Por que espaços modernos de coworking são ótimos para cortar as despesas comerciais?

espaços modernos

Só quem empreende sabe como as despesas comerciais pesam no orçamento de uma empresa. Os espaços modernos são raros e, assim, é preciso pagar a conta de luz, de internet, de telefone, o aluguel do escritório, os salários dos colaboradores, entre outros custos fixos.

A boa notícia é que existem recursos para que essas despesas sejam reduzidas de maneira substancial. É possível, por exemplo, deixar de pagar o aluguel de uma sala comercial e migrar o seu negócio para espaços de coworkingse é exatamente desse assunto que falamos neste texto.

Quer saber como os escritórios compartilhados podem ser uma boa opção para diminuir custos da sua empresa? Então é só seguir a leitura!

Os coworkings são espaços modernos e organizados

Muitos empresários ainda não têm uma noção clara sobre o que é coworking. Alguns até chegam a pensar que, pelo fato de o ambiente ser compartilhado, o lugar é muito bagunçado e pouco aconchegante para receber clientes.

Porém, a realidade dos coworkings é bem diferente disso. Eles têm espaços modernos e sofisticados, melhores do que muitos escritórios próprios. Os móveis são bem cuidados e existem regras de organização para os espaços coletivos. Se alguém sujou algo na cozinha, precisa limpar, por exemplo.

espaços modernos
The Brain Coworking & Storage – Brasília/DF

O futuro do trabalho está na descentralização

É cada vez mais comum vermos empresas com modelos de trabalhos descentralizados. E o home office também é cada vez mais popular. Essa é uma tendência para o futuro do trabalho, que deverá estar ainda mais em alta nos próximos anos.

Quer uma prova disso? Basta olhar para a recente Reforma Trabalhista realizada em nosso país. Entre outros pontos, ela regulamenta o trabalho remoto, uma vez que essa era uma necessidade apontada por muitos empresários.

coworking week

Com o trabalho remoto regulamentado, os trabalhadores podem executar suas atividades profissionais em casa ou em espaços de coworking, onde encontram toda infraestrutura necessária para a realização das tarefas.

Serviços de impressão, telefonia, internet de alta velocidade, mesas e cadeiras adequadas, entre outros itens essenciais para uma jornada de trabalho produtiva estão presentes nos espaços modernos de coworkings. Tudo isso incluso no que você paga para estar ali, gerando menos despesas para o seu negócio!

Os escritórios compartilhados têm salas privativas

Certos perfis de empresas e/ou equipes precisam de uma sala particular para melhor executar suas tarefas. E é por isso que existem as salas privativas, as quais podem ser realizadas para reuniões de equipes ou com clientes. Em alguns casos, esses espaços modernos podem ser utilizados até mesmo para a realização de eventos empresariais, como um curso para os seus colaboradores.

espaços modernos
Sala privativa no Vip Office em São Paulo/SP

Os coworkings estão presentes em todo Brasil

Existem coworkins em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Belo Horizonte, em Salvador… Nos quatro cantos do país há espaços modernos que podem servir como sede para a sua empresa.

E não estamos falando apenas em capitais, pois outros centros urbanos já estão aderindo a essa nova cultura. Em um futuro não tão distante, isso será ainda mais presente na sociedade. E o seu negócio poderá ser reconhecido como um dos primeiros a fazer essa migração. Acha a ideia interessante?

Os coworkings representam muito mais do que o fim do aluguel

Você pensa que vai economizar apenas com o aluguel ao trocar um escritório tradicional pelos espaços modernos dos escritórios compartilhados? Não é apenas isso. Você economizará muito mais!

Não será mais necessário pagar a conta de luz, nem a de água, tampouco a do telefone fixo e da internet. Isso porque os espaços compartilhados oferecem isso aos seus frequentadores. Coloque todas as despesas na ponta do lápis e veja quanto dinheiro não poderá sobrar no caixa do seu negócio ao final do mês.

Com essa grana extra você poderá remunerar melhor os seus colaboradores. Além de investir em plataformas, softwares e outras tecnologias para o seu negócio ser ainda mais moderno e, é claro, ter uma maior lucratividade.

Veja como está sendo a experiência da Movile em coworkings:

O endereço físico dos coworkings pode ser utilizado

Você pensa que é importante para a imagem do seu negócio ter um endereço físico para colocar no seu site e no seu cartão de visita? Quer ter um endereço comercial para que os seus clientes e fornecedores possam enviar correspondências? Tudo isso é possível em um coworking.

Muitos dos escritórios compartilhados oferecem esse serviço aos seus clientes, permitindo que o endereço físico do local seja utilizado nos materiais de divulgação das empresas que o ocupam. Eles também contam com recepcionistas que fazem o controle da correspondência, entregando-as aos respectivos destinatários.

espaços modernos

As áreas comuns são o ponto de encontro dos empreendedores

A pausa para o café é um dos melhores momentos do dia, concorda? Parece que, quando a gente para de trabalhar e a mente relaxa, novas ideias surgem e voltamos ao trabalho com a motivação em alta. Quando esses minutos de descanso são acompanhados de uma boa conversa tudo fica ainda muito melhor!

E se essa conversa ainda render bons contatos profissionais? É isso o que acontece nas áreas comuns dos coworkings, como nos jardins e nas cozinhas compartilhadas. Nesses locais você terá contato com profissionais e empreendedores de diversas áreas e certamente praticará muito networking!

Se você é advogado, por exemplo, e conversar com um publicitário, os dois podem firmar parcerias. Como você representá-lo de forma jurídica e ele fazer materiais de publicidade. Essa troca é muito positiva e poderá ser feita com pessoas de todas as áreas, uma vez que não há restrição de atividades profissionais que podem ser realizadas em um coworking.

Conclusão

E então, você acha que os espaços modernos dos coworkings são ou não uma excelente alternativa para cortar as despesas comerciais da sua empresa? Temos a certeza de que a sua resposta é sim!

Por isso, não perca mais tempo! Faça agora mesmo uma reserva gratuita para o seu time em um coworking da sua cidade. Você não pagará nada por isso e poderá vivenciar essa nova experiência. Quem sabe o seu negócio não acaba migrando de uma vez por todas para os escritórios compartilhados?


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Similar Posts