Efeito Zoom: pandemia traz uma nova relação com o corpo e aumenta procura por procedimentos estéticos

Efeito Zoom faz com que pessoas tenham uma nova relação com o corpo

As chamadas de vídeo estão fazendo com que as pessoas percebam detalhes que antes chamavam pouca atenção. O chamado “efeito Zoom” faz com que a procura por procedimentos estéticos dispare em todo o mundo. 

Uma reportagem do Uol trouxe um dado interessante, revelado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS): em 2021, houve um aumento de quase 50% na procura por procedimentos estéticos. Acredita-se que esse seja um reflexo do efeito Zoom.

Por conta das chamadas de vídeo realizadas em reuniões do trabalho remoto, as pessoas passaram a ver mais a sua imagem. Dessa forma, “defeitos” que antes eram pouco visualizados agora são encarados o tempo todo e podem provocar baixa autoestima nos colaboradores.

Compreender o efeito Zoom e saber como contornar esse tipo de situação são desafios para os gestores contemporâneos. Sem dúvida, esse é um dos problemas do trabalho remoto que precisamos resolver! Neste artigo, traremos algumas dicas. Siga conosco!

Efeito Zoom: entenda o que é esse fenômeno

Não é novidade que a crise sanitária causada pela pandemia de covid-19 fez com que adquiríssemos novos hábitos no trabalho e na vida pessoal. A tendência é que muitas dessas novidades sigam em alta, mesmo no pós-pandemia, tendo em vista que o futuro do trabalho é híbrido.

Entre as novas atividades que o trabalho remoto nos trouxe, temos as reuniões por vídeo, realizadas por meio de plataformas de comunicação digital, como o Zoom.

Nas videoconferências, além de visualizar o rosto dos colegas, os participantes também enxergam a própria face projetada na tela. Isso tem feito com que muitas pessoas desenvolvam crises com a própria imagem.

Duas pessoas conversando pelo Zoom

Como estamos “em frente ao espelho” por muito mais tempo, é normal que percebamos aquelas ruguinhas, olheiras ou manchas no rosto. O problema se agrava quando a iluminação e os ângulos não favorecem.

Em entrevista ao Uol, a médica dermatologista Larissa Oliveira declarou: “Com iluminação ruim, ângulos faciais que anteriormente não eram visualizados, as videoconferências, seja para trabalho, seja para entrar em contato com amigos e com familiares, serviram para realçar algumas características faciais vistas como ‘defeitos’. Em especial, a busca pela simetria facial”. 

É isso, portanto, que o efeito Zoom representa: a dificuldade em lidar com a própria imagem e com o aparecimento de “defeitos” que, até então, eram pouco visualizados. O resultado é o crescimento das buscas por cirurgias plásticas e por outros procedimentos estéticos.

Obviamente, não há nenhum problema em fazer procedimentos estéticos para corrigir um detalhe de que você não gosta ou que pensa que pode melhorar. O que é errado é fazer disso uma obsessão, prejudicando a autoestima, assim como o rendimento no trabalho e nas demais atividades.

Dicas para evitar o efeito Zoom nas empresas

Os gestores precisam estar sempre de olho em problemas como o efeito Zoom, pois somente assim é possível desenvolver ações para que os colaboradores melhorem a qualidade de vida no trabalho.

Veja, a seguir, uma série de dicas para evitar o efeito Zoom e coloque-as em prática na sua empresa!

Promova a saúde mental dos funcionários

Os tempos em que vivemos não são fáceis! Por conta das restrições da pandemia, da vulnerabilidade de pegar uma doença, da instabilidade econômica, entre outros problemas atuais, manter uma boa saúde mental está cada vez mais difícil.

As fragilidades da mente são um campo muito fértil para que se desenvolvam problemas como o efeito Zoom e outras questões envolvendo a autoestima. Isso pode, inclusive, baixar a produtividade dos colaboradores.

É por esse motivo que as empresas devem buscar meios para promover a saúde mental dos funcionários e para estimular que eles se tornem pessoas mentalmente fortes

Fazer parcerias com psicólogos e com psiquiatras a fim de que eles prestem atendimento aos funcionários de forma gratuita, por exemplo, é uma ideia de ação a ser desenvolvida. Sem dúvida, ter esse serviço à disposição refletirá em melhorias na produtividade do dia a dia.

Incentive os funcionários a terem mais autocuidado

Ficar com uma pele de filtro do Instagram é algo impossível! As pessoas sempre terão uma linha de expressão, uma manchinha ou qualquer outro detalhe no rosto. Afinal, não somos todos iguais.

Porém, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a autoestima, fazendo com que tenhamos mais saúde física e mental.

Os autocuidados são muito importantes e refletem no nosso corpo. Por isso, as empresas podem incentivar os colaboradores a terem uma alimentação mais saudável, a adotarem uma rotina de skincare, a praticarem exercícios físicos etc.

Programas de comunicação interna podem ser desenvolvidos nesse sentido. Até mesmo parcerias com lojas de cosméticos, com farmácias e com academias podem ser feitas, justamente para que os seus funcionários tenham descontos ao adquirir produtos ou serviços que os façam sentir melhor consigo mesmos.

Proporcione uma rotina de trabalho mais flexível

Ficar trabalhando sempre no mesmo espaço, como o home office ou o escritório da empresa, pode se tornar algo moroso e que afeta ainda mais quem já está com a autoestima baixa.

É por isso que proporcionar uma rotina de trabalho mais flexível também é uma maneira de evitar o efeito Zoom nas empresas. Mudar de cenários pode ser muito bom para que os pensamentos intrusivos saiam da cabeça e para que a autoestima seja renovada.

Nesse sentido, você pode proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de trabalhar no lugar em que eles quiserem. Alugar uma casa na praia e poder passar uns dias trabalhando no litoral, por exemplo, renova as energias de qualquer um.

Viajar mesmo sem estar de férias e até ficar na mesma cidade, mas explorando bairros pouco conhecidos, também são boas ideias. Com serviços como as plataformas de coworking, os seus funcionários podem trabalhar, a cada dia da semana, em um lugar diferente.

Resumindo: o efeito Zoom é um problema que precisa ser evitado nas empresas. Coloque as nossas dicas em prática e perceba como a autoestima dos seus funcionários vai melhorar.

Gostou deste conteúdo? Então, continue aprendendo e baixe agora o nosso guia completo sobre como trabalhar remotamente. Ele traz tudo o que você precisa saber para trabalhar e para liderar equipes no mundo pós-pandemia. 

Aprenda a trabalhar remotamente


Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Revisado por Gabriele Lisboa, revisora textual freelancer. 

Similar Posts