Era do trabalho híbrido: campus Google Bay View é inaugurado

Google Bay View

O Bay View é um campus criado pelo Google para incentivar os seus colaboradores na era do trabalho híbrido. Leia o artigo e conheça mais detalhes sobre o espaço.

Imagem aérea do Google Bay View

Em maio de 2022, o Google deu um novo passo na era do trabalho híbrido: foi inaugurado o Bay View. Esse é um campus profissional voltado para que os funcionários possam retornar gradualmente aos escritórios, após a pandemia de covid-19.

O audacioso projeto é uma estratégia do Google para acertar no modelo de trabalho híbrido e se colocar à frente de outras empresas de tecnologia.

Quer saber mais sobre o Google Bay View? Contaremos todos os detalhes nos tópicos a seguir. Vamos lá?

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Google Bay View: conheça o espaço da gigante da tecnologia para o trabalho híbrido

O Google Bay View é um campus criado pela gigante da tecnologia para incentivar a prática do trabalho híbrido por seus colaboradores.

O trabalho híbrido, vale lembrar, é o modelo em que as empresas dão autonomia para os profissionais escolherem como, onde e quando realizam as suas atividades da melhor maneira possível.

É esse o conceito adotado pelo Google Bay View, que fica próximo à sede da empresa, na Califórnia.

O projeto é inteiramente desenvolvido pelo Google e tem a flexibilidade e o futuro do trabalho como focos.

Em entrevista à CNBC, o vice-presidente de Workplace do Google, David Radcliffe, declarou que a ideia do Bay View é responder à pergunta: “como será o trabalho em 20 anos, 30 anos, 50 anos, 100 anos?”.

Assista ao vídeo abaixo e veja imagens do espaço:

Veja como funcionará o campus Google Bay View

Segundo Radcliffe, o novo campus do Google deverá operar 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, o espaço pretende operar livre de carbono até 2030.

Para isso, são priorizadas fontes de energia renováveis, como a “pele solar”, com formato de escamas de dragão da cúpula.

Também são explorados parques eólicos vizinhos, que prometem uma energia limpa e livre de carbono durante 90% do tempo.

A construção ainda incorpora elementos do design biofílico, que aproveita os recursos da natureza, como a vegetação, a luz natural e a visão externa de todas as mesas.

O objetivo de estimular o contato com a natureza é melhorar o bem-estar físico e mental dos colaboradores que ocupam o espaço.

Ainda nesse sentido, foram instaladas janelas de clerestory, que modulam a luz direta com persianas automatizadas.

O sistema de ventilação também é moderno e exclusivo. Ele utiliza 100% do ar externo, garantindo o conforto térmico dos colaboradores.

Outro diferencial são as cozinhas. Elas são providas de equipamentos elétricos em vez de gás. Assim, os funcionários podem preparar ou aquecer as suas refeições de forma sustentável, tendo em vista que o sistema de energia é renovável.

A sustentabilidade também se encontra nos próprios materiais de construção da edificação, que são totalmente livres de toxinas.

O cenário fica ainda mais completo com a decoração feita com obras de arte de artistas locais, que “conversam” com a ecologia do espaço.

Relação entre o Google Bay View e a era do trabalho híbrido

Ainda em 2021, Sundar Pichai, CEO do Google, publicou uma carta aberta explicando a nova estratégia de trabalho híbrido da organização.

Dentre outros pontos, a nova política de trabalho do Google prevê uma espécie de rodízio de colaboradores.

A ideia é que os profissionais fiquem três dias da semana trabalhando no escritório e, nos outros dois, de forma remota.

O Google Bay View, portanto, está inserido nessa cultura. O espaço pode ser usado pelos colaboradores nos dias em que precisam ir até o escritório.

Como o espaço funcionará em todos os horários do dia, os funcionários também terão mais flexibilidade em suas rotinas. Esse, cabe ressaltar, é um dos preceitos da cultura do anywhere office, ou seja, o trabalho em qualquer lugar.

Guia Completo do AnywhereOffice (2)

Vantagens dos coworkings na era do trabalho híbrido

Empresas gigantes, como o Google, acabam ditando as tendências do trabalho híbrido. Para os gestores das organizações, portanto, ficar de olho nessas novidades é importante.

É claro que são raras as empresas com condições de construir um espaço do porte do Google Bay View. Porém, essa não é a única forma de incentivar o trabalho híbrido.

Os coworkings são boas opções para as empresas que estão promovendo essa modalidade. Prova disso é o crescimento desse tipo de escritório no país.

Já são mais de 1,6 mil unidades de escritórios compartilhados no Brasil, como mostra uma pesquisa da Newmark, divulgada em reportagem da CNN.

As empresas que embarcam na era do trabalho híbrido e adotam os coworkings como espaço de trabalho têm acesso a várias vantagens. Dentre as principais, estão:

Redução de custos

Os coworkings seguem o conceito de economia compartilhada. Isso quer dizer que a organização não precisará mais pagar várias contas. Por exemplo, aluguel, condomínio, energia, internet, telefone, água etc.

Foco total no seu negócio

Sem ter que se preocupar tanto com infraestrutura, a gestão da empresa poderá focar o core business. Ou seja, aquilo que o seu negócio realmente faz.

Perder tempo com negociações burocráticas com imobiliárias, por exemplo, é algo que não fará mais parte da sua rotina.

Aumento da produtividade

Quando os funcionários trabalham em coworkings, costumam ter mais produtividade. Isso acontece por uma série de motivos.

Eles poderão escolher um local próximo de casa para trabalhar, por exemplo, ficando livres do trânsito congestionado e podendo dedicar mais horas ao lazer. Tal fato aumenta a motivação dos funcionários.

Prática do networking

Nos escritórios compartilhados, os colaboradores da sua empresa terão contato com profissionais de outras organizações.

De tal maneira, poderão praticar networking, aumentar as qualificações profissionais e até mesmo prospectar novos clientes para o negócio. É um tipo de ação em que todos saem ganhando.

Em suma, podemos dizer que a era do trabalho híbrido chegou para ficar. Assim como o Google criou o Bay View, o seu negócio também precisa se preparar para esse novo momento.

Comece baixando o nosso guia para preparar sua equipe para a volta ao escritório! Ele traz tudo aquilo de que você precisa para se diferenciar no trabalho híbrido.

Guia da volta ao escritório


Texto de Lucas Flores, Relações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer.

Similar Posts