Equipes remotas

Ingredientes essenciais para uma equipe remota de DevOps

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em maio 16, 2022
7 min de leitura
Ingredientes essenciais para uma equipe remota de DevOps
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

A equipe remota de DevOps precisa trabalhar de maneira padronizada e com atenção especial às ferramentas e à comunicação. Para ter eficiência, a empresa também deve promover uma cultura de autogestão, liderança e pertencimento.

gestão equipe remota de DevOps

Foto: Iran Gonbad Kavus / Unsplash.

 

Nas empresas de tecnologia, o trabalho a distância já era comum antes da pandemia. Porém, gerenciar uma equipe remota de DevOps exige atenção a alguns ingredientes essenciais para o sucesso.

Afinal, esse regime de atuação apresenta uma série de benefícios para equipes de desenvolvimento de software. No entanto, os desafios também precisam ser considerados pelas lideranças.

Por isso, destacamos neste texto os principais ingredientes para ajudar as lideranças a gerenciarem equipes remotas e alcançarem os melhores resultados com sua equipe.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O trabalho remoto nas empresas

Uma pesquisa da Microsoft demonstrou que 58% dos brasileiros desejam trabalho híbrido ou remoto em 2022.

Isso porque grande parte das empresas e dos profissionais que experimentaram esse formato por causa da pandemia de COVID-19 percebeu os benefícios.

guia completo do anywhere office

Entre as vantagens, podem ser destacadas:

  • Os colaboradores não precisam mais enfrentar trânsito para chegar ao trabalho todos os dias;
  • A empresa tem uma economia considerável com espaço físico;
  • As barreiras geográficas para a contratação de novos profissionais são quebradas.

Com relação à produtividade, uma pesquisa da Gartner revelou que colaboradores com flexibilidade para trabalhar possuem 3 vezes mais chances de chegar ao alto desempenho.

E quais são os desafios? Nesse cenário, é preciso promover uma comunicação eficaz e uma cultura organizacional forte.

O objetivo é que o profissional tenha senso de pertencimento e se sinta motivado a evoluir. Dessa forma, ele está engajado e aumenta sua produtividade.

Quais são os principais ingredientes para uma equipe remota de DevOps?

Os principais ingredientes para uma equipe remota de DevOps funcionar de maneira fluida e eficiente são: 

  • Ferramentas de comunicação; 
  • Autogestão e liderança;
  • Padronizações e manuais;
  • Benefícios para equipes remotas de DevOps;
  • Dica extra: coworking.

Veja mais detalhes a seguir.

Ferramentas de comunicação

Subestimamos o quanto de comunicação acontece apenas por estarmos na mesma sala que a nossa equipe.

Por isso, é essencial que a equipe remota de DevOps tenha as ferramentas certas a sua disposição. Assim, é possível garantir o bom funcionamento da equipe.

Além disso, delimite como cada uma delas deve ser utilizada. Ou seja, indique como o e-mail, o chat e as videoconferências serão adotados na rotina organizacional.

Reserve uma atenção especial para o fluxo de informações, arquivos e documentos. 

Considere também que sistemas em nuvem são mais eficazes para equipes remotas. Isso porque evitam perdas e armazenam as edições feitas por diferentes usuários.

Por fim, é importante que os líderes criem uma cultura de comunicação. Assim, incentivam seus colaboradores a compartilharem informações, desafios e rotinas.

Uma boa forma é pelo exemplo: o líder pode começar a compartilhar mais por meio do chat. Aos poucos, o time perceberá que aquele é um canal que pode usar para conversar sobre o dia a dia.

gestão equipe remota DevOps

Foto: Chris Montgomery / Unsplash.

Autogestão e liderança 

A integração de uma equipe remota de DevOps é crucial para o sucesso da empresa. Mas também é importante desenvolver habilidades de liderança e autogestão nos indivíduos.

A ideia é que eles desenvolvam  a capacidade de gerir o próprio tempo e sintam um grau de independência na execução de suas atividades.

