Anywhere Office

4 sinais de que a sua empresa está investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 24, 2022
4 sinais de que a sua empresa está investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Talvez a sua empresa já esteja investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo e você nem tenha se dado conta disso. Dúvida? Então, leia o nosso artigo e descubra!

Você já parou para pensar que, talvez, a sua empresa esteja investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo e ninguém tenha se dado conta disso? Essa é uma realidade de muitos empresários e gestores nos dias de hoje.

Quando a maioria das empresas começou a adotar o home office, por conta das restrições da pandemia de Covid-19, todos pensaram que essa modalidade seria passageira.

Ainda em abril de 2020, quando a pandemia estava começando, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o home office deveria crescer em até 30% em nosso país, mesmo após o fim da crise sanitária.

Na época, houve quem achasse que a pesquisa trazia resultados irreais e que poucas empresas poderiam se sustentar trabalhando dessa forma. Ledo engano!

Trabalho remoto: a evolução do home office

No início da pandemia, a modalidade do home office ganhou popularidade. Afinal, as pessoas tinham que se proteger do novo coronavírus, em uma época em que sequer haviam projetos de vacina.

Meses depois, com as restrições sociais se tornando mais leves, algumas empresas começaram a voltar às atividades presenciais. Porém, essa não é a única forma de trabalho que elas estão adotando.

O trabalho remoto virou uma realidade para muitas empresas, de todos tamanhos e setores. Graças às tecnologias de comunicação digital e computação em nuvem, é possível trabalhar em qualquer local.

A cultura do anywhere office ganhou força, e, agora, o trabalho remoto deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Optar pela modalidade híbrida, com as atividades realizadas algumas vezes nos escritórios da empresa e outras fora dele também é algo que temos visto com muita frequência.

Por conta de todas essas mudanças, é pouco provável que as empresas que investiram em flexibilidade nas rotinas voltem a trabalhar com todo o seu pessoal em modo presencial, dividindo o mesmo espaço físico.

Veja quais são os 4 sinais de que a sua empresa está investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo

Dada a contextualização anterior e o movimento natural que o mercado está exercendo, é bem provável que a sua empresa esteja investindo em estratégias de trabalho remoto de longo prazo, sem sequer se dar conta disso. 

Isso acontece porque as empresas tiveram que contornar os problemas do trabalho remoto, bem como prevenir doenças ocupacionais, como a síndrome de Burnout. Veja, a seguir, algumas dessas movimentações!

estratégias de trabalho remoto de longo prazo

1. Oferecer recursos para os colaboradores montarem escritórios em casa

Como o home office era uma modalidade distante da realidade de grande parte dos brasileiros, antes da pandemia, muitas casas e apartamentos não tinham um espaço destinado para escritório.

Por conta disso, muitas empresas começaram a oferecer recursos para os colaboradores montarem escritórios em suas casas. Há situações, por exemplo, em que as empresas deixaram que os funcionários levassem computadores, teclados, mouses e outros itens para que pudessem trabalhar em suas residências com mais eficiência.

Também existem empresas que começaram a pagar um adicional mensal para os trabalhadores remotos. Essa ajuda de custo é importante, tendo em vista que os colaboradores usam a internet e a energia elétrica de casa para trabalhar.

2. Investimento em ferramentas de comunicação digital

Quando começaram a trabalhar de forma remota, as empresas perceberam que era importante investir em boas ferramentas de comunicação digital.

Para muitas empresas, as versões gratuitas de plataformas como o Zoom passaram a ficar limitadas. Desse modo, elas se viram obrigadas a contratar planos pagos e com mais recursos.

As salas de reuniões também tiveram que ser equipadas com câmeras e microfones, para que as chamadas de vídeo fossem realizadas com qualidade. Toda essa infraestrutura não será jogada fora após a pandemia.

Ou seja, o investimento nesses recursos deverá ser aproveitado no futuro, sendo essa uma das estratégias de trabalho remoto de longo prazo.

3. Contratação de plataformas de coworking

Quando as empresas perceberam os benefícios do trabalho remoto, muitas recorreram à contratação de plataformas de coworking.

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados, em que funcionários de empresas, freelancers e autônomos utilizam a mesma estrutura para desempenhar as suas atividades.

Uma plataforma de coworkings, por sua vez, funciona como um aplicativo que dá acesso aos melhores escritórios compartilhados, nas principais cidades do país.

Para os funcionários isso é muito benéfico, tendo em vista que não precisam perder tempo no trânsito indo até a sede da empresa, e podem trabalhar em um coworking próximo de onde vivem.

Se a sua empresa já fez esse investimento, é sinal de que está investindo no trabalho remoto para longo prazo.

4. Criação de políticas para o trabalho remoto

Com o trabalho remoto se tornando uma realidade nas empresas, foi necessário colocar no papel algumas regras, para evitar que as atividades saiam do controle.

Assim, muitas organizações desenvolveram políticas internas para regulamentar o trabalho remoto. Entre as regras criadas pode estar a quantidade de dias que o colaborador deve ir ao escritório e quando ele pode ficar em casa ou outro local, por exemplo. 

Essas políticas para o trabalho remoto são um forte indicador de que essa já é uma realidade sem volta na sua empresa. Afinal, as novas diretrizes começarão a ficar enraizadas na cultura organizacional. Uma vez que isso acontece, é bem difícil fazer alguma modificação brusca na forma de trabalho.

Conseguiu identificar se a sua empresa dá algum dos sinais de que está investindo em estratégias de longo prazo de trabalho remoto? Em caso positivo, parabéns, o seu negócio já começou uma caminhada rumo ao futuro das organizações.

Quer saber mais sobre isso e descobrir quais são as tendências para o futuro dos negócios? Então, baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo do Futuro do Trabalho.

Ebook Guia do Futuro do Trabalho

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X