Cultura da empresa

5 formas de celebrar o Dia do Profissional de RH e otimizar a gestão de pessoas

Redação BeerOrCoffee
Escrito por Redação BeerOrCoffee em junho 3, 2022
7 min de leitura
5 formas de celebrar o Dia do Profissional de RH e otimizar a gestão de pessoas
Junte-se a mais de 30 mil pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o futuro do trabalho!

O Dia do Profissional de RH é celebrado em 3 de junho. A data serve para homenagear esse colaborador tão relevante para as empresas. Leia o artigo e veja formas de comemorar a data!

dia do profissional de rh
yanalya / Freepik

Todas as profissões têm relevância e seus representantes merecem homenagens. No dia 3 de junho, celebramos o Dia do Profissional de RH.

Assim, o reconhecimento vai para aqueles que compõem o departamento conhecido por muitos como o “coração da empresa”.

Afinal, o RH faz parte do ápice estratégico das organizações. O setor vai muito além de simplesmente lidar com a papelada dos funcionários!

Na prática, é esse setor que garante um ambiente de trabalho saudável e promove o bem-estar das equipes.

Não podemos deixar essa data passar em branco, não é mesmo? Por isso, preparamos este conteúdo com 5 formas de celebrar o Dia do Profissional de RH.

Antes disso, porém, falaremos brevemente sobre a origem da data e a importância dos recursos humanos para as empresas. Vamos lá?

Dia do Profissional de RH: saiba mais sobre a data celebrada em 3 de junho

O Dia do Profissional de RH é celebrado no dia 3 de junho. A data foi devido à fundação da World Federation of People Management Associations (WFPMA), que ocorreu nessa data, em 1976.

Em nosso país, a data passou a ser comemorada também em 1976. Quem teve a iniciativa de incluir a celebração no calendário foi Genésio Lucone, fundador da antiga Associação Paulista dos Administradores de Pessoal (APAP).

Guia completo do Anywhere Office

A importância do profissional de RH para as organizações

O RH é muito importante para as organizações. Esse é o setor que cuida do bem mais valioso que uma empresa possui: o capital humano.

Por mais que uma empresa invista em máquinas e tecnologias, sem os seres humanos, ela não funciona. Por isso, o RH é extremamente relevante. Afinal, ele garante o funcionamento de todos os demais.

Vale lembrar que o setor tem evoluído muito nos últimos anos. Antigamente, era chamado de Departamento Pessoal.

Nessa época, a área era responsável por organizar a parte burocrática de demissões e contratações. Além disso, tinha a função de elaborar as folhas de pagamento.

Hoje em dia, o RH tem um papel bem mais estratégico. O setor desenvolve ações para criar laços fortes entre as empresas e seu público interno, ou seja, os colaboradores.

Por isso, o profissional contemporâneo fica de olho no comportamento das pessoas, nos espaços de trabalho e naquilo que os colaboradores esperam que a área faça.

Tudo isso para garantir um ambiente mais harmonioso e agradável para todos.

Geralmente, os profissionais de RH têm graduação em áreas como Administração, Psicologia e Comunicação.

Além disso, muitas faculdades já oferecem cursos superiores em Gestão de Recursos Humanos.

Além da formação adequada, também é importante que os profissionais fiquem de olho nas tendências de RH. Assim, mantêm-se atualizados com o mercado atual.

5 dicas para comemorar o Dia do Profissional de RH na empresa

Agora que já ficou claro qual é a importância desse profissional, nada mais justo do que comemorar o Dia do Profissional de RH.

Que tal organizar atividades para comemorar essa data na sua empresa? Veja, a seguir, algumas ideias interessantes para colocar em prática!

Dia do Profissional de RH
DCStudio / Freepik

1. Promova um evento comemorativo

Para prestar uma homenagem aos profissionais de RH da empresa, promova um evento alusivo à data.

Por exemplo, organize um happy hour com “comes e bebes” para a equipe de recursos humanos.

Para as empresas que adotam o regime de trabalho híbrido, essa é uma boa oportunidade para reunir o time e fazer uma celebração com todos juntos. 

2. Presenteie os profissionais de RH

Todo mundo gosta de receber um mimo, não é verdade? Então, uma boa ideia para homenagear o time de recursos humanos da sua empresa é distribuir presentes.

Podem ser dados brindes personalizados. Por exemplo, canecas, copos, camisetas, cases para celular, adesivos, entre tantas outras opções.

Se os funcionários da sua organização trabalham de forma remota, vale a pena enviar os presentes previamente pelos correios.

Também é uma alternativa firmar parcerias com lojas virtuais e distribuir vales-compras em um valor específico.

3. Promova treinamentos

Uma ótima forma de valorizar os colaboradores é investindo em sua formação profissional. Por isso, no Dia do Profissional de RH, promova treinamentos para quem cuida da área de pessoas na organização.

Uma opção é convidar um palestrante ou um professor da área para conversar ou dar um workshop sobre um tema relevante. Essa atividade pode ser presencial ou remota.

4. Mostre a importância do RH para os demais colaboradores

É bastante comum que os colaboradores de outras áreas da empresa não saibam ao certo o que faz o setor de RH.

Nesse sentido, o Dia do Profissional de RH pode servir de mote para atividades que aproximem ainda mais esse departamento dos outros setores da organização.

Por exemplo, a empresa pode produzir uma newsletter destacando as funções e os desafios do profissional de RH.

Além disso, a publicação pode mostrar como o setor é um parceiro das outras áreas e está sempre disposto a ouvir os colaboradores e colher sugestões de melhoria.

5. Envie mensagens personalizadas para os profissionais de RH

Usando os canais de comunicação interna da empresa, envie mensagens personalizadas para os profissionais de RH.

Uma ideia interessante é produzir um vídeo com os funcionários de outros departamentos homenageando o setor de RH.

A valorização também pode ser demonstrada para os públicos externos da empresa. Para isso, o marketing pode providenciar uma série de posts nas redes sociais, exaltando os profissionais de RH.

Todas essas ideias são boas maneiras para celebrar o Dia do Profissional de RH na sua empresa. Esperamos que você possa tirar bons insights e não deixar de homenagear quem faz parte desse time tão relevante.

Gostou? Aproveite para ir além e baixe o guia do Anywhere Office e aprenda sobre formatos de trabalho que trazem mais liberdade, colaboração e felicidade para os colaboradores.

Guia completo do Anywhere Office

Texto de Lucas FloresRelações Públicas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade.

Faça sua primeira reserva em um coworking!

X