Built to Suit

Built to Suit: por que você deve considerar um escritório sob medida para o seu negócio

Mariana Mendes
Escrito por Mariana Mendes em agosto 2, 2022
Built to Suit: por que você deve considerar um escritório sob medida para o seu negócio
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Built to suit é um modelo de locação em que os imóveis são personalizados de acordo com as necessidades do locatário. Assim, a sua empresa poderá ter um escritório feito sob medida e com tudo aquilo de que precisa para que os funcionários tenham uma rotina produtiva. Tire todas as dúvidas em nosso artigo!

A personalização de produtos está cada vez mais em alta no mercado e o ramo imobiliário não foge dessa tendência. Empresas e profissionais estão procurando sempre imprimir a sua identidade e a sua filosofia no local de trabalho. Por isso, ter um escritório sob medida é uma estratégia procurada por muitos negócios e pessoas.

Além da possibilidade de personalização estética, a busca pela atenção às necessidades específicas de cada organização e equipe também é grande. É a partir desse contexto que entra em cena o termo Built to Suit. Neste texto, mostramos o que é, como funciona e listamos as suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é Built to Suit

Built to suit é uma expressão de língua inglesa que significa “construído para servir”. Trata-se de um modelo de contrato de locação em que as imobiliárias ou as locadoras preparam um imóvel de acordo com as especificidades de cada cliente.

Nesse tipo de contratação, os locatários também se comprometem em manter um vínculo maior com o locador. Assim, ambos os envolvidos conseguem ter resultados positivos com a locação.

Como funciona o contrato built to suit?

O contrato built to suit funciona da seguinte forma: o locatário faz um levantamento de quanto espaço a sua empresa precisa, define as demais questões sobre infraestrutura e comunica à locadora ou à imobiliária.

A locadora, por sua vez, projeta um espaço exatamente da forma como o cliente solicitou. Para isso, constrói ou adapta imóveis, buscando atender às demandas exclusivas de determinado negócio.

Para que o investimento da locadora valha a pena, o locatário se compromete a ocupar o espaço por um determinado período, definido no contrato.

Sobre a locação built to suit, é interessante destacar que não são aplicados todos os pontos da Lei nº 8.245/91, a chamada Lei das Locações.

Indica-se sempre que um advogado especialista em Direito Imobiliário acompanhe a elaboração dos contratos. Isso garante que ambas as partes envolvidas não tenham qualquer tipo de problema jurídico.

escritório sob medida

Vantagens de um escritório sob medida

Organizações com grandes equipes precisam de ambientes diferentes para cada setor. Isso porque cada área possui necessidades distintas. O time de tecnologia, por exemplo, pode demandar uma estrutura física específica, que inclui computadores e até mesmo uma temperatura ambiente própria. Já os profissionais criativos podem querer salas mais descontraídas e estimulantes.

Além disso, cada empresa tem um perfil de atuação particular, com processos internos estabelecidos. A forma como uma fintech lida com o ambiente de trabalho pode não ser a mesma que um escritório de advocacia, por exemplo, não é mesmo? Pensando nisso, é possível projetar o seu escritório de acordo com a estrutura necessária para cada área específica da empresa.

Construir um espaço de trabalho personalizado traz diversas vantagens, principalmente se a sua empresa não precisar se comprometer com o local a longo prazo. Por isso, listamos  as vantagens de contar com escritório sob medida, que conta com a flexibilidade dos coworkings. Confira!

Personalização do ambiente

Uma das principais vantagens do built to suit é a possibilidade da sua empresa ter um ambiente totalmente personalizado.

Você poderá definir quantas estações de trabalho deseja, como deve ser a sala de reuniões, entre outras questões acerca da arquitetura e do design do ambiente.

Atualmente, por conta das possibilidades do anywhere office, ou seja, do trabalho realizado em qualquer lugar, muitas organizações necessitam de ambientes mais enxutos para conduzir as suas operações.

Dessa forma, se você tiver colaboradores que trabalham alguns dias da semana em home office, por exemplo, precisa menos espaço de escritório. Afinal, pode ser feito um rodízio de funcionários trabalhando presencialmente.

Tudo isso pode ser considerado ao projetar um escritório sob medida para a sua organização.

