Gestão de RH

Investir na infraestrutura pode ser a chave para engajar colaboradores

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em junho 16, 2022
7 min de leitura
Investir na infraestrutura pode ser a chave para engajar colaboradores
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Engajar colaboradores significa encontrar formas de fazer com que o time trabalhe com maior empenho e motivação . Nesse sentido, a infraestrutura ofertada pelo negócio pode fazer toda a diferença. Entenda mais sobre essa relação e como os coworkings podem ajudar!

engajar colaboradores
AllGo – An App For Plus Size People / Unsplash

Você já fez uma avaliação de como a infraestrutura em relação ao trabalho pode ajudar a engajar os colaboradores? Como ela afeta o bem-estar no trabalho, esse pode ser o diferencial do seu negócio. 

Afinal, uma boa relação de trabalho exige atenção a diversos fatores: remuneração, reconhecimento, ferramentas adequadas etc., e os espaços de trabalho também são relevantes.

Quer entender melhor essa relação? Então continue a leitura para entender por que investir na infraestrutura pode ser a chave para engajar colaboradores na empresa. Confira!

Guia da Produtividade no Trabalho Remoto_ A arte de ser eficaz a distância

Qual é a importância de engajar colaboradores?

Os profissionais engajados conseguem trazer uma série de benefícios para o negócio — e ajudar a conquistar uma trajetória de sucesso para a empresa. 

Isso porque eles trabalham com maior foco e atuam de modo a ajudar no desenvolvimento do negócio, visando aos melhores resultados.

Nesse contexto, um estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup, identificou que colaboradores engajados conseguem entregar resultados melhores. Conforme os dados analisados, eles:

  • Vendem 20% a mais;
  • Entregam uma lucratividade 21% maior;
  • Apresentam uma produtividade 17% mais elevada;
  • Há 36% menos chances de turnover por iniciativa do colaborador.

Por que investir na infraestrutura pode auxiliar nesse objetivo?

Investir na infraestrutura ajuda a ter um ambiente mais agradável e práticas que os colaboradores consideram vantajosas. Com isso, eles tendem a ter maior motivação para o trabalho. 

Porém, é preciso ter em mente que as pessoas querem ter uma boa infraestrutura, mas também buscam flexibilidade e facilidade na rotina.

Isso significa, por exemplo, não precisar investir tempo em deslocamentos diários para o trabalho. Como resultado, o foco é cada vez maior nas facilidades do trabalho híbrido.

Sobre o tema, um estudo realizado no início de 2022, chamado Redefinindo os modelos de trabalho na América Latina, trouxe dados relevantes sobre a forma de trabalho:

  • 99% concordam que economizar tempo de deslocamento é a principal vantagem do trabalho remoto;
  • 52% dos executivos acreditam que o escritório do futuro não é um local único, mas, sim, uma rede de espaços e serviços; 
  • 81% apontam o modelo híbrido como o ideal na era pós-pandêmica;
  • A preferência entre quem deseja o modelo híbrido é a presença no escritório de 2 a 3 dias. 

Portanto, ao pensar em infraestrutura, a empresa precisa investir no estabelecimento próprio, mas também encontrar formas de promover vantagens no trabalho remoto ou híbrido. 

Afinal, ele exige o uso de ferramentas e tecnologias que permitam a realização de todas as tarefas com eficiência. 

Logo, é preciso ter uma infraestrutura habilitante, que promova facilidades e maior produtividade — independentemente do local de trabalho. 

engajar colaboradores
Brooke Cagle / Unsplash

O que observar ao investir na infraestrutura para engajar colaboradores?

Para ajudar a entender o que você deve observar ao investir na infraestrutura ofertada com o objetivo de engajar a equipe, vale seguir algumas dicas.

O mesmo estudo já citado também trouxe dados relevantes sobre a percepção de valor dos profissionais em relação a diferentes itens. A seguir, veja os principais pontos sobre a pesquisa!

Conforto durante o trabalho

O conforto é uma questão fundamental quando se trata da infraestrutura da empresa. Trabalhar em um espaço confortável e ergonômico é importante para tornar a rotina mais prazerosa.

Um mobiliário funcional, por exemplo, foi citado como essencial por 81% dos colaboradores em trabalho presencial. No modelo híbrido, 75% citaram a questão. Já no remoto, 54% destacam a sua importância.

Perceba, então, que a adequação não deve se limitar à estrutura física da empresa. É preciso investir em formas de garantir o conforto mesmo no trabalho a distância.

Uma dica para isso é oferecer acesso a espaços de coworking. Eles são escritórios compartilhados que podem ser usados por profissionais de diferentes áreas.

Além de oferecer uma infraestrutura completa para o trabalho, eles promovem o networking e outros benefícios. Logo, a empresa pode firmar parcerias visando proporcionar o acesso a esses espaços de escritório para a equipe.

OfficePass

Foco no bem-estar

A experiência no local de trabalho tem um papel bastante relevante quando se trata de engajar colaboradores. Isso envolve o conceito de modo amplo, considerando a relação geral com a empresa. 

Assim, os itens de estrutura e os serviços essenciais para os trabalhadores passaram a ter maior relevância, independentemente do modelo de trabalho utilizado. 

As estruturas físicas devem ser limpas, organizadas e confortáveis para estimular o trabalho. Já o papel das lideranças continua essencial, cabendo aos líderes encontrar formas de estimular a equipe.

Ademais, é preciso entender o que os colaboradores buscam em termos de trabalho presencial. Veja alguns insights:

  • 41% dos entrevistados enxergam valor em espaços e áreas comuns de convivência, além dos espaços com mesas e cadeiras em seu escritório;
  • 52% enxergam o escritório do futuro como uma rede de espaços e serviços, não um único local;
  • 70% sentem falta da interação com colegas e gestores de equipes;
  • 75% enxergam a integração entre áreas e funcionários como um benefício das atividades presenciais.

Essas informações não se limitam a mostrar, por exemplo, que o trabalho híbrido pode ser interessante para a empresa. Elas demonstram a necessidade de interação.

Logo, a infraestrutura da empresa ou dos espaços fornecidos aos colaboradores não deve se limitar a ter mesas de cadeiras confortáveis e equipamentos para o trabalho.

O foco no bem-estar precisa considerar, também, as necessidades de interação humana e a troca de experiências entre os profissionais, com maior integração entre as equipes.

Benefícios para a equipe

Vale saber  os benefícios que colaboram com o engajamento. Os planos de saúde foram citados por 65% dos colaboradores em trabalho híbrido, sendo ainda mais citados por trabalhadores integralmente presenciais ou remotos.

Outros benefícios, como vale-alimentação, foram citados por mais da metade dos entrevistados em qualquer modelo de trabalho.

Ainda, existem vantagens diferenciadas. Por exemplo, para garantir uma boa estrutura também no modelo remoto ou no híbrido, a empresa pode fornecer equipamentos à equipe. 

Mais uma prática interessante, que você já viu, é fazer parcerias para proporcionar acesso aos espaços de coworking em diferentes localidades.

Como você pôde perceber, investir em uma boa infraestrutura de trabalho é fundamental para engajar colaboradores. Portanto, vale a pena rever as estratégias para adotar boas práticas no negócio a fim de aumentar a satisfação da equipe.

Aproveite que está por aqui e baixe o nosso Guia Definitivo do Futuro do Trabalho para aprender tudo aquilo de que sua empresa precisa para ter mais flexibilidade!

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X