas e adversidades apareçam. Por isso, outra característica relevante de pessoas amáveis e que deve ser trabalhada tanto por você quanto pelos colaboradores da empresa em que você atua é a resiliência.

Pessoas amáveis, normalmente, aceitam a vida como ela é. Elas entendem a situação em que se encontram, assim como a realidade em que vivem e estão inseridas.

Com base nesses aspectos, adaptam-se, mudam e agem. Ou seja, as pessoas amáveis são mais cientes dos fatos, elas analisam e entendem os problemas, os desafios e o que pode ser mudado e melhorado.

Ao mesmo tempo, trabalham nisso. Elas se desafiam em busca de um futuro melhor.

Crescimento e foco no futuro

Por fim, pessoas amáveis têm aspirações para o crescimento e para um futuro melhor. Dentro das empresas, isso é extremamente valioso.

Afinal, o foco no amanhã, no desenvolvimento e no aprimoramento é algo que as companhias desejam em seus funcionários.

Por isso, defina metas, reflita sobre como as coisas estão e como podem melhorar. Dessa forma, será possível traçar ações e estratégias para que o futuro, de fato, seja melhor, mais agradável e eficiente.

Pessoas amáveis com essas características de pensar em crescimento e no futuro, geralmente, saem na frente. Afinal de contas, seu olhar está focado nessa direção!

E você, está com essa visão orientada para resultados? Se você quer se preparar, criamos um guia completo sobre home office para gestores. Baixe e veja todas as orientações.

Guia Completo_ aprenda a trabalhar remotamente

Texto por Bruno Guerra, Jornalista, Redator e Analista de SEO. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X