O que é Employer Branding e porque o Woba permite uma carreira conectada com o futuro

employer branding o que é

Employer branding é um termo que pode ser traduzido como marca empregadora. Diz respeito aos esforços de uma empresa no ambiente de trabalho e a imagem que constrói, a partir disso, no mercado. Saiba tudo neste texto.

Entender o employer branding, o que é e porque pode beneficiar empresas e colaboradores é mais um passo rumo ao sucesso. Em síntese, os negócios que aderem a esse conceito são aqueles que se preocupam em oferecer um excelente ambiente de trabalho para a equipe.

Como resultado, as chances que todos têm de mostrar seu potencial profissional e se desenvolver aumentam exponencialmente. Atualmente, muitas marcas reconhecem a importância da flexibilidade e do dinamismo para se manterem competitivas no mercado. Será que é assim para todas?

Para alcançar seus objetivos, as empresas atentas às mudanças reconhecem a importância do capital humano e estão dispostas a valorizá-los. Nesse contexto, quem não se adapta pode ficar para trás.

Então, surge a questão: o que é employer branding? Neste artigo, você entenderá os detalhes dessa proposta e como ela pode mudar carreiras para melhor. Boa leitura!

 employer branding o que é

O que é employer branding?

Para você entender o employer branding, vamos começar pela tradução. O termo pode ser traduzido como marca empregadora. Como vimos, diz respeito aos esforços de uma empresa no ambiente de trabalho e a imagem que constrói, a partir disso, no mercado.

Dentre os objetivos dessa estratégia de branding estão:

  • Destacar a empresa por meio do fortalecimento da imagem, reforçando qualidades de organização e oportunidades de crescimento;
  • Manter a motivação dos colaboradores para o crescimento pessoal e a valorização do trabalho;
  • Atrair pessoas cada vez mais talentosas e capacitadas para compor o time.

É um conceito mais dinâmico do que o mercado tradicional, focado apenas em faturamento, não é mesmo? Encontrar empresas que valorizam o crescimento da sua equipe significa trabalhar em alta performance e beneficiar a produtividade. Além disso, os colaboradores terão grande desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais os benefícios de trabalhar em uma empresa que pratica o employer branding?

Agora que você conhece o que é employer branding, pode estar se perguntando quais os benefícios desse novo conceito para os profissionais. A primeira vantagem é que as empresas que aderem ao employer branding colocam os funcionários como prioridade. 

Você gostaria de se sentir privilegiado no seu trabalho? Imaginamos que sim. Veja, a seguir, outros benefícios dessa estratégia.

Possibilidade de crescimento pessoal

Uma das vantagens de trabalhar em um local que aderiu ao employer branding é a maior possibilidade de ter um plano de carreira. Você vai conseguir explorar as suas habilidades e construir uma relação efetiva com a empresa.

Manter os colaboradores orgulhosos de seu ambiente de trabalho e cientes de que suas vagas são disputadas é uma das preocupações. Para o colaborador, acaba sendo um incentivo para que se qualifique cada vez mais.

Crescimento da empresa

Não é só o funcionário que cresce. A empresa que adota a estratégia também se beneficia. Para se ter uma ideia, em 2021, o Woba, maior marketplace de coworkings da América Latina, recebeu um investimento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 56 milhões) em uma rodada Série A. A ação foi liderada pela Kaszek, principal fundo latino-americano de capital de risco.

O Woba atua remotamente desde o primeiro dia e tem colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O bom resultado é compartilhado com a equipe, que também aumenta as suas chances de alavancar a carreira e a qualidade de vida. Por exemplo, as stock options são um benefício para os colaboradores que permite participação societária.

 employer branding o que é

Ambiente de trabalho agradável

Mesmo no modelo remoto, é possível aprimorar a relação com os colaboradores e ter um grupo de trabalho de sucesso. Uma empresa que coloca em prática o employer branding sabe disso.

O modelo híbrido tem sido visto como uma solução para o futuro. Com isso, é fundamental pensar em alternativas para que o escritório se torne confortável.

Nesse sentido, espaços mais inclusivos e adaptáveis são melhores do que ambientes com características individualistas.

Uma alternativa moderna adotada por algumas empresas para ter ambientes adequados às suas necessidades é contar com espaços de coworking

No Woba, as empresas têm acesso a escritórios sofisticados e dinâmicos espalhados por todo o Brasil, oferecendo muito mais conforto aos trabalhadores.

Cultura organizacional positiva

Para uma empresa que coloca o bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores em primeiro lugar, a cultura organizacional exerce papel importante. Assim, a busca é por um dia a dia com mais colaboração e respeito.

Os conflitos são minimizados e, quando ocorrem, podem ser solucionados com tranquilidade. Essa é uma vantagem importante para manter a qualidade de vida no meio profissional.

Respeito à sua individualidade

Outro aspecto importante de ambientes de trabalho conectados com o mercado do futuro é o respeito à sua personalidade. Atualmente, se reconhece que não existe um perfil ideal para cada trabalho. Isso significa que você pode encontrar espaço para colocar a própria identidade nas funções que desempenha.

Possibilidade de contribuir efetivamente com a empresa

Empresas que desejam se aprimorar devem buscar saber o que seus colaboradores pensam sobre o ambiente e a cultura organizacional. Desse modo, é comum que peçam sugestões para melhorias, tentem entender quais são os aspectos relevantes e os pontos críticos para o trabalho. Além disso, se empenham em garantir que todos sejam ouvidos.

Essas companhias não apenas abrem o espaço para o diálogo, mas acolhem as contribuições recebidas e as utilizam de forma complementar para elaborar planejamentos. É assim que eles se transformam em referência. 

Nesses ambientes, a participação dos colaboradores é uma forma de reconhecimento. Como resultado, as pessoas também se sentirão mais identificadas com a marca.

Construa o futuro e venha para o Woba

O Woba compartilha valores que dialogam diretamente com estratégias de employer branding. Acreditamos que, juntos e comprometidos, podemos tornar o anywhere office e o trabalho remoto acolhedores e produtivos, valorizando o seu potencial. Assim, atuamos com fidelidade ao que você e nós acreditamos.

Além da rede de coworking, o Woba oferece Stock Options — opção de ações, em português — como forma de remuneração. Essa estratégia vem sendo cada vez mais utilizada por startups para atrair e reter talentos.

Após ler sobre employer branding e as vantagens dessa proposta, é hora de encontrar empresas alinhadas ao futuro. Essa pode ser a sua chance de explorar todo o seu potencial e alavancar a carreira.

Venha construir o futuro do trabalho com a gente! Confira as possibilidades que esperam por você, CLICANDO AQUI.


Texto de Flávia Lemes, Mestre em Educação e Redatora. Revisado por Nícolas David, Repórter, Jornalista e Revisor. 

Similar Posts