Anywhere Office

Pesquisa: os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre os trabalhadores da informação

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em janeiro 19, 2022
Pesquisa: os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre os trabalhadores da informação
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

Pesquisadores americanos analisaram os efeitos do trabalho remoto na colaboração de trabalhadores da informação da Microsoft durante a pandemia da Covid-19. A conclusões deles são surpreendentes. Confira.

Assim como ocorreu em praticamente todas as áreas, a pandemia de Covid-19 mudou a forma como profissionais da informação trabalham. Um grupo de pesquisadores americanos, observando essa realidade, decidiu estudar os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre esses profissionais.

Ao todo, 11 profissionais de diferentes instituições, entre eles Longqi Yang e David Holtz, desenvolveram o estudo publicado originalmente na revista Nature Human Behaviour.

A seguir, apresentamos as principais conclusões desses pesquisadores ao analisar os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre profissionais da informação. Siga a leitura e confira!

efeitos do trabalho remoto na colaboração

Efeitos do trabalho remoto na colaboração entre os trabalhadores da informação

Para analisar os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre profissionais da informação, os estudiosos fizeram a pesquisa na Microsoft. O trabalho foi realizado nos primeiros seis meses de 2020.

O grupo analisou, por exemplo, troca de e-mails, mensagens em aplicativos de comunicação instantânea, chamadas de áudio e vídeo. No total, foi monitorado o trabalho de 61.182 funcionários da Microsoft que estavam em home office. 

Eles tiveram suas rotinas analisadas para que se descobrisse os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre os trabalhadores da informação. Veja as conclusões nos tópicos seguintes.

Crescimento da comunicação assíncrona

A comunicação assíncrona é aquela em que o emissor e o receptor das mensagens, nem sempre, interagem ao mesmo tempo. Um bom exemplo é o e-mail, que pode ser lido e respondido horas depois do envio e do recebimento. O mesmo acontece em plataformas de mensagens como o Slack.

Por um lado, os pesquisadores acreditam que o crescimento da comunicação assíncrona foi interessante. Elas facilitam, por exemplo, a mensuração de dados sobre uma conversa, quando ocorre nos meios que possibilitam essa forma de interação.

Em contrapartida, na visão dos pesquisadores, a comunicação assíncrona, nem sempre, gera os insights que uma conversa em tempo real pode trazer. Dessa forma, os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre os trabalhadores da informação pode não ser tão positivo.

efeitos do trabalho remoto na colaboração

O trabalho híbrido se mostra mais eficiente que o home office

Durante a pesquisa, percebeu-se que trabalhar somente em home office, nem sempre, é o mais indicado. Isso porque os encontros presenciais e as atividades realizadas no mesmo tempo e espaço são importantes para que a colaboração ocorra em empresas e startups do mercado da tecnologia.

Porém, como as atividades a distância também trouxeram benefícios para a empresa e seus colaboradores, a tendência é que, nos próximos anos, a Microsoft adote o trabalho híbrido. O mesmo se aplica a outras grandes companhias.

O trabalho híbrido está relacionado à cultura do anywhere office, que possibilita a realização das atividades profissionais em qualquer local. Nessa metodologia, a automação também é necessária e de forma mais ampla.

Os colaboradores podem ficar alguns dias trabalhando em casa e outros na sede da empresa. Além disso, têm liberdade para frequentar espaços coletivos, como coworkings, cafeterias e bibliotecas.

O trabalho híbrido facilita o networking

No mercado de tecnologia da informação, o networking é muito importante para os profissionais. Isso se justifica porque os softwares, linguagens de programação e outros recursos tecnológicos mudam muito rapidamente.

Por conta dessas mudanças, o trabalho colaborativo é muito importante. O conhecimento específico ou “descoberta” que um profissional faz pode ser o que falta para solucionar um problema no qual o colega está “quebrando a cabeça”.

Nas conclusões da pesquisa, os estudiosos disseram que os profissionais da Microsoft conseguiram manter os seus laços com colegas e praticar networking, mesmo trabalhando em home office.

Porém, essa rede de contatos já havia sido construída antes da pandemia da Covid-19, quando os trabalhos eram quase sempre feitos presencialmente. Logo, eles não conseguem afirmar se o mesmo aconteceria se a empresa mantivesse o home office em longo prazo.

Mais uma vez, portanto, fica destacada a relevância do trabalho híbrido. Isso porque, ao apostar nesse modelo, ocorrem trocas presenciais e online, fazendo com que a rede de contatos dos profissionais se mantenha ampla nos dois ambientes.

As empresas deverão rever as suas políticas de trabalho no pós-pandemia

Os pesquisadores deixam claro que o trabalho realizado mapeou as rotinas de apenas seis meses de trabalho da Microsoft. O estudo ocorreu em um momento no qual a pandemia estava menos controlada e as medidas restritivas muito mais fortes.

Eles destacam a importância de as empresas realizarem pesquisas e estudos semelhantes internamente. Dessa forma, é possível acompanhar as evoluções do ambiente externo, do cenário pandêmico e os impactos na vida dos trabalhadores.

Novas políticas e modelos de trabalho deverão ser adotados para que as necessidades atuais sejam supridas, sem que as companhias tenham prejuízo ou sejam superadas pela concorrência.

A própria Microsoft, após o estudo, adotou uma nova política de trabalho. Agora, de forma definitiva, qualquer funcionário pode trabalhar remotamente por até 50% do tempo.

Para aperfeiçoar ainda mais o funcionamento desse método, a empresa também está construindo sistemas de escuta, apoiados na privacidade, para capturar sinais digitais. A ideia é que esse recurso possibilite aos gestores verificar o bem-estar de suas equipes.

Compreender os efeitos do trabalho remoto na colaboração entre trabalhadores da informação é importante para todos os gestores da área. Somente assim será possível tomar as melhores decisões sobre as políticas internas e forma de funcionamento de cada companhia.

Como você pode perceber, mudanças devem ser realizadas nos ambientes das empresas. Que tal aproveitar e conhecer, agora, o nosso checklist para a sua empresa se preparar para os novos formatos de trabalho?

Guia Checklist Novos Formatos

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Nícolas David, Repórter, Jornalista e Revisor. 

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X