Identidade e cultura da empresa traduzidas na decoração

A cultura empresarial é um aspecto importante na construção de branding e solidificação de uma organização. Ela deve ser transmitida de forma clara e eficaz internamente e para clientes, parceiros e fornecedores. Uma forma de fazer isso é investindo em uma decoração que transmita a identidade do negócio e também das pessoas que participam dele.

Podemos citar como exemplo as lojas do McDonald’s, que são inconfundíveis em qualquer lugar do mundo. Uma pessoa que já teve contato com a marca poderá identificá-la facilmente, independentemente se está no Brasil ou no Japão. Essa construção de identidade vai desde a utilização de cores e mobiliário até os cheiros presentes no local.

Ao projetar um escritório sob medida, você pode trazer elementos como esses para imprimir a identidade da sua empresa e da sua equipe no local de trabalho. Até mesmo pequenos detalhes, como desenhos nas paredes e as cores das cadeiras, podem fazer uma grande diferença.

Veja também em nosso blog:
Escritórios na Asa Sul, em Brasília
Escritórios no Centro de Curitiba
Futuro do Trabalho na Prática: o maior evento do BeerOrCoffee até hoje
Escritórios sob medida em São Paulo

Zero envolvimento com os processos de construção e reforma

Só quem já lidou com obras sabe quanta dor de cabeça isso pode dar, não é mesmo? Ao optar pela locação built to suit, você se livra desse problema de uma vez por todas.

Isso porque você terá zero envolvimento com os processos de construção e reforma. A única participação da empresa é na definição do layout e das necessidades do escritório, todo o resto fica por conta do locador.

Localização privilegiada

As parcerias com os escritórios compartilhados permitem a construção e o desenvolvimento do espaço da sua empresa nos melhores bairros de capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Estar nesses locais traz a visibilidade, a praticidade e o networking que você sempre quis. E tudo isso, como já dissemos ao longo do texto, sem o ônus que um edifício próprio pode trazer.

Isso significa que, ao optar por um contrato built to suit, você pode escolher um local privilegiado, que passe uma imagem positiva para a sua empresa.

Ter o endereço em um bairro nobre e de fácil acesso faz toda a diferença para um negócio. Com essa modalidade, fica mais fácil para realizar essa conquista.

Maior liberdade para mudanças

Com a rapidez em que as tecnologias se transformam e a sociedade evolui, as empresas também podem mudar de um dia para o outro. A fim de possibilitar o crescimento, é necessário ter espaço para tais mudanças. E construir um escritório sob medida te dá essa liberdade.

Isso acontece porque, caso você precise expandir, é possível adquirir mais salas, andares ou até um novo prédio com o mesmo parceiro. Ou então, se você decidir mudar de local, os contratos são bem mais flexíveis do que aqueles de aluguel tradicional.

Redução de custos

Os contratos built to suit precisam ser de longa duração, até mesmo para justificar o investimento realizado pelo locador.

Justamente por ter um vínculo maior com a empresa locadora, você poderá negociar valores e conseguir reduzir custos. De tal maneira, também se aumenta a lucratividade do negócio.

Como funciona no BeerOrCoffee?

O BeerOrCoffee oferece às empresas a possibilidade de locar espaços no modelo built to suit. Basicamente, o processo ocorre em três etapas.

Inicialmente, realizamos um levantamento sobre as necessidades da sua empresa. Com base nisso, encontramos o espaço ideal, com o tamanho, a localização e a infraestrutura de que o seu negócio precisa.

Uma vez que o espaço foi definido, iniciamos a etapa de customização do ambiente. Nesse momento, você pode acompanhar todos os detalhes para que o espaço realmente seja personalizado com a cultura da sua empresa.

Finalmente, em um prazo que varia de 45 a 60 dias, entregamos a nova casa da sua empresa. Tudo isso com a flexibilidade logística que só os coworkings oferecem, sem que os colaboradores percam a privacidade.

Gostou da ideia de ter um escritório feito sob medida? Então, optar por um modelo de contrato built to suit é uma excelente ideia para que a sua organização possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Para saber mais ou contratar esse serviço para a sua empresa, acesse agora mesmo o nosso site!

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X