Espaços de coworking x aluguel de escritório tradicional: o que é mais estratégico para o seu negócio?

espaços de coworking x aluguel de escritório

Ao fazer a comparação entre espaços de coworking e o aluguel de escritório, você deve considerar fatores como as despesas operacionais de cada espaço, a flexibilidade da sua equipe, o valor a ser desembolsado, entre outros. Realizar esse comparativo é imprescindível para que o seu negócio possa gastar menos e atuar de forma mais estratégica. Leia o artigo e saiba mais!

espaços de coworking x aluguel de escritório
LYCS Architecture / Unsplash

Espaços de coworking ou aluguel de escritório, o que é mais vantajoso para as empresas? Essa é uma questão que muitos gestores precisam responder ao reduzir custos operacionais do negócio.

Otimizar as despesas, vale lembrar, é algo que sempre deve estar na pauta das organizações, independentemente de crises financeiras e outros fatores internos ou externos.

Quando a empresa gasta menos para realizar as suas operações, pode investir em pontos mais estratégicos, que fazem o negócio crescer e a lucratividade aumentar.

Deixar de pagar caro por um aluguel de escritório e apostar nos espaços de coworking, por exemplo, é uma medida das mais interessantes.

A seguir, faremos um comparativo, e você poderá tirar as suas próprias conclusões. Prossiga com a leitura!

Comparativo: veja as principais diferenças entre o escritório tradicional e o escritório flexível

Uma pesquisa da CNBC, realizada nos Estados Unidos, apontou que 45% das empresas de finanças, RH e tecnologia estão abandonando os escritórios tradicionais e adotando novos formatos operacionais, como o home office e o trabalho remoto.

Além disso, está crescendo muito o trabalho híbrido, modelo em que os funcionários podem trabalhar alguns dias da semana em casa e outros no escritório da empresa.

No Brasil, conforme mostra um levantamento do site Vagas.com, divulgado em uma reportagem da CNN, 42% dos trabalhadores já preferem trabalhar no formato híbrido.

Tal realidade tem feito com que as empresas questionem de quanto espaço elas realmente precisam.

Será que é preciso manter um aluguel de escritório tradicional ou vale mais a pena migrar para os coworkings?

Listamos algumas características de ambos os espaços que podem ajudar a solucionar essa escolha. Veja!

Características do aluguel de escritório tradicional

Para muitas empresas, os escritórios tradicionais deixaram de ser atrativos. Observe algumas das características desse modelo de aluguel:

  • Os contratos de locação são longos, geralmente com prazo mínimo de um ano;
  • Se você quebrar os contratos de locação antes do término, será necessário pagar multa;
  • Além do valor do aluguel, você também terá que arcar com a mensalidade do condomínio;
  • As despesas operacionais fixas, tais como: energia elétrica, água, internet, entre outras, deverão sair do caixa do seu negócio;
  • A sua empresa também deverá arcar com possíveis serviços de limpeza terceirizados, bem como com insumos, como pó de café e lanches para clientes e funcionários;
  • Há falta de flexibilidade! Se você precisar contratar mais pessoas para o time, faltarão assentos no escritório, por exemplo.
espaços de coworking x aluguel de escritório
Israel Andrade / Unsplash

Características da locação de escritórios flexíveis

Os escritórios flexíveis são aqueles utilizados de acordo com as necessidades das empresas e de seus colaboradores. Abaixo, veja algumas de suas características:

  • A utilização de espaços de coworking vai ao encontro dos preceitos da cultura do anywhere office, em que o trabalho pode ser feito em qualquer lugar;
  • Além dos espaços de coworking, você também poderá contar com escritórios privativos dentro desses ambientes para trabalhar com privacidade;
  • Os escritórios flexíveis contam com salas de reuniões para você receber clientes ou realizar encontros presenciais com a sua equipe;
  • Você paga apenas uma mensalidade, como uma assinatura mensal,  isentando-se da responsabilidade de qualquer outro tipo de despesa. No Woba, temos uma solução desse tipo, o OfficePass;
  • Você poderá aumentar ou reduzir a quantidade de pessoas da sua equipe sem se preocupar com a quantidade de espaço do escritório necessária para abrigá-las.

Analisando esses pontos, fica fácil concluir que o escritório flexível tem tudo o que um ambiente tradicional possui, mas com a vantagem de que a empresa precisa desembolsar menos dinheiro.

Base Coworking Allianz Parque 1
Base Coworking Allianz Parque – São Paulo/SP

Então, o que você está esperando para fazer parte do futuro do trabalho? Certamente, os espaços de coworking são uma ótima opção para o seu negócio!

Espaços de coworking x aluguel de escritório:  qual é a melhor opção?

Quem empreende ou administra um negócio sabe que cada centavo economizado é importante. Sendo assim, a redução de custos com aluguel significa muito para as empresas.

Afinal, estamos falando de uma despesa que é a segunda maior da maioria das organizações, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Logo, não se pode cometer erros ao reduzir esses custos.

Conforme mostra o comparativo que mostramos no tópico anterior, os espaços de coworking são bem mais econômicos do que os escritórios tradicionais. Tudo isso sem que o trabalho realizado pelos colaboradores tenha qualquer tipo de prejuízo.

Porém, você deve estar querendo saber o quanto isso significa em números, não é mesmo? O site americano ValuePenguin fez um estudo que ajuda a ter uma dimensão matemática da economia realizada ao apostar nos coworkings.

De acordo com a pesquisa, as startups com menos de 12 funcionários podem economizar até US$ 2.700 por mês ao trocarem os escritórios tradicionais pelos coworkings. Em empresas maiores, a economia é ainda mais significativa.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os preços dos espaços de coworking em diferentes cidades americanas, considerando o custo médio por metro quadrado dos escritórios em cada município.

É claro que a pesquisa realizada é condizente com a realidade dos Estados Unidos. No entanto, em nosso país, as coisas não são muito diferentes.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Índice FipeZap Comercial, apurado a partir de um levantamento realizado em dez cidades brasileiras, o valor médio do aluguel de salas e conjuntos comerciais subiu 2,62% em 2021. Tal informação foi divulgada pela revista Valor Investe.

Ou seja, com os altos preços do aluguel tradicional, optar pelos espaços de coworking também é uma boa pedida para as empresas brasileiras.


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer.

Similar Posts