6 benefícios alcançados ao adotar a diversidade na empresa

 

Atualmente ouvimos falar de forma constante sobre a necessidade de adotarmos a diversidade na empresa. Mas nem sempre sabemos quais são os motivos. Muitas pessoas podem pensar que devem fazê-lo apenas para serem “bem-vistas” no mercado ou para cumprirem determinadas leis que preveem esse tipo de ação.

Mas abraçar a inclusão vai muito além disso. Diversidade significa ter pessoas de diferentes gêneros, idades, religiões, etnias, origens culturais, orientações sexuais, classes sociais e muito mais. Quantos deficientes existem na sua empresa, por exemplo? No Brasil, são quase 45 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE (2017), o que representa 24% da população com algum tipo de deficiência.

Por isso, neste post falaremos sobre os principais benefícios da adoção da diversidade na empresa. Eles vão desde ganhos internos, como produtividade e colaboração, até a geração de um impacto muito maior na sociedade. Ao fim, daremos dicas para que você possa ter uma cultura e equipe diversas dentro do seu negócio de forma bem-sucedida. Continue lendo!

1. Aumento da criatividade e, consequentemente, produtividade

Ter pessoas diversas dentro do ambiente da empresa, com hábitos e opiniões diferentes, faz com que novas ideias surjam constantemente. Afinal, quando um grupo pensa de maneira muito similar, dificilmente serão geradas discussões produtivas. Já quando há pensamentos variados, acompanhados de uma relação de respeito, um ponto de vista complementa o outro.

E como diversos estudos já comprovaram, a criatividade realmente leva à produtividade. Portanto, quanto mais diversificada for sua equipe, mais produtivo será seu brainstorming e melhores serão suas soluções e resultados. Segundo um estudo da McKinsey, por exemplo, as empresas públicas dos EUA com conselhos executivos diversos têm um retorno sobre o patrimônio 95% maior do que aquelas com conselhos homogêneos. Um grande benefício financeiro de adotar a diversidade na empresa.

2. Melhoria no relacionamento com clientes e parceiros

O relacionamento com os clientes e parceiros fica muito mais fácil quando você adota a diversidade na empresa. Isso porque a capacidade de empatia aumenta consideravelmente. E essa característica é importante porque os consumidores e fornecedores também são pessoas diversas com necessidades particulares que precisam ser compreendidas.

Por exemplo, é muito difícil para uma pessoa com total mobilidade do corpo entender as dificuldades pelas quais um deficiente físico passa diariamente. E tudo bem. Mas imagine quantos dos seus clientes podem passar por essa situação e você nem pensa nisso? Por isso, ter uma equipe diversa é importante, assim é possível pensar em múltiplos cenários para atender a todos da melhor forma possível.

3. Maior liberdade para expressar opiniões

A Harvard Business Review publicou recentemente uma pesquisa mostrando que “… as pessoas gostam de se encaixar, por isso são cautelosas em mostrar o que estão fazendo. Quando temos uma cultura forte e homogênea, sufocamos a diversidade cognitiva natural dos grupos através da pressão para nos conformar. ”

Adotar uma cultura de diversidade na empresa faz com que seus funcionários sintam-se incluídos, independentemente de quem eles são ou de onde eles vêm. Essa inclusão ajuda a quebrar barreiras e reduz o medo de ser rejeitado, o que permite que eles se sintam à vontade para expressar suas opiniões livremente.

4. Mais inovação e resultados

A diversidade na empresa leva a uma maior taxa de inovação. Segundo a pesquisa de Josh Bersin, as organizações inclusivas têm 1,7 vezes mais chances de serem líderes em inovação  em seu mercado. Além disso, um relatório de 2013 da Deloitte mostra que, quando os funcionários se sentem incluídos, a inovação aumenta em 83%.

Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a várias perspectivas e visões de mundo . Quando essas várias perspectivas se combinam, elas geralmente se reúnem de maneiras inovadoras, abrindo portas para a inovação.

5. Melhores resultados na contratação e retenção de funcionários

Ao adotar a diversidade na empresa, a organização ganha a reputação de um local mais desejável para trabalhar. Isso acontece porque é uma prática que reflete a cultura empresarial e valores internos. Eles podem incluir colaboratividade, integração e inclusão, o que são ativos especialmente benéficos para atrair os melhores talentos de diversos grupos de talentos.

Além disso, essas características também são responsáveis por uma maior retenção daqueles que já são funcionários da empresa. A diversidade e a inclusão no local de trabalho fazem com que todos os colaboradores sintam-se aceitos e valorizados. 

Quando os funcionários se sentem aceitos e valorizados, eles também ficam mais felizes  no local de trabalho e ficam mais tempo com uma empresa. Como resultado, as empresas com maior diversidade no local de trabalho apresentam taxas mais baixas de rotatividade.

6. Impacto positivo na sociedade como um todo

De acordo com uma reportagem publicada pela Resvista HSM Management “37% dos profissionais afirmam que já houve algum caso de discriminação na empresa em que trabalha; 10% não gostariam de ter um chefe com uma orientação sexual diferente da dele e 8% teriam dificuldade em ter um chefe de uma raça diferente da sua.”

Esses dados mostram que o preconceito ainda é grande dentro das empresas e a diversidade no ambiente de trabalho se faz necessária também como um movimento social. Dessa forma, adotá-la traz benefícios muito maiores do que apenas internos para a organização, pois também gera um trabalho de educação do mercado e das pessoas que o integram, causando um impacto na sociedade como um todo.

Como abraçar a diversidade na empresa

A adoção da diversidade na empresa não pode ser feita somente no papel ou para “cumprir tabela”. Esse deve ser um processo realmente valorizado dentro da organização como algo integrante da cultura, passando por todos os setores e níveis hierárquicos. Portanto, também não é uma mudança que acontecerá da noite para o dia. Mas com algumas dicas você pode chegar lá de forma bem-sucedida:

  • Peça ajuda de quem entende: você pode montar comitês de diversidade e inclusão dentro da empresa para facilitar a criação de políticas de integração;
  • Estude sobre o assunto: não há vergonha em não entender de tudo e ter dúvidas sobre determinados temas. Por isso, procure a informação em fontes confiáveis;
  • Promova palestras e dinâmicas: convide especialistas para falar sobre o tema e incentive discussões produtivas. Conhecimento gera empatia e entendimento;
  • Leve sua equipe para ambientes colaborativos: estar em locais que estimulam uma cultura diversificada e colaborativa, como os coworkings, também promove uma maior convivência com pessoas e opiniões de todos os tipos.

Como pudemos ver, ter uma equipe diversa pode trazer vários benefícios para a sua empresa. Mas não só isso, é um movimento que gera mudanças nas pessoas e na sociedade como um todo. Se você quer saber mais sobre algumas das tendências do mercado de trabalho, que vão além da diversidade, leia este post em que falamos sobre o futuro do trabalho na prática e como preparar o seu negócio.

 

Similar Posts