Por que os escritórios compartilhados são a melhor opção para seu negócio

Escritórios compartilhados

OfficePassVocê sabia que os escritórios compartilhados não são uma solução apenas para quem está começando? Empresários que usam um espaço convencional também têm muito a ganhar ao migrar para o coworking.

Os benefícios incluem questões como eficiência operacional, redução dos custos e menos trânsito. Além disso, há melhoria na qualidade de vida dos colaboradores e até o aumento nas oportunidades de novos negócios.

Quer entender melhor como essa mudança podem ajudar a sua empresa a crescer e se destacar? Neste texto, vamos mostrar principais motivos que indicam que você deve migrar sua empresa do convencional para os escritórios compartilhados.

Os escritórios compartilhados são mais baratos

Vou começar pelo quesito mais amado pelos donos e gestores de empresas: preço. O escritório compartilhado é bem mais barato do que o convencional. Afinal, os custos de toda a infraestrutura são divididos entre os usuários. Mesmo que você opte por uma sala privativa, muita coisa entra no montante que é comum a todos.

Podemos listar itens como:

  • Funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção do local;
  • Colaboradores para a recepção e gestão de correspondências;
  • Serviços de internet, água e energia elétrica;
  • Custos com materiais para limpeza e abastecimento da cozinha;
  • Equipamentos de segurança.

As oportunidades de novos negócios são maiores

A redução dos custos já é motivo suficiente para muitos gestores, mas o escritório compartilhado tem muito mais a oferecer. As oportunidades de novos negócios é outra importante vantagem de quem escolhe essa forma de atuação. Entre os fatores que impulsionam esse benefício, dois se destacam, como vou explicar melhor a seguir.

1. Contato com outras empresas e profissionais

O objetivo principal de um coworking é proporcionar o compartilhamento de um mesmo espaço entre diferentes empresas e profissionais autônomos. Isso significa que, além de você e sua equipe, haverão outras pessoas circulando pelos corredores, utilizando as áreas comuns e exercendo suas atividades.

Para aqueles que escolhem as estações de trabalho em escritório compartilhado, a interação com profissionais de fora da sua empresa é inevitável. Desde um simples bom dia a uma nova conversa podem surgir novas soluções ou parcerias.

Já os que preferem contratar um espaço mais reservado, podem aproveitar os momentos de pausa para um café para conhecer os frequentadores. Muitas boas ideias já surgiram dessa forma!

2. Ampliação da visão acerca de outros assuntos

Qualquer tipo de empresa pode utilizar um escritório compartilhado. Sendo assim, você pode ter contato com negócios que, aparentemente, não tem nada a ver com a sua área de atuação. No entanto, depois de uma conversa, as empresas podem se revelar importantes aliadas em estratégias de ampliação de mercado.

Você pode descobrir novos nichos para inserir sua marca ou até mesmo abordagens diferenciadas, que nunca havia pensado, mas que podem trazer mais clientes. São excelentes oportunidades para fazer novas alianças, oferecer diferenciais aos consumidores e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

Selina Vila Madalena, parceiro do Woba

O ambiente de um coworking é mais motivador

Vivemos em uma era na qual as pessoas se entendiam com muito mais facilidade. A quantidade de estímulos que nos atingem a todo momento dificulta a nossa capacidade de focar naquilo que deveríamos e podem diminuir nosso interesse nos assuntos profissionais.

Imagine um funcionário que está diante do seu computador, todos os dias, vendo as mesmas pessoas e caindo em uma rotina monótona e estressante. Ele pode acabar se distraindo muito mais com suas redes sociais e outras tecnologias. Como gestor, o desafio é ainda maior, pois, além de buscar forças para si, é preciso engajar toda equipe.

No escritório compartilhado, também existem muitos estímulos, mas eles são voltados para o aprimoramento profissional dos frequentadores. Se o próprio ambiente já fornece uma variedade na rotina, as distrações “inúteis” deixam de ser tão atraentes. Os colaboradores passam a ter mais motivação para irem ao trabalho e desempenham suas tarefas com mais dedicação e eficiência.

As conversas de corredor deixam de ser apenas fofocas sobre os colegas ou atores de novela e passam a se tornar uma troca de experiências entre profissionais. Uma mudança que pode trazer ainda mais qualidade para o seu negócio.

A infraestrutura é mais completa

Montar um escritório requer investimento. É preciso pagar pelo aluguel da sala, adquirir todo o mobiliário, contratar uma equipe de apoio, comprar equipamentos para os colaboradores e para a realização de reuniões e conferências. Enfim, uma série de providências que geram custos e demandam um certo esforço.

Nem sempre o tamanho do seu time demanda tanto gasto e, para adequar esses dois pontos, a primeira coisa que vem em mente é uma redução no escopo. Uma sala de reunião menor, sem data show, uma única pessoa para ficar na recepção, fazer o café e cuidar da limpeza geral, uma internet mediana e por aí vai.

Em um coworking não existe esse problema. A infraestrutura é criada para suportar muitos usuários ao mesmo tempo. A banda de conexão é mais larga, as salas de reuniões têm diferentes tamanhos e são todas muito bem equipadas. Muitos espaços contam com auditório para a realização de treinamentos, além de cabines para a realização de videochamadas com maior privacidade.

Sem contar na equipe de apoio que atende a todo o local, com serviço de secretariado, equipe de limpeza e de cozinha. Tudo pensado para proporcionar uma experiência mais completa e atender melhor à demanda de todos os usuários.

A expansão da empresa é facilitada

Por último, quero destacar um detalhe muito importante que pode ser o diferencial que você está precisando nesse exato momento. Todo empresário começa um negócio pensando em expandi-lo em algum momento. Muitas vezes, o mercado está favorável, as vendas apresentam uma boa evolução, mas falta uma segurança maior para investir nesse crescimento.

O problema é que não dá para investir na montagem de um novo escritório sem ao menos um pouco mais de certeza. É aqui que entra o coworking. Ele permite que você possa crescer na medida em que a evolução do negócio vai demandando. Se for de 1 em 1 funcionário, ok! Se for irregular, cada mês acontece algo, ok também!

O importante é que você tenha em mente que a migração do espaço convencional para os escritórios compartilhados é uma decisão a favor da sua empresa. No entanto, se você achou todas as informações do texto relevantes, mas ainda quer analisar mais a fundo essa nova opção, temos uma solução.

O melhor de tudo? O Woba te ajuda com uma assinatura com escritórios ilimitados. São 1.500 coworkings, em 180 cidades. Clique aqui e saiba mais. 

OfficePass


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

 

Similar Posts