Empreendendo em 2018!

empreendendo

empreendendo

As promessas de ano novo já viraram motivo de graça para aqueles que fazem uma lista inalcançável. Mas que, obviamente, acabam por não levar a sério as mudanças que desejam concretizar por falta de objetivo ou mesmo um foco real. Se você quer fazer diferente em 2018 e entre suas metas está investir no seu próprio negócio e você já se vê empreendendo, este é o lugar certo!

Vem que temos dicas incríveis para você.  

Ano novo vida nova, sem clichê

Se você já é um empreendedor e quer apenas reestruturar seu negócio ou mesmo começar um novo, já sabe o quanto o caminho é árduo, porém envolvente e compensador. Se você é novo nessa área e está considerando empreender pela primeira vez é importante que saiba: no começo tudo parece difícil e impossível demais. Mas acredite no seu potencial, identifique seu diferencial é continue em frente.

Ano Novo vida nova, não quer dizer que você precisa abandonar tudo para investir nos seus sonhos, apesar de ser uma opção. Mas você pode ir com cautela, no seu tempo, aos poucos dividindo as horas do seu dia fazendo aquilo que acredita até que enfim esteja se dedicando exclusivamente no seu negócio. É preciso ir e seguir o caminho empreendendo.

empreendendoÉ importante ter em mente qual seu principal objetivo e conversar sobre ele com pessoas estratégicas. Muitas vezes estamos estagnados numa ideia, num conceito e quando compartilhamos os pensamentos com alguém tudo começa a fluir melhor.

Então, para que de fato você caminhe rumo a uma vida nova, a palavra de ordem aqui é: networking! Não duvide, no colega do lado você pode encontrar inspiração para aquele projeto engavetado há anos.

Oportunidades: aproveite-as ou as perderá

Por que empreender?

Já que estamos falando de oportunidade é hora de refletir: o que te levaria a empreender? Seria uma necessidade, um sonho ou as duas coisas? Pois bem, as oportunidades podem surgir ou podemos criá-las. Elas surgem quando compartilhamos expectativas e projetos com outras pessoas, e elas são criadas quando temos uma determinada habilidade e decidimos explorá-la.

Se seu interesse no empreendedorismo tem a ver com flexibilidade e independência no trabalho é preciso lembrar que, um novo negócio requer muita atenção, esforço e dedicação. Logo, vá com calma nas suas expectativas. Pois empreender é uma experiência única, mas que também exige muito de quem se aventura nesse mundo.

Muitas vezes o espírito empreendedor surge diante de uma necessidade. Sim, a necessidade de ganhar dinheiro. A necessidade de mudar uma realidade. A necessidade de criar um produto ou serviço que atenda determinado público ou empresa. Qual a sua necessidade? Existe alguma? Dizem que nos momentos de crises muitas pessoas se descobrem e se revelam. Afinal diante de adversidade somos forçados a nos reinventarmos, e nesta hora a veia do empreendedor pulsa mais forte.

O começo de um novo ano é decisivo para muitas pessoas, pois representa o fim de um ciclo. A sensação de inquietude intensifica, pois tudo que não deu certo no “ciclo” anterior queremos fazer dar certo agora. Se você compartilha desse sentimento, pare o que está fazendo agora, olhe para dentro de si e perceba o que, definitivamente, está incomodando e como transformar esse incômodo num projeto promissor!

Empreendendo: da ideia à execução

Se você já tem um projeto, uma ideia de negócio em mente é hora de pensar em como colocar tudo em prática o quanto antes. Assim a empolgação inicial não cai no limbo da desmotivação. Estruturou a ideia na sua cabeça, corra e faça as primeiras anotações, este será o primeiro contato físico que você terá com seu futuro negócio.

Já tem a ideia, já começou a rascunhar, mas ainda não está empreendendo? Agora é hora de compartilhar seus pensamentos e anotações com pessoas com potencial para tornar seus sonhos mais próximos do real. O que estamos querendo dizer com isso? Networking, networking, networking. Quanto mais você falar sobre suas ideias, mais ela vão ganhando forma.

Como o assunto aqui é fazer contato, uma dica muito válida é dedicar um pouco do seu tempo para trabalhar dentro de algum escritório coworking. Além da sensação de que seu lado empreendedor está de fato acontecendo, é inquestionável o crescimento pessoal, profissional e, claro, os relacionamentos mais próximos que você cria com profissionais diversos que já estão atuando no mercado de trabalho. 

Se você não consegue ir trabalhar diariamente dentro desses escritórios compartilhados, comece indo uma vez na semana. Ou apenas em um período do dia, por exemplo. Aos poucos você vai reconhecendo as possibilidades e colocando sua rotina empreendedora em primeiro plano.

empreendendo

Seu esforço resultará em flexibilidade e autonomia

Sem dúvidas a principal vantagem em se tornar um empreendedor é o fato de ter autonomia, poder gerir sua própria rotina. Entretanto, esta grande qualidade pode muitas das vezes consumir grande parte do seu tempo. Nessas horas é preciso ter calma, tudo vai dar certo, mas desistir não pode ser uma opção.

Ter flexibilidade para chegar, permanecer e voltar do trabalho. Ter autonomia para pegar um cliente ou renegociar um contrato, o valor. Tudo isso faz parte do dia-a-dia de um empreendedor, portanto é preciso ter consciência que empreender é estudar outras áreas, se atualizar do mercado e oferecer o melhor de si para que você, sua ideia e todos aqueles que embarcaram nela prospere.

Não tenha medo, tenha sagacidade para correr atrás. Suando a camisa, sem dúvidas você colherá bons frutos. Então, comece o quanto antes, porque a prática também pode ser sua melhor aliada.

Ah, só mais uma dica para você se inspirar! Clica aqui e confira ideias e projetos que deram certo.

Gostou das dicas? Posso esperar te ver empreendendo em 2018? Depois conta pra gente!
Até mais! 🙂

Bárbara Santos

Similar Posts