Equipe em crescimento: como fazer a gestão de pessoas?

ambiente colaborativo

A gestão de pessoas de equipes em crescimento depende de ações estratégicas, que ajudem a empresa a manter bons resultados. Para isso, é preciso atentar à cultura organizacional e a outros pontos relevantes. Veja quais são eles.

gestão de pessoas

Quando um empreendedor decide investir numa ideia. E assim começa a transformação do negócio de fato. Muitos não se lembram dos desafios que estão por vir, entre eles a gestão de pessoas.

Seja uma equipe de duas, dez ou cem pessoas, o desafio é o mesmo: atingir resultados. Porém sem perder o foco naqueles que estão trabalhando nisto.

O que queremos dizer com tudo isto? Muito simples: não importa o tamanho da equipe, fazer a gestão de pessoas é uma missão séria! Você está preparado?

Mas afinal, como fazer uma boa gestão de pessoas?

Antes mesmo de entrar nos detalhes, é fundamental lembrar que ninguém nasce sabendo como administrar uma empresa. Muito menos fazer a gestão de pessoas.

Portanto, buscar ajuda, ler sobre o assunto, ouvir outros profissionais que passam ou já passaram pelo mesmo momento são atitudes essenciais.

Lidar com uma equipe é um desafio diário e, consequentemente, exige preparo. Liderar, ser exemplo, motivar pessoas tem se tornado um importante diferencial competitivo.

Principalmente, para empresas visionárias, atentas ao mercado e às necessidades de seu negócio. E aqui já temos uma dica fundamental: conhecer bem a equipe.

Quando se conhece as pessoas que formam a empresa fica mais fácil fazer uma nova contração. Ou propor melhorias, engajar a equipe e claro, buscar resultados.

E quando se fala em conhecer os colaboradores, não falamos apenas do perfil profissional. Mas também o lado pessoal, que impacta diretamente nos rendimentos de cada um.

As contratações ficam mais fáceis, pois o perfil do novo colaborador tem muito a ver com a equipe que ele irá compor. Uma equipe alinhada e com afinidades tendem a render mais.

A produzir juntos e contribuir para o grupo como um todo. Além disto, a gestão de pessoas permite propor melhorias que sejam positivas tanto para o crescimento da empresa.

E também para cada indivíduo que faz parte dela. Estas melhorias podem vir das necessidades levantadas pela própria equipe. Ou a partir de uma percepção da liderança. E aqui temos mais uma dica essencial para uma boa gestão de pessoas: saber ouvir!

guia da gestão de pessoas humanizada

Saber ouvir

Uma empreendedor sozinho não chega a lugar nenhum. Para ver seus negócios prosperarem é preciso saber ouvir. Perceber a partir de outros olhares onde pode melhorar ou onde deve continuar investindo.

Quando a empresa começa a se estruturar, a equipe cresce, ouvir cada um desses colaboradores é fundamental. Lembrando que não é ouvir apenas em uma reunião ou conversa formal. Mas principalmente no dia-a-dia, nos pequenos detalhes.

Saia da sala de reunião e do feedback mensal. Aliás, você tem o hábito de fazer feedbacks? Pois isso é super importante para gestão de pessoas. Você aprenderá a falar com o outro e também a ouvir. Ouvir pontos de melhorias na forma como lida e faz gestão da empresa e equipe.

Cultura da empresa e ambiente de trabalho

Toda organização traz consigo a essência de seus fundadores. Porém, com o passar do tempo, novos colaboradores vão passando por esta estrutura empresarial e deixando um pouco de suas experiências e aprendizados.

A cultura da empresa não é algo constantemente mutável. Portanto, novas contratações, novos parceiros, novos clientes podem sim ser atraídos por essa afinidade com os valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes do grupo.

Se a cultura diz respeito aos valores e comportamentos que se estabelece dentro da empresa, o ambiente de trabalho, diferente da cultura, pode se tornar mais mutável conforme os colaboradores vão aderindo ou deixando de fazer parte da equipe. Ficou confuso? Vamos explicamos melhor!

Quando um novo colaborador passa a fazer parte de uma empresa, se ele não compartilha dos mesmos valores que os demais, o clima organizacional pode mudar. Ou seja, o ambiente de trabalho tende a sofrer mudanças, seja para melhor, seja para pior.

Por exemplo, se este novo colaborador vem de um outro país, pode ser que haja divergência em sua adaptação. Afinal até seus hábitos diários são diferentes.

Entretanto, esta mudança pode vir a agregar muito para o grupo. E se todos souberem aproveitar as oportunidades, as divergências podem ser construtivas.

Obviamente, este seria um caso específico, onde ambas partes podem se beneficiar. Mas, existem casos onde até mesmo a personalidade de um novo colaborador pode destoar muito.

E aí, se o profissional for bom e a empresa queira investir nele, mesmo sabendo da relação conflituosa, a gestão de pessoas se destaca, fazendo total diferença.

Falando em ambiente de trabalho…

Você já pensou em trabalhar em um coworking?

Já foi falado em chegada de novos colaboradores, administração da empresa, prosperidade nos negócios. Mas em um ambiente de trabalho compartilhado por profissionais de áreas variadas ainda não.

Pois é, os coworkings, como são conhecidos os escritórios compartilhados por profissionais de diversas áreas, podem ser um estratégia essencial para um bom gestor de pessoas, e claro, para as empresas.

gestão de pessoas

Não está entendendo nada? Perceba:

Dentro de um escritório você tem a possibilidade de fazer a gestão de pessoas. e ainda colocar sua equipe em contato com o mercado através de outros colaboradores. Inclusive, de empresas diversas, dos segmentos mais variados.

O funcionário terá mais liberdade para produzir e gerar resultados. Cabe a você alimentar a equipe de informações. E deixar que a busca por inovações e tendências dentro dos coworkings aconteça de forma natural.  

Além de ter uma equipe ou um colaborador absorvendo novidades do mercado diretamente de sua estação de trabalho, os coworkings ainda proporcionam uma economia nos gastos básicos de uma estrutura física própria.

Cursos, palestras, workshops acontecem frequentemente dentro dos coworkings. Logo, tanto os empreendedores quanto suas respectivas equipes podem adquirir novos conhecimentos. Ou mesmo compartilhar aqueles que já adquiriu com os demais coworkers.

Equipes autogerenciáveis são tendências. Dentro dos escritórios compartilhados a ideia de ser o próprio gestor das demandas e das entregas de resultados, já é uma realidade promissora. Para isso, basta que você desenvolva um bom papel de liderança!

Gostou das dicas? Acha possível abrir a mente para as tendências atuais? Os tempos de transformações e inovações não passam. Portanto esteja atento às possibilidades e invista nas pessoas que estão ao seu lado. Aproveite e baixe o e-book Onboarding de Equipes Remotas para saber o que fazer na sua empresa.

Similar Posts