Enterprise e Vila Pampulha: como esses coworkings podem ajudar sua empresa a crescer em BH

 

Está em busca de um espaço para alocar uma equipe em BH? Esse é um problema muito comum para as empresas que estão crescendo. Mas também pode acontecer quando se decide implementar um projeto, no qual os colaboradores precisam se distanciar de sua rotina para ter mais foco. E os coworkings podem ajudar!

Quando entrei para uma empresa do setor de tecnologia, em 2010, para compor a equipe de um projeto de implementação de um novo sistema de gestão, não haviam tantas opções de coworkings quanto existem hoje em dia. Mas, ao visitar o Enterprise Coworking e o Vila Pampulha, eu percebi que isso seria mais fácil que imaginava.

Quer saber como cheguei a essa conclusão? Eu explico no texto a seguir. Além diso, vou falar como o Enterprise e o Vila Pampulha, dois espaços de coworking em BH, podem ajudar sua empresa a crescer. Confira como os coworkings podem ajudar!

Outros tempos

Quando uma empresa resolve implementar uma grande mudança em sua gestão, é comum criar equipes que atuarão exclusivamente no projeto. As consultorias podem recomendar, inclusive, que elas sejam fisicamente separadas da empresa, a fim de não “cair na tentação” de resolver os problemas do escritório.

E foi assim que a empresa para a qual eu fui contratada na época fez. Contudo, essa decisão gerou alguns problema. No entanto, se utilizasse um coworking, esses problemas não existiriam.

Custos altos

A ferramenta estava sendo desenvolvida em 5 módulos, cada um deles atendendo a um determinado setor e sendo configurado por um consultor diferente. Portanto, já temos 10 pessoas. Cada uma das partes teve o acompanhamento de uma gerente de projetos, então temos 12 pessoas.

Além dessas, foi preciso contratar alguém para ajudar a migrar as informações do sistema antigo para o novo, alguém para ficar responsável pela limpeza e outra pela recepção e controle da sala de reunião. Assim, foi necessário alugar e mobiliar um andar inteiro, por cerca de 4 meses.

Um investimento e tanto para tão pouco tempo, não é mesmo?

Ineficiência do modelo escolhido

Todo esforço valeria a pena, pois isso faria com que os profissionais alocados se distanciassem da rotina habitual, focando seus esforços apenas no projeto, certo? Mas não foi bem assim que aconteceu. Os locais ficavam a um quarteirão de distância um do outro e as salas de reunião começaram a ser compartilhadas por toda a empresa.

Resultado: os analistas tinham fácil acesso à equipe do projeto e os interrompiam com frequência. Não foram raras as vezes em que as entregas atrasaram porque o responsável estava no outro prédio, resolvendo algo que poderia ter sido feito por quem ficou encarregado.

Apesar dos altos custos e dos atrasos, o projeto foi entregue.

O coworking é a melhor alternativa

Imagine esse mesmo projeto sendo realizado em um coworking. O Woba conta com uma rede com mais de 600 espaços no país e, em Belo Horizonte, são mais de 60 opções. Então, se o projeto relatado fosse feito em um desses espaços, as vantagens as seguintes:

Redução de custos

Os coworkings podem ajudar a reduzir custos. Aluguel, funcionários de apoio, cafezinho, água, luz, internet, telefone e mobiliário. Tudo isso é oferecido pelo coworking. Você paga pela quantidade de estações que utilizar ou pode fechar um plano com salas exclusivas e acesso à salas de reuniões sempre que precisar.

Flexibilidade

Nas etapas iniciais e finais do projeto, nem sempre todos os profissionais eram necessários. Mas a estrutura estava lá, disponível e desperdiçada. O coworking, por outro lado, permite a flexibilização do uso dos espaços. Fica muito mais fácil aumentar ou diminuir a quantidade de vagas necessárias, ou até mesmo mudar de coworking para atender a uma demanda específica, de forma muito mais justa.

Oportunidades

Uma das maiores vantagens de ter uma equipe trabalhando em um coworking é que trata-se de um lugar que é um celeiro de oportunidades de negócios. São diferentes pessoas interagindo todos os dias, cada uma com sua história profissional, com suas necessidades e ofertas.

É um lugar onde as ideias são discutidas e os pontos de vistas diversificados proporcionam o surgimento de excelentes soluções, parcerias e inovações. O especialista que a sua empresa precisa pode estar lá, um novo cliente pode estar lá, até o produto que você ainda não tinha pensado pode estar lá.

Duas sugestões de espaço para alocar uma equipe em BH

Bom, eu não poderia terminar este artigo sem falar um pouco mais sobre os dois locais que me inspiraram, não é mesmo? São duas propostas bastante diferentes, cada uma delas mais adequada a um tipo de demanda, como eu mostro abaixo, e cada um desses coworkings podem ajudar de formas distintas.

Enterprise Coworking

O Enterprise Coworking fica na Avenida Abílio Machado, uma das principais vias de acesso à região noroeste de Belo Horizonte. O local é próximo do centro comercial, de um shopping popular e até mesmo de duas academias. Tem inúmeras linhas de ônibus na porta tanto para BH quanto para Contagem.

É um local simples, mas muito bem estruturado. Algumas empresas já utilizam salas privativas, mas haviam algumas disponíveis. As estações compartilhadas ficam em uma sala ampla, bem ventilada e iluminada.

Um fato interessante aconteceu enquanto estive por lá. Uma das empresas que utiliza o espaço compartilhado estava recebendo uma intercambista da Holanda. Não resisti e prestei atenção à conversa. Acabei descobrindo que meu inglês é bom o suficiente para não me deixar morrer de fome.

Vila Pampulha

O Vila Pampulha fica no bairro Bandeirantes, bem na orla da Lagoa da Pampulha e muito próximo da Igreja de São Francisco, nosso principal cartão postal. Aparentemente, foi uma casa de dois andares, piscina, bastante área externa e até uma quadra de areia.

No andar de baixo funciona um restaurante, com várias opções de comidas saudáveis e quase 90% do cardápio vegetariano. Na parte de cima ficam as estações de trabalho, em salas e algumas na varanda, onde escolhi começar meu dia.

Depois de perceber que o calor começaria a atrapalhar meu rendimento em pouco tempo, me mudei para a parte interna, nesta sala abaixo. Ela tem ar condicionado e acesso às partes internas e externas do lugar. Ideal para aquele projeto de 2010, por exemplo.

Cada um deles tem seus pontos de destaque e fazem mais sentido para um tipo de empresa ou profissional. Mas eles não sãos únicos. Como já mencionei, a rede Woba conta com mais de 600 espaços de coworkings no Brasil. Um deles é o ideal para atender você ou sua empresa! Ou seja, vários coworkings podem ajudar a conquistar seu objetivo.

Quer saber mais como funciona a plataforma? Confira as nossas soluções corporativas!


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

 

Similar Posts