Para isso, prazos e expectativas precisam estar bem claros para todos os membros da equipe. Desse modo, cobranças desnecessárias são evitadas.

O fortalecimento da relação de confiança também deve ser política do líder de equipe remota. Outra boa prática são os sprints e as rotinas de check-in de trabalho. 

Assim, os colaboradores sabem o que precisa ser feito e compartilham suas dificuldades na realização das tarefas.

Indicadores, padrões e manuais

Medir a produtividade da equipe remota de DevOps pode ser desafiador. Por isso, é fundamental criar manuais, padrões e indicadores para gestão de desempenho para o desenvolvimento da equipe.

As métricas adotadas variam conforme o projeto e a área. Um bom ponto de partida é medir a quantidade de saídas, ou seja, de entregas realizadas.

Outra opção é usar a gamificação como uma competição saudável. Isso porque ela tende a ser um motivador para que as equipes disputem o destaque ou o prêmio oferecido.

Com relação a padrões e manuais, é preciso que o time remoto de DevOps entenda qual o padrão do trabalho a ser executado. Assim, os processos seguidos são sempre iguais. Isso se refere a entregas, comunicações, testes e melhorias. 

Observe que o desenvolvimento desses guias ocupa um tempo considerável. No entanto, elas são cruciais para evitar retrabalho.

Outro benefício é promover um fluxo de trabalho melhor. Isso porque os desenvolvedores conhecem os processos da empresa. Assim, o foco passa a ser apenas suas atividades principais.

Segurança

Outro ponto fundamental é a segurança. Para acessarem o sistema da empresa, os membros da equipe remota de DevOps usam diferentes dispositivos, além de redes públicas e privadas.

Por isso, forneça à sua equipe:

  • Acesso seguro e protegido à rede com várias camadas de segurança;
  • Redes privadas virtuais (VPNs);
  • Protocolo de desktop remoto (RDP);
  • Proteção contra malware.

OfficePass trabalho no escritório

Benefícios para equipe remota de DevOps

Oferecer flexibilidade física e de horários para trabalhar é insuficiente para manter os melhores profissionais na sua equipe remota de DevOps.

Afinal, as empresas modernas e conectadas com o futuro do trabalho também oferecem diversos benefícios.

É o caso do BeerOrCoffee, que oferece serviços focados no anywhere office. Inclusive, muitos dos nossos aprendizados vêm das principais lideranças remotas no mundo.

Por isso, oferecemos uma plataforma com mais de 1.000 coworkings parceiros em mais de 160 cidades brasileiras. Ainda temos salas de reunião e privadas, que garantem tudo o que sua equipe remota de DevOps precisa.

Dica extra: coworkings

Nossa dica extra é a contratação de coworkings. Essa é uma ótima opção para aumentar a concentração, evitar as distrações e manter o foco para melhorar a produtividade.

Além disso, os escritórios compartilhados apresentam outros benefícios. Por exemplo: 

  • Climatização;
  • Redução da sensação de isolamento pela convivência com outros profissionais;
  • Ambiente mais adequado para o trabalho, com mesas e cadeiras mais confortáveis do que em casa.

Se você tem nômades digitais na sua equipe, essa alternativa é ainda mais interessante. Isso porque esses profissionais nem sempre têm espaços adequados para trabalhar em suas hospedagens ao redor do mundo.

Podemos dizer que gerir equipes de maneira remota é um desafio do presente e do futuro. Por isso, cabe às empresas encontrarem ferramentas mais eficazes.

Dessa forma, é possível melhorar o desempenho dos times, motivá-los e promover uma forte cultura organizacional.

Portanto, a busca pela evolução e a análise de mercado e de tendências para gestão de equipes devem ser constantes. Assim, chega-se ao melhor resultado possível na gestão de uma equipe remota de DevOps.

Percebeu os desafios e ingredientes necessários para gerir uma boa equipe remota de DevOps? Então, baixe o guia completo sobre o futuro do trabalho e entenda o que sua empresa precisa ter para alcançar mais flexibilidade.

Texto escrito por Liandra Cordeiro, redatora web. Revisado por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X